Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 11

acessos 17.185

Rotinas em um escritório de contabilidade

DANIEL ALVES DA SILVA

Daniel Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 24 outubro 2017 | 08:48

Ola Mikael

Um escritório contábil trabalha desde o início...da abertura da empresa até pericia contabil, auditoria.

Mas em regras gerais um escritório "basico' as rotinas são:

Departamento Paralegal ( Abertura de empresa e contrato social)
Departamento Pessoal ( Registro de Empregados, homologação)...
Departamento Fiscal ( Obrigaçoes Acessórias DCTF, ECD, ECD, Percomp....
Departamento Contábil ( Lançamentos, concilliações, elaboração dos demonstrativos contabeis)

Os exemplos acimas não se esgotam.

Daniel Alves da Silva
Contabilista, Legislação Tributária Federal, Consultoria.
Luiz Antonio Richieri

Luiz Antonio Richieri

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 24 outubro 2017 | 08:52

Bom dia
Trabalhei durante 11 anos em escritório contábil e a rotina é complexa, se tem intenção de abrir um escritório sugiro que inicialmente busque estagio em algum escritório (aprender desde arquivo, lançamentos, planejamentos, abertura e encerramento de empresas, rh, fiscal, contábil, atendimento a cliente, tudo, pois em escritório não pode ter olhar único para uma área), busque também os cursos do CRC pois alem de enriquecer conhecimento lhe darão contatos com outros contadores de sua região (aproveite os "coffe breaks" e escute a linguagem dos contadores).
Infelizmente não existe manual para abrir escritório, tem que ter alguma vivencia, e ai você escolhe se vai trabalhar com algum seguimento especifico ou se vai buscar ser genérico.

Vinicius de Moraes

Vinicius de Moraes

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 24 outubro 2017 | 11:02

Bom dia..

Excelente colocação feita pelos colegas Daniel e Luiz Antônio, principalmente.

E reforçando o comentário do Luiz Antônio, escritório de contabilidade não tem manual, e o que aprendemos na faculdade usamos (chutando muito alto) apenas uns 40% do que aprendemos lá. Na prática é totalmente diferente.

Eu estou há 15 anos no mercado, e sei as dificuldades que é manter um escritório. Se você quer abrir o seu escritório, parabéns e bem vindo "ao time", mas não seja afoito, procure sempre trabalhar de forma mais transparente possível, principalmente com os seus clientes.

Se tiver amigos que já são da área, procure tirar dúvidas, trocar ideias, pedir ajuda (não fique com receio de pedir ajuda).

Uma frase que ouvi de um contador em que trabalhei com ele quando era funcionário foi: "Escritório não tem "achometro", você não pode fazer algo pensando: Eu acho que é assim. Tenha sempre certeza do que está fazendo."... E essa frase eu guardei pra minha vida.

Hoje em dia as obrigações acessórias que somos obrigados a transmitir para o Fisco querer muita atenção pois são passíveis de multa por qualquer omissão, informação incorreta ou pela falta da entrega. Não querendo te assustar, mas apenas alertando.

No mais, é isso! Agora é arregaçar as mangas e mãos a obra.

O Fórum Contábeis é uma excelente ferramente para tirar dúvidas, precisando de algo, poste aqui.

Boa sorte.

Abraço!



Vinicius de Moraes
Contador

" Seja paciente com as limitações dos outros, se coloque no lugar do outro, ajudar nunca é demais."
kleyton

Kleyton

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Administrativo
há 5 anos Domingo | 15 julho 2018 | 21:40

Tá aí, algo que preciso e muito saber. Sou estudante de contabilidade, inicio o terceiro semestre em agosto. Porém, não sei o que se faz num escritório. Gostaria de dicas e cursos práticos que pudessem me ajudar.

Vocês aí, mais experientes, falam da complexidade. No entanto, há uma série de tarefas rotineiras que são comuns a todos os escritórios contábeis. Desde a abertura de empresas, lançamentos, etc.

Agradeço desde já o retorno de vocês...

Iniciante no mundo da Contabilidade, vasta experiência na área de TI, Analista de Dados, e mais de 10 anos de experiência na área administrativa de pequenas e médias empresas. 

Dono do site: Report Consult
Marcio Rama de Vargas

Marcio Rama de Vargas

Iniciante DIVISÃO 2, Comprador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 16 julho 2018 | 09:13

Trabalho em uma usina hidroelétrica na área administrativa, e tenho juntamente com minha esposa uma escola de idiomas.

Levamos uma multa de 15k da prefeitura por problemas contábeis na escola. Eu sempre deixei tudo na mão do contador por confiar nele, porem o auto de infração de 8 paginas trouxe mais de uma dezena de irregularidades. Ao trocar de contador, descobri outra dezena de problemas.

Depois deste fato passei a pesquisar muito, para acompanhar mais de perto, e também matriculei-me na faculdade de contabilidade (já era administrador).

