Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 3.031

Emissão de GTA por empresa

Diogo

Diogo

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 5 dezembro 2017 | 19:16

Boa tarde aos colegas,

Uma ajuda.

1) Certa pessoa possuia/possui Gado Bovino em nome da Pessoa Fisica (o qual na compra fez a Guia de transito animal - GTA - em nome da pessoa física)

2) A mesma pessoa Abriu uma empresa e usou os Gados Bovinos como parte do Capital Social.

3) Agora a Empresa está vendendo os gados bovinos.

4) Minha dúvida é como fica o GTA? (pois esta em nome da pessoa física).

Fui na Emdagro hoje e eles disseram que a empresa deveria ter cadastro para poder fazer o GTA. Mas a empresa não tem propriedade rural para se cadastrar.

Alguém saberia me ajudar? Como proceder?

Obrigado

Diogo

Diogo

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 11 dezembro 2017 | 22:53

Prezado Agnaldo agradeço,

1- para quem ele emitiu a GTA? Destinatário
R. Uma pessoa física (A) emitiu a GTA para o futuro sócio (B) dona da empresa (contra o CPF) Isso porque no momento da compra do gado a PJ não tinha sido constituída ainda. O futuro sócio (B) fez uma nota de entrada contra o CPF. Somente depois o futuro Sócio abriu a empresa, tirou o CNPJ.

O sócio usou os gados como capital inicial (social) e integralizou os gados.

2- para quem. emitiu a Nota fiscal de Venda?
R. A empresa iria emitir NF dos gados para outra pessoa Física (C) (mas ainda não emitiu)

Não emitiu porque para poder emitir a NF deverá fazer a GTA saindo em nome da empresa.


Obrigado,
Diogo

Diogo

Diogo

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 12 dezembro 2017 | 11:20

Prezado Agnaldo!

Bom dia!

Os gados foram usados para integralizar o capital.

Por exemplo: Capital Social R$ 100.000,00 (totalmente integralizados em Semoventes - Gado)

Os Gados estão em nome da empresa, fazem parte do Patrimonio Integralizado.

Acontece que apenas o GTA não foi transferido ainda da PF sócio para a empresa.


Eu penso que Esse caso é similar a Integralização de um carro:

Imagine que você tem um carro, valor R$ 30.000,00.

Você decide abrir uma empresa e usar o carro como capital inicial. Sendo que no contrato você colocaria assim:

"O capital social é R$ 30.000,00 integralizadas, neste ato na forma de Veículos....".

O carro passa a ser da empresa. Mas é certo que deve-se fazer a alteração no DETRAN e passar o carro da PF para a empresa.


Penso que com os Gados, deveria fazer uma alteração através do GTA da Pessoa Física do sócio para Empresa.

Acontece que a empresa Não tem Propriedade Rural par a alocar os gados (para fazer o GTA em nome da empresa será necessário essa informação)


Mas tudo bem...Agnaldo agradeço os esforços...rsrs


Diogo





O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.