x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 623

Férias, Auxílio Doença

Gleidson

Gleidson

Bronze DIVISÃO 2, Analista Tecnologia
há 6 anos Terça-Feira | 21 novembro 2017 | 02:41

Olá pessoal,

Tenho uma pequena dúvida,

1 - Fiz uma cirurgia dia 24/06, dei entrada no INSS dia 12/07, o INSS concedido até 30/09/2017.
2 - Tive que refazer a cirurgia dia 22/09, fiz o pedido da prorrogação do auxílio doença apresentado dia 16/09 concedido até 31/12/2017.

Minha férias venci dia 12/02/2018;
Retorno dia 02/01/2018, minha dúvida, terei direito a FÉRIAS?

Fazendo as contas aqui, do dia 09/07 (15 dias pago pela empresa) até o dia 31/12 não completa-se 6 meses, mais se contar do dia que afastei completa. Aí pessoal serei salvo pelo gongo?

Declaração do INSS

Obrigado!

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 6 anos Terça-Feira | 21 novembro 2017 | 07:59

Gleidson, bom dia.
Perde o direito se ficar 180 dias DENTRO DO PERIODO AQUISITIVO, independente de xx afastamento.
No seu caso, vou considerar a partir do dia 24/06,

Atestado Médico = 24/06 à 31/12/2017
Onde os 15 primeiros dias pago pela empresa, não conta para fins de férias, ou seja, vai até o dia 08 de Julho

Julho = 09/07 à 31/07 = 23 dias
Agosto = 31 dias
Setembro = 30 dias
Outubro= 31 dias
Novembro= 30 dias
Dezembro = 31 dias

Total = 176 dias.
Nesse caso tem direito as ferias, mas lembre-se considerei a partir do dia 24/06(onde os quinze primeiros dias a cargo da empresa, esse periodo não consta, contando a partir do dia 09 de Julho até 31/12, mas não quer dizer que após o dia 31 de Dezembro, esteja apto ao trabalho, isso porque terá que passar pelo seu médico para obter o laudo/atestado que está apto ou não ao trabalho, se positivo então deverá passar pelo medico da empresa, e esse também irá avaliar se está ou não, afinal esse irá avaliar o seu local de trabalho, ok.
Então faltando, exemplo 15 dias, para o termino, agende com o seu medico para que ele possa autorizar ou não, se negativo, então perderá o direito as férias.
Sugiro também que como suas férias (caso tenha direito) irá vencer em 02 de Janeiro, converse já com a empresa (mesmo sem saber se irá ou não ter condiçoes de retornar) o agendamento das férias, assim terá mais (30) dias para descansar e se recuperar, afinal e uma cirurgia), ok..

Tatiane Sbardelatti Mocelin

Tatiane Sbardelatti Mocelin

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 12 abril 2018 | 07:18

Bom dia.

Tenho a seguinte situação:

Em uma empresa tem um funcionário que foi admitido em 30/08/2017 com contrato de experiência de 30 + 60 dias, e no dia 15/10/2017 este empregado se afastou por auxilio doença comum durante 144 dias ( ficou afastado de 31/10/2017 á 07/03/2018, pois os primeiros 15 dias de afastamento como a empresa pagou para o empregado contamos como dia de contrato de experiência cumprido) , retornando as atividades normais no dia 08/03/2018
Como ele estava na experiência, a partir do 16° dia o seu contrato de trabalho ficou suspenso e quando ele retornou voltamos a fazer a contagem da experiência e agora no dia 05/04 fizemos o desligamento dele por termino de contrato de experiência no prazo.

Acontece que agora eu fui calcular a rescisão deste empregado e vi que o sistema calculou 17,50 dias de férias para este empregado, mas como fizemos o desligamento dele por termino de contrato de experiencia o prazo das férias dele não deveriam ser de apenas 7,5 dias ( 3 avos )? como devo proceder? esta certo os 17,5 dias? ou devo alterar manual para 7,5 dias ( 3 avos )?

Pois como vou fazer um termino de contrato de experiência no prazo ( que são de apenas 3 meses ( 3 avos ) ) e pago em rescisão 7 avos ( 17,50 dias ) de férias?



Att,

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 6 anos Quinta-Feira | 12 abril 2018 | 07:47

Tatiane, bom dia.
O correto e 03 avos, o que você precisa fazer e acerto manual, ok..

(e bom também, qdo tiver um tempo, passar essa informação ao suporte da folha para que eles possam fazer a correção/parametrização, para que no próximo caso aconteça, o sistema já calcula automaticamente,ok..)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.