x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 1.610

Industrialização com Marca Própria

Rafaela Oliveira

Rafaela Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Assistente Tributário
há 6 anos Terça-Feira | 21 novembro 2017 | 15:30

Boa tarde!!

Estamos com uma seguinte situação:

Uma empresa importadora X, irá pedir para que outra empresa, uma industria Y, fabrique um cabo personalizado que tenha a marca da empresa X impresso nele.

A empresa X não irá enviar nenhum material para a empresa Y, tudo será feito por lá, compra dos insumos, fabricação e etc.

Qual o enquadramento dessa operação?

Seguem outras dúvidas:

- A empresa X precisa adicionar um CNAE de industria para realizar essa operação?
- Como a empresa X irá revender esse cabo? CFOP 5101 ou 5102?
- Seria essa uma operação de industrialização mesmo sem existir a remessa 5901?

Obrigada!

Júlio César Monteiro

Júlio César Monteiro

Prata DIVISÃO 2, Supervisor(a) Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 21 novembro 2017 | 16:36

Boa tarde Rafaela,

Conceito: A operação de industrialização por encomenda é a operação pela qual determinado estabelecimento (autor da encomenda ou encomendante) remete insumos para outro estabelecimento (industrializador) para que este execute a operação de industrialização.

-Qual o enquadramento dessa operação? Seria essa uma operação de industrialização mesmo sem existir a remessa 5901?

-Como a empresa não remete matéria prima, no meu entendimento não será uma industrialização por encomenda, pois muda o conceito de encomenda onde devesse remeter o material de insumo.

- Como a empresa X irá revender esse cabo? CFOP 5101 ou 5102?

No meu entendimento será 5102 pois ela apenas "comprou" o material pronto para venda própria.

- A empresa X precisa adicionar um CNAE de industria para realizar essa operação?

No meu entendimento não, pois ela apenas encomendou a fabricação ou industrialização e comprou (1102) o produto "encomendado".

Esperto ter ajudado com alguma coisa!

Júlio César da Silva Monteiro

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.