x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 960

MEI. Declaração anual e Notas Fiscais.

Calebe Moura

Calebe Moura

Bronze DIVISÃO 2, Marceneiro
há 6 anos Terça-Feira | 14 novembro 2017 | 14:09

Olá, boa tarde!

Sou MEI, iniciei minhas atividade em 25/04/2017, e recentemente mudei minhas atividades, principais e secundárias, de comerciante para marceneiro. Posteriormente, sugiram estas dúvidas:

DECLARAÇÃO ANUAL MEI:

* Segundo o blog QIPU, a declaração anual do MEI deve ser feita até 31 de maio de cada ano. Assim, gostaria de saber se a declaração é a partir de 31 de maio do ano anterior ou inicia no ano da declaração, por exemplo, a declaração é para 31 de maio de 2017 e começa a contar a partir de 01 de janeiro de 2017?

* Como mudei minhas atividades terei que prestar contas (declaração anual) das atividades anteriores (comerciante)? Como proceder para isso?

NOTA FISCAL MEI:

* Preciso fazer alguma alteração na RFPR para poder emitir notas fiscais com minha nova atividade, mesmo que o CNPJ não tenho sido alterado?

* Compro madeiras de lei para fabricar móveis e artefatos de madeira. Assim que solicitei NF em meu CNPJ para poder emitir nota de saída o dono da madeireira disse que eu teria que ter um pátio com registro no IAP e IBAMA para obter o documento. Isso procede, mesmo eu sendo MEI?

*Antes de tornar-me MEI, meu hobby era mexer com madeira e fui adquirindo máquinas aos poucos em meu CPF. Agora, formalizei-me. Assim, terei que substituir todas as máquinas e ferramentas que já possuo só por não estarem em meu CNPJ?

* Sou indústria, correto? Como deverei emitir as notas fiscais?

Muitíssimo obrigado pela paciência e prestatividade de ter chegado até aqui!

Atenciosamente,

Calebe.

Thaina Almeida Proença

Thaina Almeida Proença

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Terça-Feira | 14 novembro 2017 | 15:08

Calebe Moura, boa tarde!

Segundo o blog QIPU, a declaração anual do MEI deve ser feita até 31 de maio de cada ano. Assim, gostaria de saber se a declaração é a partir de 31 de maio do ano anterior ou inicia no ano da declaração, por exemplo, a declaração é para 31 de maio de 2017 e começa a contar a partir de 01 de janeiro de 2017?


Você vai entregar em maio de 2018, a declaração referente o ano de 2017, e dessa forma em todos os anos.


Como mudei minhas atividades terei que prestar contas (declaração anual) das atividades anteriores (comerciante)? Como proceder para isso?


Na declaração você vai preencher o que se trata de serviço e o que foi venda.


Preciso fazer alguma alteração na RFPR para poder emitir notas fiscais com minha nova atividade, mesmo que o CNPJ não tenho sido alterado?


Você precisa fazer as alterações em todos os órgãos, principalmente na prefeitura, que é onde libera a emissão de nota fiscal de serviço.







Atenciosamente,

Thainá Almeida Proença
Skype: thaina.proenca
E-mail: [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.