x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 5

acessos 629

Emissão de NF-e

carlos

Carlos

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Administrativo
há 6 anos Segunda-Feira | 30 outubro 2017 | 18:39

Trabalho em um supermercado, este tem uma padaria que produz vários produtos, minha duvida é como fazer para dar baixa nos produtos que compro para produção da padaria?
Todos os produtos são registrados no caixa, porem carrego esta duvida, por que o que esta acontecendo é o seguinte, eu compro os produtos para produção da padaria, eles produzem e a responsável pelo cadastro gerou uns códigos específicos para estes produtos mais não tenho certeza se estão sendo registrados da maneira correta, por que meu estoque de produtos para produção continua o mesmo...

Tenho que mudar a entrada destes produtos de produção?

A produção tem que estar atrelada a venda dos produtos?

Os produtos vendidos, cujo são fruto da produção do estabelecimento tem um regime de tributação especifico?

Tenho que emitir uma nota de uso e/ou transformação?

Me ajudem ai por favor!!!

Jose Flavio da Silva

Jose Flavio da Silva

Ouro DIVISÃO 3, Atendente
há 6 anos Sexta-Feira | 3 novembro 2017 | 16:15

Carlos, no tocante a regularizacao do estoque dos produtos utilizados na fabricacao dos alimentos fornecidos na padaria, bem como aos frangos vendidos assados (etc), deve proceder ao seguinte: emitir nota fiscal, tendo como destinatario a propria empresa, sem destaque do ICMS e como natureza da operacao - outras saidas -, fazendo constar, no campo -informacoes complementares -, que a mercadoria foi utilizada pela padaria, devendo, ainda, registra-la no Livro Registro de Saida de Mercadorias.
Providencie a inclusao em seu cadastro da CNAE da fabricacao de produtos de padaria.

ELAINE FERREIRA DE MELO

Elaine Ferreira de Melo

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 23 novembro 2017 | 15:25

Boa tarde, tenho a mesma dúvida que o Carlos....
No caso tirar uma nota para o próprio supermercado dando baixa no estoque dos produtos usados na padaria já resolve?
Depois tiro notas das vendas e pronto?

Atualize Contabilidade
(79) 99896-7231
@atualizecontabilidade15
Jose Flavio da Silva

Jose Flavio da Silva

Ouro DIVISÃO 3, Atendente
há 6 anos Quinta-Feira | 23 novembro 2017 | 15:54

Salvo melhor juizo entendo dessa maneira!
Quando a padaria vender os produtos emite-se a nota fiscal de venda e estará tudo resolvido.
Interessante que o contribuinte que opere com padaria faça uma consulta ao Fisco do seu Estado a respeito do procedimento acima, isso visando a homologação do procedimento ou outro oferecido pelo parecerista. Agora, antes da manifestação do Fisco, entendo que o procedimento acima resolve a questão.

ELAINE FERREIRA DE MELO

Elaine Ferreira de Melo

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 23 novembro 2017 | 16:33

Estamos fazendo assim:

as compras entram normal no supermercado, depois é emitido uma nf com cfop 5949 ( saída destinada a industrialização própria) e depois outra com cfop 1949 ( entrada de mercadoria industrializada no próprio estabelecimento) para fins de ajuste de estoque.
Depois é emitida a nota de venda normal.

Mais não tenho certeza se está correto.

Atualize Contabilidade
(79) 99896-7231
@atualizecontabilidade15
Jose Flavio da Silva

Jose Flavio da Silva

Ouro DIVISÃO 3, Atendente
há 6 anos Quinta-Feira | 23 novembro 2017 | 17:04

Os dois estão certos, creio. Como dito antes, é bom solicitar a homologação ao Fisco do Estado de um procedimento ou outro, dessa maneira, o contribuinte fica resguardado de eventual questionamento numa auditoria.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.