x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 19

acessos 19.162

Antecipação de Análise de Malha Fina - Como acompanhar?

Valerio

Valerio

Iniciante DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 27 novembro 2017 | 11:55

Bom dia pessoal, tudo bem?

Em maio desse ano fiz uma solicitação de antecipação de análise de DIRPF pois caí na malha fina na declaração 2015/2016, por recibos médicos. Fui ao posto da Receita e entreguei todos os recibos, mas agora estou às cegas. Não acho nada no e-CAC relacionado e não sei como acompanhar em que pé está o processo. A atendente me disse que provavelmente só receberia no fim do ano, mas não disse quando.

Alguém já passou por essa situação e sabe como posso acompanhar, bem como prazo médio para pagamento?

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 27 novembro 2017 | 14:16

Colega, tivemos varios casos e realmente demoram, no mínimo 3 meses, voce pode acompanhar pelo e-CAC, faça uma senha de acesso e vai acompanhando, no link dentro do e-CAC < declarações processamentos> lado direito, clik e vera seu andamento clicando na mesma.
Sds. Ribeiro- pode ser que ate tenha outra exigência e voce , nao tendo endereço eletrônico demora mais, via correio.

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
Valerio

Valerio

Iniciante DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 28 novembro 2017 | 19:24

Olá Manoel, tudo bem? Obrigado pela resposta.

Ainda assim, não achei no e-CAC. Abri praticamente todas as seções e nada do processo. Acho que vou ter que ir pessoalmente na Receita..

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 29 novembro 2017 | 09:03

Colega nao e processo, processo voce acompanha e np PROCOMP, no site do Ministerio da fazenda, se foi montado processo, se foi retificaçao, voce acompanha e no e-CAC, ao lado direito, Declaraçoes e Pagamentos, lado direito acho que 3 link.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
Valerio

Valerio

Iniciante DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 9 julho 2018 | 17:37

Pessoal, consegui resolver meu problema então fica a dica.

Não consegui ver nada pelo e-CAC, na verdade os detalhes do processo não ficam disponíveis lá. É um buraco negro mesmo, a unica coisa que você sabe é qu está 'em análise'. Só que a minha já estava nesse ponto há quase 2 anos sem qualquer resposta.

Fui no posto da Receita no Centro do Rio e conversei com uma atendente. Expliquei a situação e ela me disse que agendar horário não adiantaria muito pois os analistas ali não teriam acesso aos detalhes do processo, e me recomendou a ouvidoria do Ministério da Fazenda. Funcionou! Abri um chamado lá e pasmem - em 4 dias meu processo andou e minha restituição foi para a fila de pagamento.

Portanto, nesses casos mais extremos, o caminho é a OUVIDORIA.

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 9 julho 2018 | 19:10

Colega Antecipação de analise, somente por motivos justificáveis, se os tiver, o caminho e esse do colega Valério, mas isso aconteceu porque no caso dele ja estava havendo abuso por parte da autoridade fiscal. A antecipação como ja disse exige uma Justificativa Legal. Estar precisando de dinheiro so, não resolve so se o motivo for serio e comprovável.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
Adriana Freitas

Adriana Freitas

Iniciante DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 10 julho 2018 | 16:34

Boa tarde Sr Manoel, entrei com pedido de antecipação em janeiro/18 referente a IRPF 2016, e até o momento ela continua como se estivesse com pendências, nem em análise entrou, se o prazo é até 5 anos como alguns colegas informaram, não há porque antecipar.

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 11 julho 2018 | 07:33

Colega seu caso então e semelhante ao caso do Valério. OUVIDORIA neles, siga os passos dele.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
PAULO ROBERTO DE ANDRADA PACHECO

Paulo Roberto de Andrada Pacheco

Iniciante DIVISÃO 1, Psicólogo(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 15 agosto 2018 | 00:45

Boa noite, S.r Manoel!
No exercício do ano passado - 2016/2017 -, minha declaração caiu na malha fina. Não recebi a intimação até hoje e há dias tento marcar a antecipação da análise no site da Receita (eCAC) e não consigo, porque nunca tem vaga. Disseram-me que poderia tentar marcar numa cidade próxima a São Paulo. É verdade? Se sim, na lista de serviços oferecidos pelos postos de atendimento, qual a opção que devo marcar? Não encontro nenhuma que seja explicitamente voltada para a questão da malha fina (a não ser o posto cujo nome é "São Paulo - Malha Fina PF").
Estou com 10 mil reais parados na Receita e, no exercício desse ano, cai de novo na malha fina e, uma vez mais, estão retendo 10 mil reais meus. Gostaria de resolver logo essa situação... e, pela conferência que fiz, os documentos estão todos ok. Há alguma forma de agilizar esse procedimento?
Cordialmente,

