x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 541

Recebimento de Exportação com Desconto

Francklin Luan da Silva

Francklin Luan da Silva

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 21 novembro 2017 | 14:28

Prezados(as) colegas, boa tarde!

Peço a ajuda de vocês quanto a forma correta para contabilizar os eventos contábeis abaixo explicitados. Os valores em questão são hipotéticos. Vamos lá:

1 - Em setembro fiz uma exportação no valor de USD 10.000,00 a NFe foi emitida com dolár Ptax do dia cotado a R$ 3,00.
D - Clientes Internacionais
C - Receita de Vendas Exportação R$ 30.000,00.

2 - Quando o material chegou no cliente, foi constada uma divergência entre o especificado pelo meu cliente, e o que realmente foi entregue. Fato que foi solucionado pelo meu cliente. Para tanto demos a ele um desconto de USD 1.000,00.

3 - Em novembro o meu cliente me fez o pagamento, equivalente a USD 9.000,00 (USD 10.000,00 - USD 1.000,00), no recebimento o dolár era cotado em R$ 3.10. Ou seja, houve uma variação Monetária Ativa.

Minhas dúvidas são:

1 - Como devo reconhecer a variação monetária sobre o valor total da Invoice USD 10.000,00, ou devo reconhecer apenas sobre o que foi efetivamente recebido USD 9.000,00? E o desconto como devo reconhecer?

Desde já agradeço aos colegas pela atenção.

Francklin Silva

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.