x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE PÚBLICA

respostas 6

acessos 2.314

Início na carreira pública

Adeline Simão

Adeline Simão

Iniciante DIVISÃO 3
há 6 anos Sábado | 9 dezembro 2017 | 20:49

Vou assumir como contadora numa prefeitura e não tenho experiencia na área, tendo apenas conhecimento teórico, e diante disso, gostaria de saber quais as principais rotinas contábeis em prefeituras, e o que eu devo fazer assim que chegar.
Peço encarecidamente que me ajudem, pois não haverá um contador experiente pra me ajudar com os trabalhos. Desde já agradeço e peço aos contadores experientes na área que me auxiliam nesse meu novo desafio. Obrigada!

Everton da Rosa

Everton da Rosa

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 11 dezembro 2017 | 08:17

Adeline Simão, em qual estado é a prefeitura que você vai assumir? Isso ajuda saber, pois cada Tribunal de Contas estadual tem peculiaridades que você precisa atender.

As rotinas envolvem basicamente envio de informações e publicações de relatórios dentro de determinados prazos.

Em geral, temos:

RREO
RGF
SIOPS
SIOPE
SICONFI
Envio de dados ao TCE
DCTF
DAIR e outros demonstrativos previdenciários, se o município tiver RPPS
etc.

Everton da Rosa
Contador
CRC RS 076595/O-3
Adeline Simão

Adeline Simão

Iniciante DIVISÃO 3
há 6 anos Sábado | 23 dezembro 2017 | 17:43

Everton, obrigada pelo retorno!

O município é do Estado do Paraná, estou pesquisando todas as informações públicas sobre relatórios e demonstrativos da entidade, tentando me preparar, dentro do possível. No entanto, surgem diversas dúvidas em relação a elaboraçao de relatórios, do orçamento, alimentação do sistema, conciliações bancárias, empenhos. Enfim, sobre a rotina de trabalho.

Everton da Rosa

Everton da Rosa

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 26 dezembro 2017 | 08:29

Adeline Simão ,

O MCASP (Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público), o MDF (Manual de Demonstrativos Fiscais) e as Lei 4.320/64 e de Responsabilidade Fiscal (LC n. 101/2000) devem ser seus melhores amigos e conselheiros.

Everton da Rosa
Contador
CRC RS 076595/O-3
ISRAEL CARLOS DANTAS MOURA

Israel Carlos Dantas Moura

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 28 dezembro 2017 | 22:53

Olá Adeline Simão,

De inicio seja bem vinda a área, fico feliz por você.
Vamos lá, também sou novato na área pública e iniciei no começo do ano. Além de muito estudo nos itens citados pelo nobre colega Everton da Rosa, sugiro que você procure um contador que já trabalhe na área pública a um certo tempo e peça uma assessoria ao mesmo, porque cada TCE tem algumas particularidades que terminam por trazer problemas se não se atentar a elas, a título do meu caso o TCE-PB, que tem muitas, mas muitas resoluções internas que puxam bastante do contador. Muito importante também é utilizar um bom sistema de contabilidade pública que atue diretamente com o TCE do seu estado, isso vai contar muito. Foque nesses três elos: "Estudo, uma assessoria de um contador mais experiente na pública e um bom sistema que tenha experiência com o TCE do seu estado".

Contabilidade de Prefeitura chega a ser bem complicada e existem alguns macetes para ajudar seu cliente a não se meter em problemas futuros, portanto muito foco. Desejo tudo de bom e qualquer coisa estarei a disposição.

Forte abraço

Adeline Simão

Adeline Simão

Iniciante DIVISÃO 3
há 6 anos Sexta-Feira | 29 dezembro 2017 | 09:46

Olá Israel Carlos Dantas,

Obrigada! E agradeço também por compartilhar sua experiência. Estou tentando me antecipar e ir estudando sobre as exigências do TCE e tudo mais, quanto ao auxílio de um contador na área púbica, acredito que isso seja um pouco mais complicado, mas tentarei buscar orientação. Como só tenho o conhecimento teórico, algumas coisas ainda me parecem confusas, por não entender como funcionam na prática. Agradeço as orientações, serão de grande ajuda!

Abraço

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.