x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 7.436

Obrigatoriedade do Ponto Eletronico

Thaina Almeida Proença

Thaina Almeida Proença

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Quarta-Feira | 25 outubro 2017 | 11:57

Paola Duarte Leonel, bom dia!

A anotação da hora de entrada e de saída, em registro manual, mecânico ou eletrônico é uma obrigação estabelecida pelo § 2º do art. 74 da CLT a todos os estabelecimentos com mais de 10 (dez) trabalhadores. Neste vértice, subentende que as empresas com até 10 empregados estão desobrigadas deste registro.


www.guiatrabalhista.com.br

Atenciosamente,

Thainá Almeida Proença
Skype: thaina.proenca
E-mail: [email protected]
Vitor

Vitor

Iniciante DIVISÃO 2, Analista
há 5 anos Sexta-Feira | 20 julho 2018 | 17:26

Boa tarde Paola.

De acordo com o Art. 74, § 2 Consolidação das Leis do Trabalho, para os estabelecimentos de mais de dez trabalhadores será obrigatória a anotação da hora de entrada e de saída, em registro manual, mecânico ou eletrônico. Ou seja, não há necessidade de se realizar controle de ponto eletrônico, é possível fazer de forma manual com livros de ponto ou com uso do relógio de ponto cartográfico. A lei apenas determina que você deve fazer o controle de ponto com mais de 10 funcionários. Mas acho que vale muito a pena utilizar registradores de ponto eletrônico, eles não são tão caros e facilitam muito o processo, mesmo para pequenas empresas. O único porém é que você têm que comprar aqueles que estiverem homologados pelo MTE, caso tenha interesse eu utilizo e aprovo bastante esse aqui: Relógio de Ponto.

Tamyres da Silva M. Valério

Tamyres da Silva M. Valério

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 5 anos Terça-Feira | 18 setembro 2018 | 10:53

Bom dia, a respeito do ponto eletrônico alguém pode me tirar uma dúvida?
Uma empresa tem o ponto eletrônico a mais de 10 anos não é homologado no MTE, a empresa
alega que o ponto está tendo problemas no caso técnico eles tem 5 funcionários. Nesse caso seria somente fazer a substituição
caso não tenha como utilizar o equipamento mais?
E como é feita a homologação do ponto eletrônico no MTE.

Obrigada

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.