Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 3.357

Atestado demissional inapto "reforma trabalhista"

Sergio Henrique Silveira

Sergio Henrique Silveira

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 6 anos Quarta-Feira | 22 novembro 2017 | 21:18

Prezados,
Estou com um funcionário com a sete meses na empresa e o mesmo está cumprindo o aviso prévio com término para o dia 07/12/2017 com redução de 07 dias trabalhados ultimo dia de trabalho 30/11/2017 (demissão sem justa causa).
Ocorre que ontem ao fazer o exame médico demissional o médico do trabalho encaminhou o mesmo para o hospital, pois a pressão arterial estava alterada. Hoje o funcionário procurou o médico para fazer o exame demissional e novamente não foi possível devido a alteração na pressão arterial.
O que fazer? (o funcionário se recusa a trazer qualquer tipo de atestado e o mesmo saiu do hospital sem ser atendido)

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 6 anos Quinta-Feira | 23 novembro 2017 | 08:11

Sergio, bom dia.
Quem irá decidir se pode ou não dispensar, e o médico do trabalho.
O que você deve fazer e consultar o médico do trabalho e verificar com ele.

O risco de demitir com ASO INAPTO e grande, o mesmo pode ingressar com uma ação na justiça e o médico do trabalho estará isento de qualquer responsabilidade, isso porque alertou a empresa que naquele momento o empregado não estava apto a ser demitido.

O que fazemos e cancelar a demissão e ficar monitorando, e checando com o médico, onde combinamos com o médico para que esse possa convoca-lo se possivel semanalmente e quando o médico achar que pode dispensar, então esse comunica a empresa(rh) e esse o dispensa, ok..

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.