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 15 agosto 2018 | 07:20

Que eu saiba nao, ha nao ser que tenha um argumento muito forte e com provas substanciais para justificar, ou entao entrar via judicial( o que nao aconselho pois o advogado vai ficar com a fatia do rei), e a fiscalização, vai fuçar sua vida ate saber em que lua voce nasceu e o seu signo. Imagine ser uma poupança, vao lhe devolver com os acréscimos legais. Devem estar cruzando tudo que podem e talvez , convocando meio mundo, para esclarecimentos, se voce fez alguma coisa contando com alguém que fizesse casando com a sua, e tenham roído a corda com voce, prepare-se, pois, pau que bate em Maria bate em João (multas e processos). Refaça novamente e se estiver convicto que ninguém lhe traiu, ou fez M, e foi por isso que o pegaram, tendo absoluta certeza que esta certo, faça uma reclamação a ouvidoria e anexa o que tiver a seu favor, em cinco dias respondem. , e se for sua a razão, o dinheiro vai sair logo, pois vove conforme a resposta da ouvidoria bota a boca no trombone se nao sair, convoque coletiva de imprensa, ligue disque denuncia, infernize mesmo MPF, AGU, TCU, deputado e senador de sua regiai PF. faz fumaça mesmo. Mas cuidado quando seguram e porque tem dente de coelho, pode ate nao ser seu, mas pode ser uma reflexiva que nao deu conclusão ainda, se quiser saber pois talvez nao saiba o que e uma reflexiva me post novamente, que terei prazer em lhe explicar e a outros que nao saibam.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
Bianca Rodrigues

Bianca Rodrigues

Prata DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 4 anos Quarta-Feira | 14 agosto 2019 | 16:04

Bom dia,

Fiz o agendamento da antecipação mas meu cliente não conseguiu chegar a tempo, como já tinha passado o horário dele não consegui cancelar, sendo assim, deu não comparecimento. Estou tentando reagendar e não consigo, fala que já tem agendamento, como devo proceder?

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 15 agosto 2019 | 05:57

Colega;
O CPF esta no castigo, 30 dias sem agendamento, após esse prazo e liberado novamente, o agendamento, Leia as instruções de agendamento e avise seu cliente, pois ele e que foi o culpado, devido ao atraso, e nao ter dado tempo de voce cancelar.
Abraço forte.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
Camila Santos

Camila Santos

Prata DIVISÃO 4, Analista
há 4 anos Quinta-Feira | 15 agosto 2019 | 09:50

Oi Bianca bom dia! 

Nos postos da Receita em São Paulo quando há falta no agendamento e o CPF é bloqueado, você pode levar uma declaração no CAC que foi feito o agendamento solicitando o desbloqueio do CPF. Comigo funciona quando atraso ou não consigo comparecer.

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 15 agosto 2019 | 11:45

Colega 
Camila, mas voce sabe que nao fez o cancelamento, ou seja voce esta errada e o  atendimento da SRF, também ( mais ate pela responsabilidade do ato), pois sao normas fixada pela propria SRF, que teve seus motivos para fixar as mesmas, devido as constantes faltas de contribuintes, enfim, o que parece ser bom nao e , pois se degenera, o objectivo da norma estabelecida. mas Brasil e Brasil, por isso esta atrás do Siry Lanca e da Ucrânia, e somente a frente 2 pontos a frente do Afeganistão, pais em guerra constante. 
Boa sorte, se alguém quiser tentar, pode ser que a coisa ja se degenerou Brasil afora. Aqui no Rio , vale o escrito.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
Camila Santos

Camila Santos

Prata DIVISÃO 4, Analista
há 4 anos Segunda-Feira | 19 agosto 2019 | 15:14

Verdade Manoel mas existe muitas situações em que a falta acontece por problemas no transito, saúde, etc..
Abrir exceção para estes tipos de situações com as devidas justificativas é uma ótima ajuda em situações que não se pode esperar trinta dias para resolver.  

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 20 agosto 2019 | 08:04

Colega, concordo e acho valida a ideia, mas como existem muitos espertinhos, seia impraticável, melhor solução seria um funcionário  CORINGA, para resolver essas situações, alias , em algumas agências, depende da chefia, ja fazem isso
Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
juliana cristina simoes

Juliana Cristina Simoes

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 14 janeiro 2020 | 13:59

Boa tarde Manoel. Ve se consegue me ajudar. Na antecipaçao da entrega de documentação na Receita ficou faltando a certidao de nascimento das minhas filjhas. Vc sabe me dizer se consigo fazer juntada pelo site com certificacao digital ou devo comparecer na Delegacia Fiscal pessoalmente?
Obrigada

Sthefann

Sthefann

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 4 anos Quarta-Feira | 26 fevereiro 2020 | 14:47

Boa tarde Manoel, se possível poderia me ajudar, eu recebi de uma  causa trabalhista e o imposto de renda foi retido, ao fazer a declaração veio a seguinte frase "Os valores de imposto de renda retido na fonte informados em sua declaração, relativo aos CNPJ/CPF abaixo relacionados, não foram confirmados pelas fontes pagadoras à Receita Federal", fiz a retificação e entreguei entreguei pessoalmente o processo judicial e pedi "Análise por antecipação de atendimento", porém dia 20/02 completou-se um ano que minha declaração está em análise, como devo proceder nesse caso?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.