x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 1.281

Responsabilidade Recolhimento diferença ICMS

Maria Celia

Maria Celia

Iniciante DIVISÃO 2, Sócio(a) Proprietário
há 6 anos Segunda-Feira | 11 dezembro 2017 | 23:43

Olá... Recentemente eu abri uma pequena loja na Bahia, meu enquadramento é como MEI e o ramo é artigos de Papelaria, brinquedos, presentes. Tenho feito várias compras de fora do Estado e sempre sou informada pela diferença de alíquota e antes que a mercadoria circule eu faço o pagamento da diferença é fica tudo certo. Porém, no final de novembro eu fiz uma compra vinda do estado de Santa Catarina e não fui alertada sobre a cobrança do imposto, o fornecedor emitiu a nota e a mercadoria foi apreendida quando entrou na Bahia e agora além da diferença de ICMS estão cobrando uma multa. O fornecedor está alegando que seria minha a responsabilidade de calcular e fazer o recolhimento da diferença. Gostaria de saber se esta alegação quanto ao cálculo procede? Agradeço desde já.

Jose Flavio da Silva

Jose Flavio da Silva

Ouro DIVISÃO 3, Atendente
há 6 anos Terça-Feira | 12 dezembro 2017 | 11:03

O MEI é um tipo de ME e como tal paga o ICMS ST, ICMS antecipado e difal.
Não foi dito qual o ICMS está sendo exigido, se difal, ICMS ST ou ICMS antecipado.
Caso seja produtos para revenda e esteja sujeita ao regime de substituição em que exista Convenio/Protocolo ICMS entre Santa Catarina e Bahia a responsabilidade pode recair tanto no remetente, como no destinatário. Acaso o fornecedor não inscrição de substituto na Bahia, tampouco tenha enviado a GNRE, então, o destinatário arca com a responsabilidade do pagamento diretamente ao Fisco da Bahia.
Não entendi a questão de multa porque somente existe multa quando existe uma infração, exigida via auto de infração.
A simples espera do pagamento na fronteira não é motivo de multa! certamente, se estão exigindo multa, é porque existe alguma irregularidade não informada no questionamento.