x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 7

acessos 746

Edna de Paula

Edna de Paula

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 6 anos Sexta-Feira | 10 novembro 2017 | 17:19

Boa tarde Flavio!

Uma sociedade com atividade de prestação de serviços, a abertura é feita no Cartório de Registro de Pessoa Jurídica e sendo o ramo de Odontologia deverá ter o visto do CRO-SP.

FLÁVIO DA SILVA BARROS

Flávio da Silva Barros

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Jurídico
há 6 anos Domingo | 12 novembro 2017 | 19:38

Boa Noite Edna,

Porém seria uma empresa individual, tenho um contador que me disse que não está correto a abertura na Junta Comercial, tenho 2 clientes nessa situação estão registrados na Jucesp e recolhem 2% de ISS na Prefeitura, depois que ele me disse que está incorreto fique com receio. Pesquisei a respeito porém não encontrei nada sobre esse assunto.

Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 13 novembro 2017 | 08:38

Flávio, bom dia

Primeiramente, vale citar que a Junta Comercial provavelmente não irá registrar tal atividade Empresa Individual, tomando como base o art. 966 do Código Civil.

Art. 966. Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.
Parágrafo único. Não se considera empresário quem exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exercício da profissão constituir elemento de empresa.


Desta forma, terá de proceder com o registro no cartório, que por sua vez, não registra empresas individuais, mas sim, EIRELI e Sociedades. Devido ao capital social, analise a viabilidade de constituir uma EIRELI para esse ramo de atividade.

Outro ponto é sim o artigo 150 do RIR, pois mesmo que a Junta Comercial registra-se o médico nessa modalidade, o Regulamento do Imposto de Renda prevê que a tributação deve ser feita nos moldes de Pessoa Física, situação em que inviabiliza a tributação pela Pessoa Jurídica.

Outro aspecto é verificar se o Conselho Regional de Medicina e/ou o Conselho Regional de Odontologia permitem que tais atividades sejam registradas desta forma.

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br
Decio Pereira Bebiano

Decio Pereira Bebiano

Ouro DIVISÃO 2, Encarregado(a) Fiscal
há 6 anos Terça-Feira | 14 novembro 2017 | 09:02

Flávio da Silva Barros ,

Ao fazer o DBE para abertura no municipio de São Paulo, você terá que fazer a viabilidade antes.

Protocolei uma associação semana passada lá, e ao fazer o DBE exigiu a viabilidade.

Qualquer dúvida adicional volte a postar!

Um grande abraço

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.