x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 9

acessos 7.931

Registro 0500 : Plano de Contas Contábeis - EFD Contribuiçõe

Vanessa Leal

Vanessa Leal

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 31 outubro 2017 | 10:21

Prezados, bom dia!

Na versão 1.24 do EFD Contribuições o registro 0500 referente ao plano de contas será obrigatório para empresas lucro real e lucro presumido pelo regime de competência a partir dos fatos geradores 01/11/2017. No manual traz " Este registro tem o objetivo de identificar as contas contábeis utilizadas pelo contribuinte em sua Escrituração Contábil, relacionadas às operações representativas de receitas, tributadas ou não, e dos créditos apurados. "

No meu entendimento as empresas optantes pelo lucro presumido devem informar a conta de receitas e as empresas de lucro real além da conta de receitas a conta dos créditos apurados. Em relação a conta dos créditos apurados fiquei na dúvida se seria a conta das compras das mercadorias que a empresa tem direito ao crédito, ou se é a conta do crédito apurado.

Alguém teve algum entendimento diferente do meu?

Israel Rocha

Israel Rocha

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 31 outubro 2017 | 10:30

Acredito que seja a conta das compras de mercadorias ou outra conta que tenha registrado nota de entrada constante no cálculo de créditos da contribuição. A conta que registra o crédito da contribuição é única no plano de contas, enquanto as entradas que ensejam crédito podem ter sido lançadas em mais de uma, daí a necessidade de se informar isso em cada registro C170-Itens das notas fiscais.

Hugo Silva Vieira

Hugo Silva Vieira

Prata DIVISÃO 1, Micro-Empresário
há 6 anos Terça-Feira | 31 outubro 2017 | 11:32

bom dia,

Vanessa o nosso amigo Israel tem razão. As conta relacionadas no registro |0500| são as de compra, ou seja, as contas que registraram as entradas das mercadorias que possuem crédito das contribuições.

Hugo Silva Vieira
contador
claudia dione

Claudia Dione

Prata DIVISÃO 3, Não Informado
há 6 anos Sexta-Feira | 8 dezembro 2017 | 19:12

boa tarde,

Trabalho em um escritório contábil, estou em dúvida tb a respeito do registro 0500, eu preciso passar o plano de contas da empresa que fazemos a contabilidade, para eles incluírem os números das contas que utilizamos? a empresa e lucro real trimestral, e quanto ao referentemente do plano de contas e dentro do validador? agradeço quem puder me ajudar, pois o suporte do nosso sistema, me falou que a empresa precisa fazer manualmente, porque os sistemas não sao integrados do escritório e da empresa.


Att:

Claudia

Edson

Edson

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 11 janeiro 2018 | 15:01

As conta relacionadas no registro |0500| são as de compra, ou seja, as contas que registraram as entradas das mercadorias que possuem crédito das contribuições.

certo, mas qual conta, por exemplo na compra de materia prima o registro contabil é debitar a conta de estoque e creditar fornecedor(sem considerar os impostos, é apenas para exemplificar). QUAL CONTA DEVEMOS INFORMAR A DO ESTOQUE OU A DE FORNECEDORES?

qual o critério a ser utilizado para definir qual conta informar nas outras operações ?

alguem tem uma planilha, ou algo parecido de exemplos?

obrigado

TANIA ANDRADE GUIMARAES

Tania Andrade Guimaraes

Bronze DIVISÃO 2, Supervisor(a) Contabilidade
há 6 anos Segunda-Feira | 15 janeiro 2018 | 08:38

Bom dia colegas!

E no caso de empresas que tem credito sobre energia elétrica, frete e depreciação, entra nessa parte ... " e dos créditos apurados. "? Teria que informar essas contas ? Ou apenas essas contas principais do tipo: Aquisição de bens para revenda (1.102/2.102), Industrialização (1.124), Devoluções de venda (1.202/2.202)?

Edson

Edson

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 30 janeiro 2018 | 11:09

Selma, bom dia, sim resolvi....estou informando as contas de estoque(Mp, mat. beneficiado, embalagem ..etc), tem que usar as contas onde são registradas as operações.
por exemplo na aquisição de insumos na maioria dos casos se debita as contas de estoques e credita fornecedores, certo? então só que as contas que devem ser informadas são as de estoques e não de fornecedores. ok?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.