x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 812

acessos 215.605

Rais 2018 *** Ano Base 2017

Narayana Carvalho Cardoso

Narayana Carvalho Cardoso

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 26 fevereiro 2018 | 14:25

Muitíssimo obrigada, colegas!

Só vou ficar bem incomodada de colocar na "data de encerramento das atividades" a data da entrega e não efetivamente a data em que dei baixa na empresa!

Valeu mesmo.

juliana

Juliana

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 6 anos Segunda-Feira | 26 fevereiro 2018 | 16:34

Colegas, boa tarde.

Por gentileza, gostaria de pedir a ajuda de vocês em dois casos...

1 - Funcionário sai de férias em 26/12/2016 (o pagamento TOTAL das férias foi pago no mês 12/2016, dois dias antes 24/12/2016). No recibo de pagamento sai férias em 12/2016 e janeiro de 2017, eu sigo as bases ou tenho que colocar pelo próprio pagamento? Eu tenho que informar a base do FGTS E INSS como no rev=cibo de pagamento?

2 - Nos casos de desligamento com aquele aviso da Lei 12546/2011, eu coloco no desligamento o data projetada ou a data dop desligamento? (sempre no termo de rescisão a data de desligamento não é somada com os dias da lei, sendo que esses dias da lei eu conto na mao e anoto apenas nas observações gerais da carteira.

Obrigada desde já

paulo spinola

Paulo Spinola

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 27 fevereiro 2018 | 12:36

Graciane Alves Vitorino,

Boa Tarde!

Como você resolveu a questão do afastamento motivo 70 na Rais ? eu uso o sistema Folhamatic e o mesmo trouxe alguns afastamentos de ferias com este código, pesquisei algumas coisas na internet e não achei nada que falasse sobre a necessidade de informar as "ausências / afastamentos" oriundos do gozo de férias. ..creio que o sistema os trouxe equivocadamente...

Graciane Vitorino

Graciane Vitorino

Prata DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Quarta-Feira | 28 fevereiro 2018 | 10:57

Paulo, infelizmente não consigo resolver.
Já liguei pra central da RAIS, e pro sistema da folhamatic e eles não conseguem me dar uma informação.


Tambem pesquisei e nada. Mas tive uma teoria, o sistema da folhamatic tem as férias como um evento de afastamento, pra lançar na gfip e tudo mais. Só que na hora que exporta para a rais, por ele ser um tipo de afastamento no sistema, ele acaba entrando como afastamento na rais também. Porém não faz sentido pra mim ser um afastamento sem remuneração, pois férias tem remuneração sim, tanto que aparece o valor pago nos campos anteriores.

Atenciosamente.
Sandra Leal

Sandra Leal

Ouro DIVISÃO 1
há 6 anos Quarta-Feira | 28 fevereiro 2018 | 14:55

Boa tarde,

o período de gozo de férias do funcionário deve ser informado em afastamento no código 70?

Lucas Silva

Lucas Silva

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Quarta-Feira | 28 fevereiro 2018 | 15:26

Não precisa informar as férias como afastamento, se o programa de folha de vocês informa é só excluir o afastamento
A alteração que férias causa é somente no campo remuneração mensal, que o valor das férias + 1/3 vai estar somado no mês do gozo ( pode conferir se bate, olhando se está o mesmo valor mensal que tiver sido informado na GFIP e recolhido o FGTS)

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 6 anos Quinta-Feira | 1 março 2018 | 08:45

Bom dia, pessoal.

Tenho duas empresas que encerraram suas atividades no mês de fevereiro, como faço para entregar a Rais delas, sendo que no GDRAIS 2018, está dando erro no arquivo? Espero até o próximo ano para entregar?

Att;

Graciane Vitorino

Graciane Vitorino

Prata DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Quinta-Feira | 1 março 2018 | 09:56

Bom Dia amigos
estou com uma dúvida,
fiz a transferencia de funcionários de uma empresa cei para a empresa cnpj.
agora tenho que informar isso na rais,
Na empresa CEI, no campo tipo de admissão eu devo colocar o código 04 (transferencia de empregados sem onus para a cedente) e na empresa CNPJ a mesma coisa ?

Atenciosamente.
Priscila Veiga Barboza

Priscila Veiga Barboza

Prata DIVISÃO 2, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 6 anos Sexta-Feira | 2 março 2018 | 15:36

Boa tarde Tainara,

Eu sempre envio no momento em que recebo a baixa! Acaba sendo antecipado, mas nunca deu problema.

E passamos a fazer desde que alguns Sindicatos pediam as Rais de Baixa para cancelar certas cobranças.

