x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 1.715

ICMS ST na compra e venda

CAMILA

Camila

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 15 dezembro 2017 | 15:59

Somos comércio atacadista. Compramos do estado do PR o produto ncm 34029090 através do cfop 6401 com destaque e recolhimento do icms/st
Assim, para vendas internas no RS, qual cfop utilizarmos? Há de se fazer algum destaque e recolhimento em nota?
E, nos casos que revendermos o produto a pjatacadista ou varejista em operações interestaduais onde há protocolo, devo proceder retenção novamente uma vez que esse produto na compra ja teve a retenção feita?

Jose Flavio da Silva

Jose Flavio da Silva

Ouro DIVISÃO 3, Atendente
há 6 anos Sexta-Feira | 15 dezembro 2017 | 17:00

Resumindo, sendo conciso, funciona assim:
Paraná reteve a favor do RS ou então o atacadista pagou diretamente a favor do RS a ST. Internamente não existe destaque pois na ST o ICMS está pago até o consumidor final - CFOP 5405.
Quando revender para outro Estado retém o ICMS a favor do Estado de destino e como pagou na operação anterior peça o ressarcimento ao Rio Grande do Sul, pois a mercadoria não foi revendida internamente no RS, portanto, o RS terá que devolver o ICMS (ressarcimento).

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.