x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 1

acessos 1.355

Honorários Contábeis Cobrança Judicial

Elizabete Malta

Elizabete Malta

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 1 dezembro 2017 | 16:56

Boa tarde,

Seguinte, tenho um escritório de contabilidade na qual tem várias empresas que efetivamente sumiram deixando a responsabilidade e o abacaxi.
Estou estudando possibilidade de cobrança, por que aqui em Maceió muitos advogados já estão responsabilizando os contadores por problemas que os empresários criaram e por que mesmo abrindo só a empresa nosso nome consta como responsável técnico e fica nos órgão, assim não acho justo não cobrar nada para essas empresas que ainda estão com meu nome como responsável técnico mesmo que um valor minimo, porem tem empresas com 5 anos q os donos não aparecem bom enfim gostaria da opinião de vocês. Hoje tem muitas mudanças e muito trabalho, que os empresários e contadores(que pegam por valores mínimos) usam e abusam, não dá para ficarmos inertes quando trabalhamos certo e vem outros contadores fazem por um valor fora do mercado e ficamos na mão referente a nosso honorários!!!!

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 1 dezembro 2017 | 22:37

Elizabete Malta, boa noite.

A situação por você citada é recorrente e temos realmente que tomar as providências cabíveis visando reguardar nosso nome.

Se fizermos cobrança via cartório pelo fato de sermos responsáveis técnicos estaríamos concordando com as alegações dos advogados. Além do mais, a taxas cobradas pelos cartórios são consideráveis, sem que tenhamos a certeza de recebimento. Não apoio essa ideia.

O que fazer então?

Geralmente envio AR narrando ocorrido aos sócios (caso estejam em lugar incerto e não sabido, a própria devolução do AR já nos resguardaria), convocando-os para retirar documentação no escritório. Próximo passo seria baixar RT (Responsabilidade Técnica) nos órgãos competentes. Se tudo isso não for suficiente, cientificar CRC.

Dá trabalho, mas são maneiras de nos resguardarmos contra eventuais penalidades.

Quanto ao aviltamento na cobrança de honorários por alguns profissionais, sem comentários... melhor deixar para uma próxima oportunidade.

Att

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.