x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 19

acessos 12.915

Será que Ciencias Contábeis é o indicado pra mim?

Fernando Eiras

Fernando Eiras

Iniciante DIVISÃO 3, Designer Gráfico
há 6 anos Sexta-Feira | 20 outubro 2017 | 10:33

Olá! Minha primeira postagem no grupo... E eu gostaria que alguem pudesse me auxiliar, abrir minha mente talvez.

Tenho 26 anos e nunca cursei nenhum superior. Sou designer gráfico e atualmente trabalho na área de comunicação numa Prefeitura. Porém, eu acho que preciso fazer um ensino superior, principalmente numa área diferente do que a minha (que não dá dinheiro).

- Para trabalhar, gosto muito de questões financeiras, organização. Um cargo de responsabilidade.
- Em contrapartida gosto muito de Psicologia e talvez áreas que o retorno financeiro é quase nulo.

Não tenho tempo, nem condições financeiras para uma faculdade presencial. Então, penso em fazer em EaD.

Todavia, estou em dúvida entre Contábeis e Administração: Eu acho que Contábeis terei uma formação melhor, mas com esta faculdade eu consigo cargos mais administrativos?

Vejo muita gente que trabalha na área, só falando em "abrir empresa", "imposto de renda" etc etc E eu acho que Contábeis vai muito mais além que isso. Estou errado?

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 20 outubro 2017 | 14:46

Fernando Eiras

Na minha visão Contábeis te dará um leque maior de possibilidades de trabalho....com a formação de Contador vc pode atuar em qlq área de uma empresa.

Por experiencia própria, eu não indico o EAD...ainda mais pra quem nunca atuou na área como no seu caso. O EAD é bem superficial...se vc encontrar um curso EAD bom mesmo, pode ser que seja interessante.

Outra questão é que Contabilidade é pura prática, o que aprendemos na faculdade é 30% do que teremos que fazer no dia a dia.

Eu sou formada em Psicologia e estou no 8° período de Contábeis e por muitas vezes acabamos sendo sim os psicólogos de nossos clientes. rsrs

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 20 outubro 2017 | 15:04

Fernando, boa tarde

Costumo sempre concordar com nossa colega Karina em diversos assuntos, mas principalmente no que diz respeito ao Curso EAD de Ciências Contábeis. Isto é, por experiência própria também não recomendo esse curso. A prática é fundamental em nossas áreas de atuação.

Com relação aos cargos, a contabilidade abre um leque imenso de possibilidades. Cargos operacionais, administrativos, gerenciais, consultoria, muita coisa.

Com relação a "abrir empresa" e "imposto de renda", você está corretíssimo, vai muito além disso!

Dentro do universo contábil, administrativo e gerencial de uma empresa ou até mesmo de um escritório, temos uma série de de áreas, tais como: Departamento Financeiro, Marketing, Comercial, Administrativo, Departamento Pessoal, Fiscal, Contábil, Societário...

Agora pense que cada um desses departamentos envolvem infinitas questões técnicas e pessoais para que o trabalho seja executado corretamente.

Atualmente, atuo diretamente no Departamento Societário e Comercial e o "abrir empresa", por exemplo, tem incontáveis leis, regras, procedimentos e situações. Isto é, quando falamos superficialmente um assunto, assim como na maioria das áreas, em contabilidade não é diferente, existem uma série de coisas envolvidas.

Temos novidades todos os dias, em todas as áreas e o aperfeiçoamento e acompanhamento a legislação tem de ser contínuos.

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br
Fernando Eiras

Fernando Eiras

Iniciante DIVISÃO 3, Designer Gráfico
há 6 anos Sexta-Feira | 20 outubro 2017 | 15:29

Muito interessante e esclarecedoras as mensagens de vocês.

Eu realmente gostaria de fazer uma faculdade presencial. Mas é complicado. Trabalho das 08h00 às 18h00 de segunda a sexta e, apesar da idade, não tenho disposição física (Nem paciência mental, Karina psicóloga rsrs) para ficar me transportando de uma área para outra.

Karina, você disse que é formada em Psicologia. Este é um curso que eu realmente gostaria de fazer. Porém, me diga... como está o mercado de trabalho? Eu vejo psicologia como um curso para evolução própria, como um curso de Filosofia... E não um curso para trabalhar. O que você me diz?

Agradeço quem puder dar mais opiniões!



TENHO OUTRA DUVIDA: Sei que existe "Graduação em Ciencias Contábeis para graduados", onde um formado em Administração, ou Economia, faz o curso de Contábeis em menor tempo.

