x

FÓRUM CONTÁBEIS

ARQUIVO MORTO

respostas 1

acessos 424

Contador abrindo MEI para Outras Atividades - Muitas dúvidas

Luis Fernando Farah

Luis Fernando Farah

Bronze DIVISÃO 1, Assistente Financeiro
há 6 anos Quinta-Feira | 23 novembro 2017 | 13:35

Amigos, boa tarde!

Ano passado obtive graduação em Ciências Contábeis, porém nunca exerci a profissão, como também não solicitei meu registro no CRC, mesmo passando na prova do CFC em abril/2016. Não realizei o registro por dois motivos: falta de exercício da profissão e por não haver condições de realizar o pagamento da anuidade.

No início de 2018, abrirei um MEI para executar atividades com alimentação (horti fruti). Atividade sem a menor relação com a minha formação. Pois bem, a partir desses planos, seguem algumas dúvidas:

1) Como contador, como devo proceder no momento de elaborar os relatórios? Devo fazer escrituração ou algum outro processo contábil?

2) Como é a apuração do lucro do MEI para a pessoa física? Como eu deveria elaborar minha declaração de imposto de renda com os rendimentos oriundos das atividades do MEI?

3) Como ainda não tirei o registro perante o CRC, eu deveria neste momento solicitar o registro? Há possibilidade de realizar o registro empresarial individual? Ou devo registrar como Profissional de Contabilidade PF?

4) Quais são as vantagens que o Registro me proporciona? Li em algum lugar que o registro me traz benefícios junto a Receita Federal e Juntas Comerciais, por exemplo. Isso é verdade?

5) Posso registrar os bens adquiridos (freezer, mesas, eletrodomésticos e veículo) em nome do MEI?

6) Apesar dessa não ser a atividade-fim, vale a pena adicionar como atividade secundária "Serviços de Contabilidade"?

7) Adicionado atividades de comércio e indústria, eu teria que realizar o pagamento de 2 documentos de arrecadação? Um para o comério e outro para indústria, visto que ambos possuem seus valores específicos?

Obrigado pela colaboração e paciência!

Abs,

Luis Fernando.


Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 6 anos Quinta-Feira | 23 novembro 2017 | 14:13

Prezado(a) Usuário,

De acordo com o previsto em nossas Regras (https://www.contabeis.com.br/regras) gostaríamos de enfatizar e instruí-lo na utilização da Ferramenta de Pesquisa:

Em mensagem postada no Fórum em Quinta-Feira, 23 de novembro de 2017 às 13:35:20, com o assunto: Contador abrindo MEI para Outras Atividades - Muitas dúvidas já existe(m) questionamento(s) semelhante(s) encontrado(s) no Fórum Contábeis. Confira:

www.contabeis.com.br

Aproveitamos para esclarecer o modo de buscar no Fórum, utilizando como exemplo o tópico criado por você: Clique no link a seguir para ser direcionado a página de BUSCA, com mais resultados sobre o tema proposto:

Oculto469%3Ajgr23wms47u&cof=FORID%3A10&ie=ISO-8859-1&q=Contador+abrindo+MEI+para+Outras+Atividades+Muitas+dúvidas" target="_blank">www.contabeis.com.br

Agradecemos pela compreensão e contamos com sua cooperação, pesquisando sempre antes da criação de novos tópicos.

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.