x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 19

acessos 19.950

Contador Pessoa Física, Envio Sefip.

Nelson da Silva

Nelson da Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 7 dezembro 2017 | 15:14

Ola, Boa tarde a Todos.
Peço Ajuda aos colegas

Um contador que trabalha como autônomo, Deve enviar a Sefip dos seus clientes.
Sei que em um escritório se envia todas as Sefip com a chave .PRI do escritório.

Uma pessoa física consegue fazer a chave .PRI?
Deve se transmitir com certificado digital pelo convectividade social, cada cliente com seu certificado?
Existe alguma forma de fazer procuração para transmitir todos com o certificado com contador?

Espero a ajuda de vocês,

Obrigado a Todos

Gustavo Henrique

Gustavo Henrique

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Comercial
há 6 anos Terça-Feira | 20 fevereiro 2018 | 20:50

Boa noite!

Alguém pode dizer algo sobre isso, estou com a mesa duvida.

Estarei iniciando meu própio negocio como contador e me surgiu essa duvida de como vou poder enviar a sefip de meus clientes uma vez que serei autônomo e não terei o e-cnpj.

posso abrir um CEI? conseguir a chave PRI?


para mim agora seria ruim ter que abrir uma empresa pois alem de pagar as taxas terei que pagar outra anuidade junto ao CRC.


desde de já,obrigado!

Gustavo Henrique

Gustavo Henrique

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Comercial
há 6 anos Terça-Feira | 20 fevereiro 2018 | 23:26

Muito obrigado, Ana Paula!

estava ficando atordoado com isso já rsrs. ter que pagar duas anuidades pro conselho logo assim de inicio e ainda ter que pagar taxas para abri uma empresa, seria difícil...

mas me responde uma coisa o seu tomador de serviço, o cliente esta pagando algum imposto sobre o serviço prestado por você?

fui alertado que com o SEI irei pagar um INSS e imposto de renda mais acro, isso procede?

FRANCIELE NASCIMENTO

Franciele Nascimento

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 7 março 2018 | 21:22

Boa noite pessoal,

Também compartilho dessa dúvida, estou começando agora (esse mês) e como autônoma por enquanto, já havia pesquisado e em alguns lugares diz que precisa ter o CEI no certificado para conseguir enviar a Sefip dos clientes e por outro lado alguns aconselham a não criar o CEI e que é possível enviar a Sefip com o certificado do cliente, enfim, eu gerei um CEI mas estou na duvida se devo ou não pedir para incluir no e-CPF que vou fazer, só tenho dois clientes um ainda estou abrindo a empresa e outro era de outro contador a contador me disse que enviava com o e-CPF dela e que tem o CEI.

A dúvida é se eu usar o CEI vou ter que obrigatoriamente recolher INSS e IR independente do valor de honorários? Tem um valor mínimo de INSS e IR?

Eu consigo enviar a Sefip do cliente só com o certificado dele esse que já tem empresa usa o modelo A1.

Ah detalhe, eu trabalho registrada (já é descontado INSS) esses serviços que estou fazendo é por fora.

Agradeço muito se puderem me ajudar e desculpem tanta pergunta mas cada um fala uma coisa que fico cada vez mais em dúvida.

Franciele Nascimento
       Contadora
 Ponta Grossa – PR

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 5 anos Quinta-Feira | 5 abril 2018 | 11:13

Leandro Jose Santos da Silva

Não é necessário procuração para enviar a sefip. Basta enviar.

Precisa de procuração para acessar a parte do emrpegador ( consultar extrato fgts, fazer movimentações), essa procuração somente pode ser dada por outro certificado digital, ou seja o seu cliente tem que ter o certificado digital para poder de dar poderes de procurador, para que você possa acessar o restante dos serviços disponíveis.


Franciele Nascimento

Eu consigo enviar a Sefip do cliente só com o certificado dele esse que já tem empresa usa o modelo A1.


Sim, podes enviar com o certificado dele, geralmente não fazemos isso, pois todos os clientes teriam tal despesa, o que muitas vezes não é necessário para o mesmo.


A dúvida é se eu usar o CEI vou ter que obrigatoriamente recolher INSS e IR independente do valor de honorários? Tem um valor mínimo de INSS e IR?


Se você criar a sua empresa, seja ela através de CNPJ ou CEI, SIM terá que pagar impostos. Cada ''tipo'' de empresa tem sua tributação, cabe a você como contadora avaliar qual seria a melhor opção, O limite do INSS é o teto, e do IR deve seguir a tabela.

FRANCIELE NASCIMENTO

Franciele Nascimento

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 13 abril 2018 | 18:19

Boa tarde,

Wesley de Jesus Bastos, eu fiz o certificado A3 e inclui o CEI, enviei a Sefip sem movimento dele esse mês referente à março normalmente.
Como até agora não recebi honorários e meu primeiro cliente o CNPJ saiu em março enviei a Sefip dele também sem movimento com o meu certificado, na verdade não sei se era necessário enviar mas para me precaver eu enviei. Já o segundo cliente que era minha preocupação, pois ele tem funcionários, eu não precisei enviar pois a contadora antiga acabou enviando, vou ter que enviar somente em maio referente à abril.

Estefania Drechsler, obrigada pelo esclarecimento.

Franciele Nascimento
       Contadora
 Ponta Grossa – PR
FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 5 anos Sábado | 14 abril 2018 | 13:49

Boa tarde!