Mas há a possibilidade de um Graduado em Contábeis, fazer Administração depois? Ou não existe essa necessidade?

Leandro Cordeiro

Leandro Cordeiro

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 20 outubro 2017 | 16:08

Fernando,

Entrei no curso de Direito em 2011/1. Estudava no turno matutino e trabalhava desimbolado de 12h até 23h horas da noite, para estar às 7:30 na Faculdade no outro dia., isso até o ano de 2012/2.
Desisti do Direito no 4º período e migrei para Ciências Contábeis em 2014/1, onde estou desde então. Formo no semestre que vem e nunca deixei de trabalhar enquanto estudei. Se for somar os anos trabalhando e estudando, já vão para 7anos no total. E quer saber? Não pretendo parar tão cedo rs. Não porque gosto de estudar, mas porque sinto essa necessidade no mercado hoje e eu tenho objetivos bem definidos que demandam esse esforço.

Bora aproveitar enquanto somos jovens (tenho 27 anos)? e meter as caras em tudo que tem de aprendizado?

Bom, é realmente uma luta, mas você precisa mirar em algo. O fato de você perceber essa necessidade de fazer uma graduação já fala muito sobre quais são seus propósitos, não desista disso.

Com relação a qual curso você deve fazer, eu prefiro não opinar, mas entenda que se você não fizer algo que realmente goste, ou que no mínimo consiga desenvolver sem peso nas costas, não será plenamente feliz pelo resto da vida (Estudo do IBGE diz que passamos pelo menos 50% da nossa vida trabalhando). Essa questão de pensar no dinheiro para escolher o curso é bem relativo, você precisa colocar na balança e saber o que realmente importa e até onde pode abrir mão de uma coisa para fazer outra.

Eu particularmente acredito que um bom psicólogo não fica sem emprego. Sempre são chamados para palestrar em empresas, escrever artigos, trabalhar em setores de recrutamento de empresas (a Vale paga muito bem pra esse tipo de profissional), assistente social ou até mesmo abrir o próprio consultório (estou falando de um BOM psicólogo, não um excelente). Por outro lado, o profissional da contabilidade é, sem dúvida alguma, se não o mais, um dos mais beneficiados com as possibilidades de mercado, não consigo ver outro nos dias de hoje. Áreas possíveis: Contábil, Auditoria, Fiscal, Departamento Pessoal, Controladoria, Perícia Contábil, Financeiro, Comercial, Concursos, Escritórios, etc, etc, etc (isso só que pensei rapidamente aqui). São inúmeros ramos de atividade em que os profissionais da contabilidade são adeptos. Se você gosta de gestão, controle patrimonial, de ter uma visão do todo, saber um pouco ou muito de tudo que acontece dentro de uma organização, está é sua praia. E lembre-se, essas possibilidades independem do ramo de atividade da empresa, seja serviço, comércio, indústria, etc etc...

Enfim, ainda tenho muito o que aprender, mas tentei passar um pouco da minha experiência (ainda mais porque somos praticamente da mesma idade) para que você possa tirar proveito em alguma coisa e tomar a melhor decisão para sua vida.

Ahh!! Sobre o curso em EAD, concordo com os demais colegas. É furada kkkk. Eu particularmente não aprendo nada nas disciplinas EAD que tenho na minha grade acadêmica. Corre disso se puder.

Espero que tenha ajudado e coloco-me a disposição para responder a outros questionamentos que tangem o meu conhecimento rs.

Abraço

Leandro Cordeiro

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 20 outubro 2017 | 16:47

Fernando Eiras

não tenho disposição física (Nem paciência mental, Karina psicóloga rsrs) para ficar me transportando de uma área para outra.


Se o problema for só esse, creio que é muito simples de resolver, afinal, nenhum profissional de sucesso alcançou isso de braços cruzados certo? Vc ainda é novo, deixe pra ficar sem disposição daqui alguns bons anos. rsrsrsrs

Eu optei pelo EAD por já ter cursado uma faculdade e uma pós graduação e, por já trabalhar na área e ter todo o suporte necessário, resolvi fazer o EAD e te garanto, se não fosse isso eu estaria lascada, pq o curso é MUITO fraco.

Com relação ao curso de Psicologia, eu abandonei a área por enquanto pq pagava mal mesmo, apesar de morar numa capital, a cidade aqui é pequena e o mercado ja estava saturado e olha que eu trabalhava com RH, que eu acho ser a área que paga melhor um pouco, mas, não podemos negar, que um ótimo profissional não fica sem emprego mesmo.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Fernando Eiras

Fernando Eiras

Iniciante DIVISÃO 3, Designer Gráfico
há 6 anos Sexta-Feira | 20 outubro 2017 | 17:27

Eu sou de São Paulo, Capital. E tenho 26 anos. Sou jovem, mas já perdi a paciência para essa questão de transporte.

