x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.727

Implantação de saldo

KILSON CHARLES TORRES BARBOSA

Kilson Charles Torres Barbosa

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 24 novembro 2017 | 18:37

Prezados,

Apesar de lê alguns tópicos sobre a implantação de saldo dentro de um mesmo exercício, ainda estou dúvida.

Um determinada instituição financeira solicitou de um cliente, aqui do escritório, o Balanço/DRE e a ECF do exercício anterior.
Em análise foi verificado que os valores da Receita Operacional na DRE estava divergente da ECF. Verifiquei a divergência e constatei que as receitas do 1º semestre não estavam contempladas na DRE, então fui atrás do motivo e constatei que houve uma transferência de Contabilidade no 2º semestre do exercício em questão, então foi feita a implantação de saldo das contas patrimoniais.
Pergunta: essa implantação não teria que ser feito com o Balancete aberto? Motivo: Na ECF todo o período contábil está exposto, mas na DRE só aparecerá o resultado do 2º semestre. Como proceder?

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 6 anos Sábado | 25 novembro 2017 | 08:25

Kilson Charles Torres Barbosa, bom dia!

Métodos incorretos ou metodologias incorretas e, eu explico!

1 - na implantação de saldos, de empresas que migram de contabilidade para outras contabilidades, o que implantamos são saldos de ativo e passivo, a partir de um balanço fechado naquele período em que a empresa permaneceu na antiga contabilidade;

2 - não ousamos implantar saldos de abertura a partir de balancete aberto, porque esse procedimento não seria o mais adequado em virtude da antiga contabilidade apresentar-se meramente como responsável técnica até aquela data.

Bons estudos!

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.