x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 812

acessos 215.678

Rais 2018 *** Ano Base 2017

Amanda Furtado

Amanda Furtado

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Quinta-Feira | 15 março 2018 | 10:32

Gente, bom dia. Eu nunca enviei a Rais e tô com uma dúvida: as férias devem ser informadas? Tô importando o arquivo do sistema que utilizo, mas ele só manda os valores de salário. Quando fui gravar, ele deu uns avisos de que alguns funcionários em determinados meses estavam recebendo menos que o minimo vigente. Deixo assim ou informo as férias?

Amanda Furtado

Amanda Furtado

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Quinta-Feira | 15 março 2018 | 10:32

Gente, bom dia. Eu nunca enviei a Rais e tô com uma dúvida: as férias devem ser informadas? Tô importando o arquivo do sistema que utilizo, mas ele só manda os valores de salário. Quando fui gravar, ele deu uns avisos de que alguns funcionários em determinados meses estavam recebendo menos que o minimo vigente. Deixo assim ou informo as férias?

KAREN

Karen

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Depto. Pessoal
há 6 anos Quinta-Feira | 15 março 2018 | 11:52

Bom dia!

tenho uma empresa cuja CCT diz que, quando dispensado, o trabalhador cumpre somente 30 dias de aviso e o restante do aviso será Indenizado.
Pois bem, um aviso foi dado em dezembro/17, onde o funcionário trabalhou até 30/12 e os demais dias foram indenizados, sendo sua projeção em janeiro/2018.

Como informo na RAIS ref. ao mês 12/2017?
Informo somente os dias trabalhados e 13º no ano, e não informo a rescisão?
E em 2018 informarei o aviso indenizado, férias e 13º indenizado?

Obrigada!

Talyta Sobrinho

Talyta Sobrinho

Iniciante DIVISÃO 4, Estagiário(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 15 março 2018 | 12:08

Estou precisando excluir uma pessoa da RAIS e não tenho a declaração só o CREA, não tenho o CPF nem o nome do responsável. Na verdade tenho, porém só diz que está incorreto. Tem como eu saber o nome e CPF do responsável? Se eu ligar eles dizem??

Nataly Menezes

Nataly Menezes

Bronze DIVISÃO 3, Sócio(a) Proprietário
há 6 anos Quinta-Feira | 15 março 2018 | 12:11

Olá pessoal, boa tarde!

Estou tentando transmitir a RAIS, mas está aparecendo o seguinte erro: "Certificado Digital(CNPJ/CPF) incompatível com o CNPJ/CPF do Responsável pela Declaração".

Estou usando o Certificado da Contabilidade, mas já conferi os dado e estão todos certos!

Alguém saberia me ajudar?

Marcos Oliveira da Silva

Marcos Oliveira da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Quinta-Feira | 15 março 2018 | 14:22

Olá pessoal, boa tarde!

Estou tentando transmitir a RAIS, mas está aparecendo o seguinte erro: "Certificado Digital(CNPJ/CPF) incompatível com o CNPJ/CPF do Responsável pela Declaração".

Estou usando o Certificado da Contabilidade, mas já conferi os dado e estão todos certos!

Alguém saberia me ajudar?


Olá, na hora de gerar o arquivo no programa que vc usa, há um campo referente aos dados do responsável pelas informações? tive um problema idêntico em umas das prefeituras que eu atuo, apenas alterei os dados peguei o certificado digital que estava com as mesmas informações do responsável pela declaração.

Angélica Conceição dos Santos Silva

Angélica Conceição dos Santos Silva

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Quinta-Feira | 15 março 2018 | 14:55

Boa tarde,
Alguém pode esclarecer uma dúvida, por favor.

Na contabilidade que trabalho passamos a ser responsáveis por uma empresa em 10/2017, ou seja, os funcionários demitidos até 09/2017 nós não temos o registro deles em nosso sistema, temos apenas a Ficha Financeira que a antiga contabilidade nos enviou.
Minha dúvida é a seguinte...
Devo fazer a declaração RAIS desses funcionários demitidos entre 01/2017 a 09/2017? Ou é de responsabilidade da antiga contabilidade?

Desde já agradeço,

Att. Angélica.