Eu gosto muito da questão administrativa, controle de gastos e até mesmo um pouco de planejamento. Não seria o caso de fazer Administração, ou até mesmo tecnólogo em "Gestão Financeira" ou afins? Ou Contábeis me dá toda essa direção também?

Quais faculdades vocês recomendam para ensino Presencial e quais faculdades vocês recomendam para EAD?


Para Ead de Contábeis eu estou pensando em fazer ou na FIPECAFI ou na PUC Minas Virtual. Já para presencial, não tenho ideia.

Help me!

Leandro Cordeiro

Leandro Cordeiro

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 20 outubro 2017 | 17:46

"Eu gosto muito da questão administrativa, controle de gastos e até mesmo um pouco de planejamento. Não seria o caso de fazer Administração, ou até mesmo tecnólogo em "Gestão Financeira" ou afins? Ou Contábeis me dá toda essa direção também?"


Contabilidade te da esse suporte/direção e um pouco mais! Mas a visão administrativa vai além do curso, o aluno precisa ter interesse e buscar o conhecimento amplo. O que muitas vezes não é incentivado nas organizações.

Não há uma fórmula mágica para ser bom, mas um dos pontos é sempre estar estudando, lendo livros, artigos com boas referências, assistindo cursos/workshoops, palestras, etc. Todo profissional precisa se atualizar, mas deixo aqui o meu destaque para o profissional da contabilidade, ele precisa fazer isso com muita constância, principalmente quando está responsável por cuidar das obrigações acessórias, planejamento tributário, gestão de custo (que envolve tributos), etc.

Enfim, se você me pedir para destacar um ponto na Administração que a Contabilidade não alcança, eu desconheço.

E um detalhe importante a se destacar é: Administrador não pode assinar demonstrações contábeis, logo, não é indispensável como o contador é.

Sobre as universidades; como sou de MG, não tenho como te indicar algumas pontuais neste ramo aí em SP, mas a Puc sem dúvida é conhecida em qualquer lugar. Sugiro olhar as avaliações no MEC.

Carlos Tellechea

Carlos Tellechea

Prata DIVISÃO 1, Analista
há 6 anos Terça-Feira | 24 outubro 2017 | 14:45

Estou no sexto semestre de Contábeis na Uninter.
A metodologia é muito boa mas o curso não aprofunda muito.
A maior parte do aprendizado deverá ser efetuado com a prática profissional. Gosto muito do curso mas sinto que ele é superficial.
De qualquer forma, os materiais e as aulas são bons mas ainda não enfrentei o mercado de trabalho para saber se são adequados o bastante, pois atualmente trabalho em outra área.

Analista Judiciário
Contador

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 6 anos Quarta-Feira | 3 janeiro 2018 | 20:34

Olá pessoal.
Estava querendo entrar na área de ciências contábeis, tenho 19 anos. Só que vi vocês mencionar que o curso EAD não é legal, pode ser furada. Porém o único curso mais perto é a 45km e ele é semi presencial, ou seja, apenas 1 vez na semana. Na opinião de vocês pode ser legal ou também é difícil aprender muito nesta área?


Grata,
Suelania

Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 4 janeiro 2018 | 08:04

Suelania, bom dia

No seu caso, talvez o EAD seja mais viável.

O que precisa você precisa entender é que assim como na maioria das áreas, e com a contabilidade não é diferente, a parte prática é fundamental para evolução, ou seja, o mais importante é você ter experiências na área em que for atuar, ter foco e buscar muita, muita informação além do curso de Ciências Contábeis. Dedique-se, tenha foco, curiosidade e interesse em aprender, o sucesso virá.

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br
Fábio Aguiar dos Santos

Fábio Aguiar dos Santos

Iniciante DIVISÃO 3, Encarregado(a) Depósito
há 6 anos Quinta-Feira | 4 janeiro 2018 | 11:00

Fernando H. Buzaneli. Na Faculdade presencial o que difere a "prática"? Tenho essa dúvida na diferença entre ensino Presencial e a Distância. Conheci Contadores que disseram que a Faculdade presencial deles sem a prática no mercado de trabalho não teriam sucesso. Então presencial e distância,estudando com o mesmo afinco dá na mesma? Fiquei confuso, pois tenho essa dúvida entre presencial ou ead.