Tipos de certificação digital que possibilita a entrega da gefip sem ter procuração: A3, A1, PRI

Vale lembrar que o fato de você conseguir entregar a declaração gefip isso não o possibilitara os demais serviços, sendo assim é aconselhável que cada empresa tenha seu certificado ou outorgue poderes a seu representante.

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh
TAIANE FREITAS DA SILVA

Taiane Freitas da Silva

Iniciante DIVISÃO 4
há 5 anos Sexta-Feira | 25 maio 2018 | 15:23

Boa tarde,
Estou começando agora e gostaria de saber se podem me tirar algumas duvidas.

1- qual modelo de certificado devo fazer, para tal situação?
2- trabalho com carteira assinada, isso implica em alguma coisas , caso eu faça um CEI.
3- a empresa, na qual iriei realizar o envio de sefip é de meu marido e portanto não irei ter receitas sobre estes trabalho. Sendo assim se eu não tiver receita, tenho q pagar algum tributo?


obrigada!

Gustavo Henrique

Gustavo Henrique

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Comercial
há 5 anos Terça-Feira | 5 junho 2018 | 19:32

@Taiane Freitas da Silva, você pode abri um CEI e vincular esse CEI ao e-CPF, depois envia a primeira SEFIP sem movimento e pronto. com o certificado digital da empresa do sue marido você iara conseguir fazer uma procuração pro seu certificado. ou se não pretende prestar serviços a outras empresas pode enviar as informações pelo certificado da empresa do seu marido mesmo.

* Lembrando que antes de fazer o seu certificado tem que ja estar com o CEI aberto para pode vincular.

FRANCIELE NASCIMENTO

Franciele Nascimento

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 2 janeiro 2019 | 15:36

Boa tarde Higor Alves Silva!

Você pode entregar usando o certificado digital dos seus clientes, tenho feito isso, fiz o meu e-CPF com a matricula do CEI mas uso somente para enviar dos clientes que ainda não tem certificado digital.

Franciele Nascimento
       Contadora
 Ponta Grossa – PR
Aline

Aline

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 24 janeiro 2019 | 09:28

Franciele Nascimento


Eu também estou tentando enviar pelo certificado dos clientes, mas me da a mensagem que é possível criar apenas um responsável dentro da sefip.

Eu criei o responsável ( empresário) coloquei a empresa dele e enviei.

Agora iria precisar criar outro responsável ( administrador de outra empresa) para enviar de outra empresa.
Como vc tem feito?

FRANCIELE NASCIMENTO

Franciele Nascimento

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 24 janeiro 2019 | 09:41

Bom dia Aline,

Eu envio cada empresa em separado, cada uma com seu certificado, sempre deu certo, são somente duas por enquanto que envio mensalmente e elas tem certificado digital, as demais que estão sem movimento enviei com o meu certificado já que não é preciso enviar todo mês.

Franciele Nascimento
       Contadora
 Ponta Grossa – PR
Aline

Aline

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 24 janeiro 2019 | 13:01

Franciele

Meu caso é parecido também
As empresas tem os certificados delas e eu nao quero vincular um cei ao meu e-cpf
Então queria enviar pelo certificado delas.
Porém, quando ainda na sefip vou cadastrar ou exportar a outra empresa, diz que na sefip so pode ter um responsavel cadastrado.
Ai to sem saber o que fazer, pq o responsável que já está na sefip é o responsável pelo certificado e pela outra empresa que ja transmiti.
Preciso exportar uma segunda empresa com outro responsável.

Deu pra entender minha duvida?

FRANCIELE NASCIMENTO

Franciele Nascimento

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 24 janeiro 2019 | 18:18

Aline,


Se o certificado é e-CNPJ na Sefip cadastra também o responsável como CNPJ, talvez você esteja cadastrando o CPF do responsável na Sefip, tem que ser o CNPJ da empresa. Se for e-CPF dai sim cadastra o CPF na Sefip como responsável.

Franciele Nascimento
       Contadora
 Ponta Grossa – PR
KARINA

Karina

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 15 julho 2019 | 09:29

Bom dia, colegas!

Estou precisando de uma ajuda de vocês, por favor. Estou iniciando meus trabalhos como contadora, porém não tenho CNPJ e nem CEI e também não tenho a pretensão de fazer por agora, pelo seguinte motivo, eu trabalho com carteira assinada em um escritório de contabilidade e tenho apenas 3 clientes meus, sendo assim, por enquanto me traria muitos custos regularizar. 

Se tratando da minha dúvida é o seguinte: Esses 3 clientes meus são empresários individuais e optantes pelo simples nacional. Dois deles não possuem funcionários, então eu teria que enviar a sefip sem movimento, correto? Um desses clientes irá contratar uma funcionária, então terei que enviar a sefip normal, correto? 

Mas como fazer essas transmissões? Eu baixei o conectividade social, porém não consigo acessá-lo, pois me pede um código pri, que eu não tenho e sei que a caixa não gera mais. Sendo assim, a unica forma de eu fazer essas transmissões seriam pelo conectividade icp no site da caixa?


Eu tenho certificado digital e-cpf A1 e A3 e todos os meus clientes tem certificado digital e-cpf A3.


Seria possível eu transmitir as sefips através do próprio certificado deles? Para que eu não precise fazer um cnpj ou cei para mim?


Caso seja possível, como eu procedo? Pois já entrei no conectividade ICP e não conseguir achar a opção para gerar o arquivo e transmitir.


Mais um detalhe, eu não tenho sistema para gerar o arquivo, pretendo fazer dentro do conectividade mesmo.


Se alguém puder me ajudar eu agradeço muito.


Att,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.