x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 15

acessos 13.239

DBE Inscrição EIRELI Administrador não titular

Simone Vicente

Simone Vicente

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 24 novembro 2017 | 15:44

Olá pessoal!

Como faço para preencher um DBE de inscrição de uma EIRELI, que foi nomeado um administrador terceiro, ou seja, administrador não titular?

O coleta web só permite informar os dados do titular. Não consigo incluir um administrador.

Alguém teve uma situação parecida? agradeço se puderem me ajudar.

Att,

Davi Menezes

Davi Menezes

Ouro DIVISÃO 1
há 6 anos Sexta-Feira | 24 novembro 2017 | 15:57

Simone, boa tarde!

A inclusão do Administrador é realizada na aba de QSA do coleta web.

* Entrada de Sócio/Administrador. Na qualificação você informa o código 05 - Administrador.

Simone Vicente

Simone Vicente

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 24 novembro 2017 | 16:06

Oi Davi,

Eu fiz isso, mas aparece o seguinte erro:

A Qualificação "Administrador" não é permitida no Quadro de Sócios caso o CNPJ esteja representado por Procurador ou Titular Pessoa Física.

Davi Menezes

Davi Menezes

Ouro DIVISÃO 1
há 6 anos Sexta-Feira | 24 novembro 2017 | 17:16

Simone,

Neste caso, além de incluir o Administrador, você terá que informar o Evento " alteração do Representante Legal" para que o administrador possa ser efetivado.

att,

Simone Vicente

Simone Vicente

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 15 dezembro 2017 | 12:14

Oi Karine,

Não consegui resolver ainda.

Já fui na receita federal em Curitiba e o pessoal não soube nos instruir, acabaram pedindo para abrir uma solução de consulta.

Imagine eu teria que esperar 3 meses para sair a resposta da solução de consulta, para embasar o pessoal da RFB para fazer o CNPJ "manual", sem o coleta web.

Infelizmente acabamos optando por retirar o administrador, por meio de uma alteração contratual para ser mais rápido.

Hoje nós vamos na prefeitura conversar com a chefia da SEFIN- Curitiba para receber uma orientação, pois precisamos abrir o cnpj com a primeira alteração contratual.

Att,

KARINE DANTAS

Karine Dantas

Bronze DIVISÃO 1, Consultor(a) Contabilidade
há 6 anos Segunda-Feira | 5 fevereiro 2018 | 17:28

Pessoal,

Pra quem está com esse problema, eu consegui resolver da seguinte forma:

No meu caso, o titular reside no exterior.
Fiz uma consulta na ouvidoria da Receita Federal, pelo site mesmo. Eles informaram que quando o titular reside no exterior, a qualificação do representante legal no cadsinc tem que ser procurador e no QSA, informa o titular e seu representante legal na condição de procurador também.
Detalhe, não tem como inserir o administrador não-sócio no QSA nessa situação. O DBE é indeferido se preencher desta forma.

Mas em compensação tive problemas na Junta Comercial, pois eles não estavam aceitando o preenchimento do módulo integrador, sem que informasse o administrador no QSA. Meu processo foi indeferido diversas vezes, mas por fim fiz o processo da forma que a Junta orientou no cadsinc, salvei o relatório e o indeferimento do DBE e levei pra eles. Só assim consegui provar que não teria como informar da maneira que eles exigiam.

Karine Dantas
Contadora
Simone Vicente

Simone Vicente

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 6 fevereiro 2018 | 09:59

Oi Pessoal,

Infelizmente não consegui.

Aqui em Curitiba não tive problemas com a Junta Comercial, mas em compensação na RFB foi bem dificil.

O pessoal da Receita Federal pensava que não tem problemas no programa. Teve atendente que chegou a dizer que não era certo incluir um administrador não titular.
Quando conseguimos fazer eles entenderem a situação, pediram para abrir um processo de solução de consulta que poderia demorar de 3 a 4 meses para sair a resposta, saindo a resposta favorável, eles fariam o cadastro do CNPJ manualmente, sem o programa DBE.

Meu cliente não quis esperar, fizemos uma alteração contratual (mesmo que sem CNPJ), fazendo a retirada do administrador.

Att

BRUNO

Bruno

Ouro DIVISÃO 2, Micro-Empresário
há 6 anos Terça-Feira | 6 fevereiro 2018 | 10:16

Simone Vicente,


Ano passado fiz uma inclusão de administrador não titular.


Ficou o titular/administrador e o administrador não titular.

BRUNO

Bruno

Ouro DIVISÃO 2, Micro-Empresário
há 6 anos Terça-Feira | 6 fevereiro 2018 | 10:23

Thuany Fonseca,


Tem um detalhe, foi alteração e não constituição.


Coloquei os seguintes eventos:


202 - Alteração da pessoa física responsável perante o CNPJ
Qualificação - 5 - Administrador

QSA - Entrada de sócio/administrador - Qualificação 5 - Administrador

Thuany Fonseca

Thuany Fonseca

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 6 fevereiro 2018 | 10:29

Ah entendi Muito obrigada Bruno!

Só mais uma dúvida, quando eu for realizar a consulta do QSA da empresa na RFB irá aparecer os dois nomes, o do titular e do administrador não sócio?
Outra coisa, eu sendo Administradora não sócia de uma empresa do Simples Nacional posso ser titular de uma outra empresa que não é optante pelo simples e que o faturamento é superior ao limite do Simples?

PAMELA RODRIGUES

Pamela Rodrigues

Prata DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 6 anos Terça-Feira | 6 fevereiro 2018 | 10:38

Bom dia a Todos!

No meu caso foi parecido. Era uma constituição aqui em SP o titular da eireli era estrangeiro e morava no exterior. O ADM era daqui do Brasil. Estava colocando também como administrador no Coleta Web, e dava indeferido. Coloquei como procurador (que como o da colega acima, foi me informado pela própria RFB) Como aqui em sp tem esse VRE2, O site, não estava aceitando o DBE, não estava reconhecendo o adm brasileiro. Tive que fazer via capa marrom. Mas quanto ao DBE, foi colocado procurador mesmo. Porque segundo a RFB para eles não importa quem é o adm da empresa. Querem saber quem vai representar esse titular, no caso de adm não sócio.

é confuso. kk

Atenciosamente,

Pamela Rodrigues
Ronny Charley Silva Barbosa

Ronny Charley Silva Barbosa

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 22 fevereiro 2018 | 17:05

Boa tarde Pessoal.
Alguém conseguiu fazer a DBE de INSCRIÇÃO de uma EIRELI, acrescentando um administrador que não seja o titular?

Estou tentando fazer, porem ao incluir o administrador no QSA e utilizando o código 05 - Administrador, sempre da o erro: A Qualificação "Administrador" não é permitida no Quadro de Sócios caso o CNPJ esteja representado por Procurador ou Titular Pessoa Física.





O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.