Erica Feitosa

Erica Feitosa

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 6 anos Quinta-Feira | 4 janeiro 2018 | 11:31

Bom dia!

Eu faço EAD Ciências Contábeis e acredito que é a metodologia de ensino de uma faculdade para outra que vai fazer a diferença e não ser EAD ou Presencial. A principal diferença que eu percebo é não estar em um ambiente com colegas e professores onde podemos sanar nossas dúvidas na hora. No EAD temos tutores, atendimento on line, mas nada comparado com o "cara a cara". Você se torna autodidata... Eu não me prendo apenas aos conteúdos disponibilizados pela faculdade não. Me viro, recorro a livros, Youtube, google, etc. Então, acredito que quem faz a faculdade é o aluno.

Erica Feitosa

Erica Feitosa

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 6 anos Quinta-Feira | 4 janeiro 2018 | 11:42

Faço na Universidade Veiga de Almeida. Aqui no RJ é bem conceituada. Ensino super puxado e nada diferente do ensino presencial. Em 2013 comecei em outra faculdade e resolvi mudar. A diferença é absurda. Por isso que eu disse que não é o método EAD que é fraco. É a forma como a faculdade vai te prestar o serviço.

Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 4 janeiro 2018 | 13:18

Fábio,

Sendo franco, você precisa ter a base, o "arroz e feijão", seja adquirido por meio da faculdade EAD ou presencial.

Realmente é isso. A prática é que tornará você mais experiente, preparado e consequentemente te ajudar a obter sucesso.

Um exemplo que pode ser meio complicado, por exemplo, é por não ter a experiência prática, no momento de uma contratação a empresa dar prioridade para uma formação presencial. Não são todos os lugares que levam essa informação em consideração, mas poderão sim ocorrer casos em que essa condição pese.

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br
Guilherme Heiderichi

Guilherme Heiderichi

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 15 janeiro 2018 | 18:00

Se você já ter em mente as oportunidades que busca... pode ter uma visão diferente entre presencial ou a distância.

Aqui em minha região, se o objetivo é contratar alguém sem nenhuma experiência para estagiar e iniciar pequenos trabalhos para criar aquela noção de um escritório ou depto contábil, é óbvio que vir de uma faculdade presencial de renome (regional) vai ter preferência. Já, se é para uma vaga em que a prática é necessária, o contratante tem mais em mente as atribuições do que um diploma.

Isso também pode fazer diferença ao entrar em uma grande empresa, programas de trainee... óbvio, já ouvi falar de programas de trainee que mesmo você sendo um jovem experiente, pesquisador e cursado uma boa faculdade, eles tem olho grande para faculdades de renome, as que todos conhecem.

Aqui onde me formei, não é difícil você encontrar os mestres na rua, e também durante a faculdade ter a oportunidade de convívio com eles... e isso eu acho o grande diferencial. Eu sei a função que cada professor meu tem na sociedade ao meu redor... um contador interno, outro auditor federal, outro do estado, outro perito, outro proprietário de escritório, e por aí vai... e isso me ajudou a criar o 'feeling' sobre a profissão.

E como o Fernando enfatiza, a prática é tudo. Eu tive a sorte de começar adolescente em escritório e depois me apaixonar pela Contabilidade, tem coisas que você aprende na sala de aula, e após anos trabalhando na área, você depara com uma situação prática, por isso a base é necessária, mas também, se for estudar, caia pra dentro e já comece a trabalhar com contabilidade para se envolver.

Atenciosamente,
Guilherme Heiderichi Correia - Contador/CRCSP - Especialista em Controladoria e Finanças
Foco em Incorporação, Construção e Serviços
Instagram: @newyorkcontabilidade
Erica Feitosa

Erica Feitosa

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 6 anos Terça-Feira | 16 janeiro 2018 | 09:00

Concordo Mônica,

Se essa for a última opção da pessoa para conseguir fazer uma faculdade, o melhor é procurar uma que tenha as duas modalidades. Eu faço Veiga de Almeida, que tem cursos EAD e presencial. No meu currículo eu não coloco que faço EAD e só digo de me perguntarem e nunca perguntaram.

Diferente de quem faz uma faculdade que tem somente o EAD como a Unopar por exemplo. Com essa informação no currículo, fica claro que a pessoa faz a distância e pode prejudicar na hora de uma seleção.

Estou indo para o 4º período e queria muito fazer o presencial na mesma faculdade, mas a mensalidade presencial é um pouco fora da minha realidade no momento.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.