x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 335

Sefip aposentadora invalidez

Priscila Peres da Silva Pestana

Priscila Peres da Silva Pestana

Iniciante DIVISÃO 5, Não Informado
há 6 anos Segunda-Feira | 13 novembro 2017 | 15:12

Boa tarde,
será que alguém pode me ajudar: funcionário ficou afastado ate 10/04, as folhas de abril ate setembro foram feitas como se tivesse afastado ainda, pois, ele não tinha respostas do inss ainda.. Ele trouxe a carta do INSS onde foi concedido aposentadoria p invalidez a partir de 21/08.
Como faço agora? preciso refazer essas sefip's de abril e agosto?

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 6 anos Terça-Feira | 14 novembro 2017 | 16:53

Priscila, boa tarde.
Se o INSS concedeu a aposentadoria por invalidez a partir de 21/08, entende-se que ate o dia 20/08 ele estava percebendo auxilio doença do INSS, caso contrário o INSS não iria conceder a aposentadoria.
O que você precisa fazer,
a) primeiro - retificar a SEFIP dos meses de agosto e setembro, para que a aposentadoria não seja cancelada,
b) depois - verificar com o empregado esses meses de abril à 20/08, se ele recebeu auxilio ou não, caso negativo (que acho dificil), então seria considerado como falta,
c) caso ele tenha faltado todo esse periodo, caberá a empresa retificar ou não a SEFIP, eu primeiro verificaria se houve recolhimento previdenciário e fgts nesse periodo, caso não houve, deixaria como está, não vai mudar em nada, a empresa simplesmente deu continuidade ao afastamento.

ok

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.