x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 1

acessos 528

Ativo de Contingencia

Giovanna Vieira

Giovanna Vieira

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 28 novembro 2017 | 16:03

Boa tarde, semana passada eu fiz uma prova de Teoria da Contabilidade, e uma das questões pedia o conceito de Ativo de Contingencia, um exemplo, e onde ele ficaria classificado no balanço. Mas eu queria saber qual o melhor exemplo de Ativo de contingencia.
Alguém poderia me explicar? Foi a unica questão que realmente fiquei numa dúvida cruel.

Geórgia Beatriz Pereira Bittencourt

Geórgia Beatriz Pereira Bittencourt

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 29 novembro 2017 | 08:46

Bom dia Giovanna,

Exemplo de ativo em contingênci:


Garantias:

Uma montadora dá garantia de dois anos para determinada linha de veículos a partir da data da venda pela concessionária. Baseada em experiências passadas, a montadora sabe que é provável que alguns dos veículos vendidos apresentem problemas nesses dois anos, que são cobertos pela garantia. Nesse caso, o fato gerador da obrigação é a venda do veículo pela concessionária, dando a garantia de dois anos, e é provável que, para alguns veículos, ocorra desembolso por parte da montadora. Nesse caso, deve ser constituída provisão para cobrir esses eventuais custos, baseada na melhor estimativa possível.

Esse é o típico exemplo de situação na qual a possibilidade de que a obrigação analisada isoladamente (um veículo) venha a ocorrer é menor que provável. Entretanto, a possibilidade de que parte da obrigação analisada de forma associada (em nosso exemplo, a linha de veículos) venha a ocorrer é provável. Dessa forma, uma provisão deve ser constituída.


Fonte e maiores informações: Clique aqui

Todo progresso acontece fora da zona de conforto. (Michael John Bobak)

Atenciosamente,

Geórgia Beatriz Pereira

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.