x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 6

acessos 1.096

Diferencial de aliquotas

ADRIANA DINIZ BRAGA

Adriana Diniz Braga

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 6 anos Segunda-Feira | 4 dezembro 2017 | 21:13

Boa noite a Todos!

O contribuinte do ICMS optante pelo Simples Nacional (Lei Complementar nº 123/2006) é responsável pelo recolhimento do Diferencial de Alíquotas nas operações de saídas de mercadorias enquadradas na Substituição Tributária, nas situações em que há acordo entre os Estados e o Distrito Federal.

Dúvida: Como deverá ser este procedimento? estou começando agora e, sinceramente, não sei como proceder, em relação a esta matéria. Alguém pode me ajudar com maiores informações?


Qutra coisa: Quanto ao Diferencial de Alíquotas instituído pela Emenda Constitucional nº 87/2015, a cobrança está suspensa desde a publicação da decisão do Supremo Tribunal Federal, que suspendeu a cláusula nova do Convênio ICMS 93/2015.

Dúvida: Ainda esta suspensa? o diferença de aliquotas que trata esta emenda constitucional é o devido em operações interestaduais com consumidor final não contribuinte do ICMS? Aquele que uma parte é da origem e outra do destino?

E em relação ao diferencial de aliquotas nas entradas de mercadorias? a empresa optante pelo simples nacional deverá recolher o diferencial de aliquotas nas operações interestaduais? é devido somente quando se tratar de material de uso e consumo e destinados ao ativo imobilizado?


Quem puder me ajudar serei muito grata.


Att

ADRIANA DINIZ BRAGA DE SOUZA
Jose Flavio da Silva

Jose Flavio da Silva

Ouro DIVISÃO 3, Atendente
há 6 anos Sábado | 9 dezembro 2017 | 10:58

Os optantes do simples não estão obrigados ao pagamento do DIFAL do Convênio 93/2015, suspensa responsabilidade por decisão do STF (ainda vigente).
2) O DIFAL em que o destinatário possui inscrição estadual é responsabilidade do destinatário, e não do fornecedor, portanto, não tem que se preocupar, também, com esse pagamento.