x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 792

Folha de Pagamento funcionario rural

Veruska Gomes Batista Gonçalves

Veruska Gomes Batista Gonçalves

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 21 novembro 2017 | 09:56

Bom dia Colegas ,

tenho uma dúvida quanto ao cadastro de um funcionário rural para fins de fazer a folha deste . Meu pai tem um funcionário , caseiro , que toma conta do sitio e precisa-se fazer a folha deste para que se faça tudo de forma correta , mas existe alguma brecha na lei em que eu possa fazer a fola sem que eu tenha que ter um sistema onde eu possa fazer tal cadastro deste funcionário ? Ou seja , não estamos podendo pagar um contador para fazer a folha , eu posso fazer a folha deste trabalhador sem um custo maior?

Espero que eu tenha sido clara em relação a minha dúvida !

Desde já agradeço.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 6 anos Terça-Feira | 21 novembro 2017 | 11:10

Veruska Gomes Batista Gonçalves


Meu pai tem um funcionário , caseiro , que toma conta do sitio


Primeiramente, se este sítio não possuir atividades lucrativas este caseiro será um doméstico, então é uma folha mais ''simples'' , você fará a mesma pelo eSocial doméstico.

clique aqui


Mas se este sítio tiver atividade lucrativa tende-se a considerar então o caseiro como empregado Rural, se for esse o caso é mais complexo.

Não existe necessidade de sistema para fazer a folha de pagamento, o que existe é complexidade nas informações e legislações a serem aplicadas. Pode fazer a folha sem problemas, (temos programas gratuitos para a emissão da folha), mas deve se atentar as regras gerais e dos empregados rurais, fazer todos os informativos pertinentes como Caged, Sefip mensal, Rais, Dirf , lembrando que cada informação não enviada gera multa, que uma bobagem não observada pode rende uma ação judicial, então se for seu empregado Rural, recomendo que procure um bom contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.