x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 2.669

o que pagar de imposto em 2018 se eu tive um lucro sobre ven

Thais Carvalho

Thais Carvalho

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 24 novembro 2017 | 10:55

Bom dia,

Alguém poderia me auxiliar com informações sobre quanto de imposto preciso pagar na venda de um imóvel que me custou 20 mil e vendi por 470 mil, ou seja, o meu lucro imobiliário foi de 450 mil. Nesse caso, eu pago 15% sobre esse valor agora na venda e depois ano que vem no envio da minha declaração de IRPF exercicio 2018 ano calendário 2017, como declarar e quanto vou precisar pagar de imposto?

Desde já, Obrigada!

Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Contabilidade
há 6 anos Sexta-Feira | 24 novembro 2017 | 11:07

Thais Carvalho, bom dia.

Há um programa que você pode instalar para realizar o cálculo e geração da guia para pagamento do ganho de capital.

Ele pode ser baixo diretamente pelo site da RFB clicando aqui.

Mas em resumo, o cálculo é este mesmo que você está fazendo.

Na DIRPF 2018 o programa da Declaração até importa as informações deste programa de Ganho de Capital que você utilizará para cálculo.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
Ivea Carolina Coelho

Ivea Carolina Coelho

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 6 anos Segunda-Feira | 11 dezembro 2017 | 14:08

O cálculo é sobre o ganho, ou seja, R$ 450.000,00, porém há casos de isenção, é bom você pesquisar muito bem antes.
Como por exemplo, se esse é seu único imóvel, e você não efetuou venda no período de 5 anos, o ganho sobre essa venda é isento.

Corrigindo a informação acima, acho que deve ser feito aquisição de outro imóvel em até 180 dias.

Enfim, minha dica é para pesquisar bem a legislação do IR para não correr o risco de pagar o imposto sem ter necessidade, ainda mais que tratam-se de valores altos p/ pessoa física.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.