x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 8

acessos 10.289

IOLANDA PEREIRA MENEZES

Iolanda Pereira Menezes

Prata DIVISÃO 3, Analista Pessoal
há 6 anos Sexta-Feira | 17 novembro 2017 | 17:58

Boa tarde!


Caso ela não possua número de Pis terá que efetuar a ativação ou cadastro do mesmo. Caso a caixa tenha fornecido número, poderá efetuar a retificação na Caixa atraves de um formulário chamado RDT.

Iolanda Menezes

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 6 anos Segunda-Feira | 20 novembro 2017 | 08:24

Debora Pires

Verifique se o número informado está correto no site da qualificação cadastral

clique aqui

Se os dados estão corretos NÃO tem porque mexer, se ela não teve a carteira assinada por empresas, terá somente o NIT mesmo.

DEBORA PIRES

Debora Pires

Bronze DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 6 anos Terça-Feira | 21 novembro 2017 | 10:01

Bom dia!

Ela tem ambos números - PIS e NIT.

Porem na minha sefip está indo o numero de NIT e não o PIS.

Gostaria de saber se é necessário a retificação das SEFIP'S (mais de 10 anos de informação na sefip) ou se apenas a RDT já corrige.

Meu medo é de na hora de dar entrada em aposentadoria não contar como tempo de contribuição.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 6 anos Terça-Feira | 21 novembro 2017 | 10:09

Debora Pires

Sócios de empresas podem ser informados em NIT pois o mesmo é voltado ao cadastro de trabalhadores sem vínculo, como Contribuinte Individual, Facultativo, Empregado Doméstico e Segurado Especial.

Quando uma pessoa nunca trabalhou de carteira assinada e deseja fazer o recolhimento de INSS ela faz um NIT, caso ela comece a trabalhar com CTPS ela terá seu NIT convertido em PIS.

Precisas somente verificar se está tudo correto no cadastro do NIT, por isso te passei a página da qualificação cadastral pra verificar se os dados estão corretos.

Agora a título de curiosidade

Gostaria de saber se é necessário a retificação das SEFIP'S (mais de 10 anos de informação na sefip) ou se apenas a RDT já corrige.


Não, se estiver alguma coisa errada na Sefip referente ao número de identificação a RDT somente corrige as informações na Caixa na conta de FGTS do empregado.

Caso possua erro no INSS deverá ser feita todas as sefip's mês a mês para a correção.

Michel Martins de Araújo

Michel Martins de Araújo

Prata DIVISÃO 3, Analista Recursos Humanos
há 6 anos Terça-Feira | 21 novembro 2017 | 10:19

A RDT corrige essa informação, cabe o envio correto daqui pra frente.

Atenciosamente,

Michel Martins de Araújo
Analista em Departamento Pessoal

"O que ganho, se conquisto aquilo que busco? Um sonho, um alento, uma espuma de alegria fugidia. Quem compra o contentamento de um minuto para se lamentar uma semana?"
DEBORA PIRES

Debora Pires

Bronze DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 6 anos Terça-Feira | 21 novembro 2017 | 10:23

Fiz a qualificação e tanto para PIS quanto para o NIS e ambos estão com dados corretos.

Nem precisarei fazer a RDT, pois ela não tem recolhimento de FGTS, irei apenas corrigir o PIS no meu sistema de folha, correto?

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 6 anos Terça-Feira | 21 novembro 2017 | 11:16

Michel Martins de Araújo

A RDT corrige essa informação, cabe o envio correto daqui pra frente.


Infelizmente não corrige o sistema do INSS. ..

Tive um problema de um número de pis, fiz a RDT na caixa tudo ok, quando o empregado foi receber um benefício de INSS tive que ir lá e recebi a informação que deveria retificar todas as sefip's, pois os sistemas são separados.

Inês Rosa de Oliveira

Inês Rosa de Oliveira

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 22 outubro 2018 | 14:26

Boa tarde pessoal.
Alguém consegue me ajudar por favor

Tenho uma empresa de prestação de serviços, os sócios recolhem o INSS, e agora descobri que um deles tem o NIT e não o PIS, e ele precisa receber um valor como RPA, não pode ser o NIT, alguém sabe como cadastrar o PIS dele? Só ele pode fazer esse cadastro ou posso cadastrar ele pela internet? tentei mas não consegui.
Obrigada,
Atenciosamente,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.