x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 4

acessos 5.804

A contabilidade vai acabar?

Iago Gouveia Alves

Iago Gouveia Alves

Iniciante DIVISÃO 1, Vendedor(a)
há 6 anos Domingo | 10 dezembro 2017 | 17:35

Olá,Boa tarde
Estou desesperado,pois começo em 2018.1 minha graduação em C.C.Estava muito feliz por ter conseguido um bolsa 100% pelo prouni
e desde o meio do ano pra cá,surgiu um assunto que a C.C vai ser substituida por programas e software.Pergunto a vcs isso realmente vai acontecer?estou muito triste pois vou ter que estudar novamente para o enem e conseguir outra bolsa para outro curso.Me ajudem por favor.

Labor-Contábil
Articulista

Labor-contábil

Articulista , Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 11 dezembro 2017 | 07:38

Iago, a contabilidade não vai acabar!

Já se falou muito sobre isso. Desde minha época como estudante existem softwares e programas que auxiliam o contador em seu trabalho. Isso é mais do que necessário para facilitar a nossa vida.

Com esses softwares e programas podemos nos dedicar a funções administrativas, relacionadas à gerência, tendo a oportunidade de ser mais do que um funcionário operacional.

Os jornais e revistas impressos acabaram? Não! O que aconteceu foi que com a internet as editoras passaram a oferecer mais um serviço, com notícias instantâneas em suas páginas e conteúdos exclusivos na rede.

E veja: em todas as profissões a automação dos trabalhos é mais do que natural e faz parte do mundo contemporâneo. Já imaginou como seria a medicina sem os aparelhos e outras ferramentas desenvolvidas para auxiliar os trabalhos em hospitais e postos de saúde?

Labor-Contábil - Contabilidade e Assessoria Empresarial
Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 14 dezembro 2017 | 11:05

Iago, bom dia

Complementando as respostas dos colegas, vou expor meu ponto de vista, que permanece o mesmo desde a última vez que falei sobre isso por aqui.

A tecnologia está cada vez mais presente em nosso dia-a-dia, é impossível remar contra essa maré. A contabilidade é um setor que está sendo muit afetado no Brasil, pelo menos em princípio, pela tecnologia.

Cada vez mais os processos serão automatizados e a função do contador ficará mais de um analista e consultor. Mas ao meu ver, o intelectual no seu profundo nunca será substituído. Até porque nossa área tem diversos procedimentos que necessitam do ser humano.

Meu conselho é sempre se reinventar, se manter atualizado, principalmente no mundo tecnológico. E o principal, pensar! O pensamento é o que nos torna humanos, é o nosso diferencial e cabe a nós saber aproveitar esse privilégio da melhor forma possível.

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br
Bernard Xavier

Bernard Xavier

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 20 dezembro 2017 | 09:47

Talvez o máximo que aconteça é a facilidade dos softwares para impostos, e ficaremos mais com os trabalhos de padrões contábeis (IFRS por exemplo), e todas as criatividades que o mundo contábil possa apresentar. Empresas de consultoria tributária acham que no futuro o trabalho deles não seria algo rentável, por conta dessa comunicação da tecnologia com empresas e fisco.... Porém, enquanto nossa legislação ainda for complexa, ainda temos muitos empregos por aí.

Abs, Bernard.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.