Penso que, depois de tudo que passei, abrir um escritório vai muito alem de cumprir as rotinas no papel, há que se ter muita responsabilidade e comprometimento com o cliente. O contador é a linha de frente da pequena empresa, é quase um sacerdote para o pequeno empresario.

Quem esta disposto a abrir um escritório, eu como "usuário" recomendo fortemente dar uma atenção especial também para este ponto, o da ética, comprometimento, seriedade e não apenas ao lado técnico da coisa.

​Marcio R. Vargas

Luiz Antonio Richieri

Luiz Antonio Richieri

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 16 julho 2018 | 10:35

Marcio!
Ética faz parte da profissão contábil, mas como toda profissão, a contabilidade é feita de pessoas, e pessoas seja na profissão que for (inclusive a sua de administrador ou de empresário) tem as com ética e sem ética.

Não posso te julgar, muito menos o caso que você citou, mas pegando apenas o assunto: ética, você faltou com ela, você não é contador, e vem num fórum de contabilidade falar mal de contador, me desculpe, mas antes de julgar a historia que você contou apenas pela sua visão e do seu ponto de vista seria necessário entender como ocorreu, ou melhor ainda, saber se você entrou com representação contra o contador no CRC, e se realmente seu contador fez algo errado, sem você saber a justiça esta ai para corrigir esse ato e você ser ressarcido.

Não se deve generalizar a classe contábil, e muito menos expor uma opinião sem a historia completa, isso é falta de ética.

Como você disse o contador é muito importante, e deve ter seu trabalho acompanhado e verificado, hoje em dia é muito estranho alguém levar uma multa e jogar nas costas do contador, as obrigações eletrônicas estão ai, os cruzamentos são fáceis e o acompanhamento é fundamental, ainda mais para alguém que não é leigo, correto administrador!?

Marcio Rama de Vargas

Marcio Rama de Vargas

Iniciante DIVISÃO 2, Comprador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 16 julho 2018 | 11:01

Luiz

Acredito que você não entendeu minha postagem, me desculpe se não fui claro.

E em nem um momento expus um contador.

Tracei em 3 linhas uma situação que ocorreu comigo como cliente, para ilustrar ao amigo Mikael que alem de ter a preocupação em conhecer as rotinas, deve também ter a preocupação de trabalhar, em seu futuro escritório, com responsabilidade e retidão.

Não foi intenção generalizar, tanto que foram apenas 3 linhas de uma situação muito pontual para ilustrar uma experiencia pessoal e com isso chamar a atenção para a parte da retidão que qualquer escritório deve ter, e não apenas a parte técnica.

você faltou com ela, você não é contador, e vem num fórum de contabilidade falar mal de contador, me desculpe, mas antes de julgar a historia que você contou apenas pela sua visão e do seu ponto de vista seria necessário entender como ocorreu


A intenção não é falar mal, tanto que não citei nomes, não me aprofundei e também não "falei mal" dele. O teor da postagem não foi esse, como já expliquei.

Me desculpe se dei a entender que era uma critica simplista ao antigo contador. Não é.

Eu sempre deixei tudo na mão do contador por confiar nele, porem o auto de infração de 8 paginas trouxe mais de uma dezena de irregularidades. Ao trocar de contador, descobri outra dezena de problemas.


Isso que escrevi ilustra a relação de confiança que deve haver entre contador e cliente e que sempre deve ser buscada. Apenas isso.



​Marcio R. Vargas

Renato Carvalho Costa

Renato Carvalho Costa

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 16 julho 2018 | 23:01

Olá colegas,

Aos interessados há alguns cursos que indico a fazerem para terem uma noção o que acontece no dia a dia num escritório de forma prática e intuitiva.

Curso Contador Iniciante >> Manual do Contador Iniciante

Curso Departamento Pessoal >> Curso DP e RH

Programa Formação Analista Fiscal >> Formação Analista Fiscal

Este último é um pouco mais caro mas é um dos mais completo que já vi, apesar de abordar a area Fiscal e Tributária, nele tem um bonus que é contabilidade na prática onde irá utilizar um sistema contábil para aprender como é feito lançamentos contábeis, balancetes, fechamento de balanço, demonstrações e muito mais.

Boa sorte e sucesso.

Manual Indispensável Para Contadores Iniciantes, ACESSE >> https://manualpraticascontabeis.kpages.online/versao-2022
Renato C. C. Colman
Contador e Consultor Empresarial
Contato: [email protected]
Renato Carvalho Costa

Renato Carvalho Costa

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 27 setembro 2018 | 15:02

Boa tarde Francisco,

É porque as vagas foram encerradas. Mas se não me engano irão abrir agora em Outubro, dia 10.

Mas está tendo o ConaFiscal (Congresso Nacional de Inteligência Fiscal e SPED) e lá você consegue fazer a pré-matrícula do curso.

Segue Link >> ConaFiscal - Congresso Nacional de Inteligencia Fiscal

Manual Indispensável Para Contadores Iniciantes, ACESSE >> https://manualpraticascontabeis.kpages.online/versao-2022
Renato C. C. Colman
Contador e Consultor Empresarial
Contato: [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.