Contábeis o portal da profissão contábil

16
Jan 2018
17:15

BUSCAR NO FÓRUM

buscar

Início na carreira pública

6respostas
789acessos

Adeline Simão

Usuário Novo

profissão
mensagens4
pontos31
membro desde18/05/2013
Postada:Sábado, 9 de dezembro de 2017 às 20:49:43
Vou assumir como contadora numa prefeitura e não tenho experiencia na área, tendo apenas conhecimento teórico, e diante disso, gostaria de saber quais as principais rotinas contábeis em prefeituras, e o que eu devo fazer assim que chegar.
Peço encarecidamente que me ajudem, pois não haverá um contador experiente pra me ajudar com os trabalhos. Desde já agradeço e peço aos contadores experientes na área que me auxiliam nesse meu novo desafio. Obrigada!
Everton da Rosa

Usuário 4 Estrelas Novas

profissãoContador(a)
mensagens394
pontos3.057
membro desde28/07/2007
cidadeIndependencia - RS
Postada:Segunda-Feira, 11 de dezembro de 2017 às 08:17:36
Adeline Simão, em qual estado é a prefeitura que você vai assumir? Isso ajuda saber, pois cada Tribunal de Contas estadual tem peculiaridades que você precisa atender.

As rotinas envolvem basicamente envio de informações e publicações de relatórios dentro de determinados prazos.

Em geral, temos:

RREO
RGF
SIOPS
SIOPE
SICONFI
Envio de dados ao TCE
DCTF
DAIR e outros demonstrativos previdenciários, se o município tiver RPPS
etc.

Everton da Rosa
Contador
CRC RS 076595/O-3

3 pessoas aprovaram essa mensagem.

Adeline Simão

Usuário Novo

profissão
mensagens4
pontos31
membro desde18/05/2013
Postada:Sábado, 23 de dezembro de 2017 às 17:43:28
Everton, obrigada pelo retorno!

O município é do Estado do Paraná, estou pesquisando todas as informações públicas sobre relatórios e demonstrativos da entidade, tentando me preparar, dentro do possível. No entanto, surgem diversas dúvidas em relação a elaboraçao de relatórios, do orçamento, alimentação do sistema, conciliações bancárias, empenhos. Enfim, sobre a rotina de trabalho.
Everton da Rosa

Usuário 4 Estrelas Novas

profissãoContador(a)
mensagens394
pontos3.057
membro desde28/07/2007
cidadeIndependencia - RS
Postada:Terça-Feira, 26 de dezembro de 2017 às 08:29:47
Adeline Simão ,

O MCASP (Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público), o MDF (Manual de Demonstrativos Fiscais) e as Lei 4.320/64 e de Responsabilidade Fiscal (LC n. 101/2000) devem ser seus melhores amigos e conselheiros.

Everton da Rosa
Contador
CRC RS 076595/O-3
Adeline Simão

Usuário Novo

profissão
mensagens4
pontos31
membro desde18/05/2013
Postada:Terça-Feira, 26 de dezembro de 2017 às 09:13:27
Everton da Rosa,

Muito obrigada pelas orientações!
profissãoContador(a)
mensagens10
pontos179
membro desde25/01/2013
cidadeFrei Martinho - PB
Postada:Quinta-Feira, 28 de dezembro de 2017 às 22:53:25
Olá Adeline Simão,

De inicio seja bem vinda a área, fico feliz por você.
Vamos lá, também sou novato na área pública e iniciei no começo do ano. Além de muito estudo nos itens citados pelo nobre colega Everton da Rosa, sugiro que você procure um contador que já trabalhe na área pública a um certo tempo e peça uma assessoria ao mesmo, porque cada TCE tem algumas particularidades que terminam por trazer problemas se não se atentar a elas, a título do meu caso o TCE-PB, que tem muitas, mas muitas resoluções internas que puxam bastante do contador. Muito importante também é utilizar um bom sistema de contabilidade pública que atue diretamente com o TCE do seu estado, isso vai contar muito. Foque nesses três elos: "Estudo, uma assessoria de um contador mais experiente na pública e um bom sistema que tenha experiência com o TCE do seu estado".

Contabilidade de Prefeitura chega a ser bem complicada e existem alguns macetes para ajudar seu cliente a não se meter em problemas futuros, portanto muito foco. Desejo tudo de bom e qualquer coisa estarei a disposição.

Forte abraço
Adeline Simão

Usuário Novo

profissão
mensagens4
pontos31
membro desde18/05/2013
Postada:Sexta-Feira, 29 de dezembro de 2017 às 09:46:47
Olá Israel Carlos Dantas,

Obrigada! E agradeço também por compartilhar sua experiência. Estou tentando me antecipar e ir estudando sobre as exigências do TCE e tudo mais, quanto ao auxílio de um contador na área púbica, acredito que isso seja um pouco mais complicado, mas tentarei buscar orientação. Como só tenho o conhecimento teórico, algumas coisas ainda me parecem confusas, por não entender como funcionam na prática. Agradeço as orientações, serão de grande ajuda!

Abraço

Você precisa ser cadastrado para responder mensagens

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

POSTS RELACIONADOS

WebContábeis Conteúdo contábil atualizado e de qualidade em seu site.

Desconto de 10% na mensalidade dos planos básicos de conteúdo.

conheça mais

Facebook

x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso. Página carregada em 0.05 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimarães | Rogério César