Cordialmente,

Priscila Veiga Barboza
Recursos Humanos
Cinthya

Cinthya

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Segunda-Feira | 5 março 2018 | 17:03

Boa tarde,

gostaria de uma ajuda pois estou com erros no envio da declaração de uma determinada empresa, os dois funcionários tiveram sua rescisão por acordo entre empregado e empregador e surge o erro:

"2363 - A verba Valor de Multas Rescisórias não deve ser informada para o tipo de Desligamento informado.
2363 - A verba Valor de Férias Indenizadas não deve ser informada para o tipo de Desligamento informado."


Alguém me ajuda ou sabe como proceder ? pois perguntei a Rais e ao suporte do meu sistema e um fica jogando o erro pro outro e não sei como proceder

Agradeço desde já !

Leidyanne luiz da silva

Leidyanne Luiz da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 5 março 2018 | 21:09

Boa tarde

Estou com o mesmo erro da Cinthya.

Rescisão por acordo e o erro na Rais.

"2363 - A verba Valor de Multas Rescisórias não deve ser informada para o tipo de Desligamento informado.
2363 - A verba Valor de Férias Indenizadas não deve ser informada para o tipo de Desligamento informado."


Ou se realmente não tenho que mandar esses valores contradizendo o próprio Manual da Rais.

Leidyanne Silva

"A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez."
Narayana Carvalho Cardoso

Narayana Carvalho Cardoso

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 6 março 2018 | 10:53

Bom dia Bruna!

Aconteceu a mesma coisa comigo, encerrei a empresa em fevereiro. Fui orientada aqui a entregar a RAIS referente a baixa antecipada agora em 2018 mesmo. Veja a resposta que a Elaine me deu:

"Bom dia,

Porta da RAIS:

Encerramento de atividades
"Encerramento das atividades no decorrer de 2018 o estabelecimento pode antecipar a entrega da declaração, utilizando o programa GDRAIS 2017 e informar no campo data de encerramento, o dia, mês e ano de quando está sendo declarada a RAIS (no formato DD/MM/AAAA), bem como a data de desligamento dos empregados. A RAIS do ano-base 2017 também deverá ser declarada, caso ainda não tenha sido entregue.
Observação: no caso de entrega antecipada da declaração da RAIS de 2018, é necessário entregar também a declaração da RAIS do ano-base 2017.""

Marcos

Marcos

Prata DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Quarta-Feira | 7 março 2018 | 11:50

bom dia pessoal

alguém por favor poderia me auxiliar

a declaração da um erro assim 0040 - horas extras - preenchimento de informações invalidas.


alguém pode me auxiliar como deve ser esse preenchimento por favor.

Cinthya

Cinthya

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Quarta-Feira | 7 março 2018 | 11:59

Olá Leidyanne

entrei em contato no FALE CONOSCO e a pessoa me informou exatamente assim :

a própria mensagem de erro dá o caminho para a correção.

ou seja , no caso vou zerar os valores, pelo meu entendimento ..
mesmo assim no manual não informa isso, no final mesmo estou perdida e não sei o que fazer rs

RAMILA PEREIRA DA SILVA

Ramila Pereira da Silva

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 7 março 2018 | 13:50

Estou enviando rais e me da a seguinte advertência:

a remuneração informada no mes da admissão nao corresponde ao total de dias trabalhados

pois bem o salario contratual do funcionário é de R$984,13 mensal, a data da admissão é 01/01/2017, sendo assim o valor do salario dele seria os 984,13 certo? porem o programa nao aceita, alguém me socorre?

Caroline Souza

Caroline Souza

Prata DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Quinta-Feira | 8 março 2018 | 09:06

Pessoal, bom dia!

Estou tentando transmitir a RAIS, há dois dias, porém da sempre esse erro: "Erro ao realizar a transmissão de declaração. Por favor tente novamente"
Meu java está atualizado e não sei o que fazer.
Mais alguém com esse problema para me ajudar ?
Grata

" Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente. Quem sobrevive é o mais disposto a mudanças”
KYANY MACHADO LAGEMANN

Kyany Machado Lagemann

Prata DIVISÃO 1, Assistente Recursos Humanos
há 6 anos Quinta-Feira | 8 março 2018 | 13:37

Boa Tarde Maria Isabel,

Como disse, São Apenas "AVISOS " que o sistema dá para que antes de enviar você verifique se é isso mesmo a informação, mas Não que estaria Errado.
Para mim aparece também esse aviso 2405- A remuneração informada no mês de desligamento não corresponde ao total de dias trabalhados."

Isso é porque normalmente o funcionário não trabalhou o mês cheio, então o valor de salario Base dele é um, e os dias trabalhados no mês da rescisão são outros.

Comigo aconteceu para algumas empresas isso no caso de Admissão também, pois registramos o funcionário com um determinado salario mas se ele entrou na metade do mês, irá ganhar MENOS do que aquele salario, por isso a RAIS gera esse aviso creio eu!!!!

Caso alguém discorde, pode me auxiliar também por favor, pois esse seria o meu entendimento!!!!

Espero ter ajudada Maria Isabel.

Página 20 de 28

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.