x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 477

Perda de notas emitidas.

André Aparecido Zancanaro

André Aparecido Zancanaro

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escritório
há 6 anos Quinta-Feira | 30 novembro 2017 | 14:00

Boa tarde amigos!
Alguém sabe o procedimento a ser feito quando uma empresa formata o computador e não faz o backup do sistema emissor e perde as notas emitidas do periodo, tem alguma forma de recupera-las.

Obrigado!

Thaina Almeida Proença

Thaina Almeida Proença

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Quinta-Feira | 30 novembro 2017 | 15:23

André Aparecido Zancanaro, boa tarde!

É possível recuperar notas fiscais através do Portal da NFe. A Sefaz possui um serviço para consulta da nota fiscal eletrônica, e além da consulta essa funcionalidade permite que você baixe nota por nota manualmente.
Para esse processo é necessário ter a Chave de Acesso da NFe

Não é possível baixar documentos perdidos sem a chave de acesso. Afinal, a chave de acesso é o identificador da nota fiscal e sem ela não é possível saber qual documento foi emitido.
Porém, uma alternativa é tentar encontrar suas notas através do WebService de Distribuição, um serviço na Sefaz que busca todos os documentos dos últimos 3 meses sem a necessidade da chave de acesso. Para realizar a busca basta ter o CNPJ e o certificado digital da empresa. Mas, mesmo sendo muito importante para o processo de recebimento de documentos, ele tem suas limitações:
Não é possível encontrar documentos mais antigos que 3 meses. Ou seja, ele não serve para documentos perdidos há muito tempo.
É um serviço voltado para o destinatário. O seu propósito é descobrir notas emitidas contra a empresa. Logo, não é útil para documentos perdidos pelo emitente.
Apenas alguns documentos podem ser baixados. A Sefaz não entrega todos os documentos dos contribuintes presentes na NFe. Confira nesta lista quais documentos cada ator da nota pode baixar.
Para o destinatário é necessário realizar a manifestação para baixar o documento.


http://blog.oobj.com.br/como-recuperar-notas-fiscais/

Atenciosamente,

Thainá Almeida Proença
Skype: thaina.proenca
E-mail: [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.