x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 570

Ausência de Depreciação

Juliana Silva de Farias

Juliana Silva de Farias

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Administrativo
há 6 anos Sábado | 11 novembro 2017 | 14:49

Boa Tarde
Estou com uma dúvida em relação a esta questão, pois já pesquisei no CPC e não encontrei nenhuma orientação em relação ao fato abaixo.
Alguém poderia me ajudar?

Pois no meu entendimento faria uma análise do bem e começaria a depreciar mas como que fica a depreciação que não foi feita, neste caso não tenho como fazer ajuste pois o bem será registrado na data em que identifiquei o erro. E agora?

Q.2.10.5 - O contador da Cia XYZ detectou que um determinado equipamento da empresa não vem sendo depreciado. O problema é que o equipamento, quando da aquisição, era usado e ninguém sabe onde se encontra a Nota Fiscal de compra (se é que ela existe) e nem qual o valor ou a data de aquisição. A partir das hipóteses indicadas a seguir, qual você adotaria?

I. Tentaria localizar o vendedor;
II. Tentaria localizar alguma evidência da data de entrada do equipamento na empresa;
III. Solicitaria uma avaliação do bem considerando seu estado atual e o tempo restante de vida útil;
IV. Começaria depreciar a partir de agora;
V. Deixaria como está.
Resposta

a. Apenas V está correta.

b. I e II estão corretas.

c. Apenas III está correta.

d. III e IV estão corretas.

e. Apenas IV está correta.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.