x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 577

Apuração Lucro Real Anual

Jessica

Jessica

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 5 dezembro 2017 | 14:13

Boa tarde.
Iniciamos a contabilidade de uma empresa em 01/11/2017. A mesma é tributada pelo lucro real anual.
Entendo que esse tipo de apuração é acumulado desde janeiro e somente se encerra o período em Dezembro, onde vejo se teve lucro ou prejuízo no exercício.
Porém, a antiga contabilidade me enviou um balancete encerrado em 31/10, o correto não seria eles ter enviado o balancete sem encerramento para que eu consiga dar continuidade com o saldo acumulado?

O Lucro acumulado de Janeiro a Dezembro estava em 16.023,50, eles me enviaram o balancete encerrado com o valor dos impostos já contabilizados no resultado e o lucro desse período na sua conta destinada.

Nesse caso como devo fazer? Solicitar a eles um balancete sem encerramento? Pois o correto é encerrar somente em Dezembro.

Grata.

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 6 anos Terça-Feira | 5 dezembro 2017 | 15:13

Boa tarde Jéssica!

Na verdade o antigo contador agiu corretamente, já que apesar de ser Luro Real, você tem a possibilidade de apurar trimestralmente o IRPJ e a CSLL, ou então fazer um balancete mensal de suspensão, quando a empresa tem prejuízos e os compensa com o lucro do mês ou ainda fazer o recolhimento mensal por estimativa.
como vocês vão responder apenas pelo período de novembro até dezembro, o que ficou pra trás é responsabilidade do antigo contador e por isso ele fez o encerramento.

Veja primeiro como foi apurado (mensal, trimestral ou estimativa) aí depois se for o caso você pede um sem as contas encerradas para dar a sua continuidade.


Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.