x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 3.213

Compra de Veículo para funcionário em nome da empresa.

VANDERSON ALVARENGA DA ROCHA

Vanderson Alvarenga da Rocha

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 6 anos Sexta-Feira | 17 novembro 2017 | 13:51

Olá! tenho uma dúvida. Empresa do LUCRO REAL.

A empresa comprou um veículo para um funcionário, o mesmo foi pago a vista pelo próprio funcionário. A transferência do veiculo para o nome do funcionário será feita apenas depois de 1 ano. Posso contabilizar normalmente esse imobilizado e fazer sua depreciação mensal durante esse período de 1 ano? No momento da transferência pro nome do funcionário, farei a baixa do veiculo o que gerara uma receita financeira de ganho, pois o bem não será totalmente depreciado. Esse valor do ganho deverá ser tributado, tendo em vista que o veiculo não é da empresa?

WENDEL MILLER

Wendel Miller

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 20 novembro 2017 | 13:52

Olá Sr. Vanderson.

Olha só, isso não poderia ter sido feito. Está misturando patrimônio de uma pessoa com outra.
Isso no direito chama-se simulação.

Se o veículo é do funcionário, a nota fiscal deveria ter sido emitida em nome do funcionário.
Parece que a operação foi feita só para o veículo ficar num valor menor (devido à questões tributárias). Isso é só uma suposição, pois não conheço o caso concreto.

Mudando o viés...
E se... por algum motivo... esse funcionário dirigindo atingir alguém, gerando um possível dano moral, com certeza a empresa fará parte do polo passivo dessa ação. Até provar que não tem nada a ver com a situação... pode ter muita dor de cabeça.
Essa é só uma das consequências que poderão advir dessa situação...

Por isso não é aconselhável esse tipo de operação.

At.te,
Wendel Miller


VANDERSON ALVARENGA DA ROCHA

Vanderson Alvarenga da Rocha

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 21 novembro 2017 | 13:56

Prezado Wendel,

Concordo com tudo que o sr. falou, porém, o sócio ao fazer tal operação não nos consultou antes, e deixou essa "Bronca" para a contabilidade resolver, surgindo essas dúvidas. Devo contabilizar como um ativo da empresa e fazer sua depreciação mensal? tendo em vista que o bem ficará em nome da empresa durante 1 ano e somente depois será transferido para o nome do funcionário. e após essa transferência, irei tributar o ganho de capital que acarretará a baixa?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.