Marcos Oliveira da Silva

Marcos Oliveira da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Quinta-Feira | 15 março 2018 | 15:06

Boa tarde,
Alguém pode esclarecer uma dúvida, por favor.

Na contabilidade que trabalho passamos a ser responsáveis por uma empresa em 10/2017, ou seja, os funcionários demitidos até 09/2017 nós não temos o registro deles em nosso sistema, temos apenas a Ficha Financeira que a antiga contabilidade nos enviou.
Minha dúvida é a seguinte...
Devo fazer a declaração RAIS desses funcionários demitidos entre 01/2017 a 09/2017? Ou é de responsabilidade da antiga contabilidade?

Desde já agradeço,

Att. Angélica.


Olá Angélica, ao meu ver, vocês devem sim declarar todos os funcionários da empresa no ano-base, foi mudado a responsabilidade de envio, as informações dos colaboradores são as mesmas.

Flávia

Flávia

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 6 anos Quinta-Feira | 15 março 2018 | 15:06

Boa Tarde estou com um problema no envio da Rais tem um funcionário que esta afastado o cód esta como 40, mas da erro falando que precisa de remuneração no mas ele esta afastado a anos já por auxilio doença.
Oque eu faço pra enviar?

ROSIMERE ALVES SILVA

Rosimere Alves Silva

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Recursos Humanos
há 6 anos Quinta-Feira | 15 março 2018 | 15:13

Boa tarde!

1º Vez gerando a Rais, alguém pode me auxiliar?

Ao gerar o arquivo está dando inconsistência funcionário com valores de rendimento negativo, todos que estão com essa inconsistência são funcionários demitidos, e o valor negativo esta no mês da rescisão, como pode valor está dando negativo se a rescisão foi valores super altos?


Att.

ROSIMERE ALVES SILVA

Rosimere Alves Silva

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Recursos Humanos
há 6 anos Quinta-Feira | 15 março 2018 | 15:13

Boa tarde!

1º Vez gerando a Rais, alguém pode me auxiliar?

Ao gerar o arquivo está dando inconsistência funcionário com valores de rendimento negativo, todos que estão com essa inconsistência são funcionários demitidos, e o valor negativo esta no mês da rescisão, como pode valor está dando negativo se a rescisão foi valores super altos?


Att.

ROSIMERE ALVES SILVA

Rosimere Alves Silva

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Recursos Humanos
há 6 anos Quinta-Feira | 15 março 2018 | 15:16

Boa tarde!

1º Vez gerando a Rais, alguém pode me auxiliar?

Ao gerar o arquivo está dando inconsistência funcionário com valores de rendimento negativo, todos que estão com essa inconsistência são funcionários demitidos, e o valor negativo esta no mês da rescisão, como pode valor está dando negativo se a rescisão foi valores super altos?


Att.

Henrique Lima

Henrique Lima

Bronze DIVISÃO 2, Encarregado(a) Recursos Humanos
há 6 anos Quinta-Feira | 15 março 2018 | 15:20

Boa Tarde,

Tenho uma dúvida quanto a geração da RAIS Negativa Ano Base 2017. A RAIS negativa apenas terá validade quando gerada através da plataforma online no preenchimento do formulário? Sendo gerada através do GDRais 2017 terá a mesma validade ou corre riscos de não ser considerada válida pelos órgãos competentes ?

Marcos Oliveira da Silva

Marcos Oliveira da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Quinta-Feira | 15 março 2018 | 15:48

Boa Tarde,

Tenho uma dúvida quanto a geração da RAIS Negativa Ano Base 2017. A RAIS negativa apenas terá validade quando gerada através da plataforma online no preenchimento do formulário? Sendo gerada através do GDRais 2017 terá a mesma validade ou corre riscos de não ser considerada válida pelos órgãos competentes ?


Olá Henrique,

No site da receita eles falam para que o envio da rais negativa seja feito através do site, mas não vejo um "porque" de não enviar atraves do GDRais

Marcos Oliveira da Silva

Marcos Oliveira da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Quinta-Feira | 15 março 2018 | 15:51

Boa Tarde estou com um problema no envio da Rais tem um funcionário que esta afastado o cód esta como 40, mas da erro falando que precisa de remuneração no mas ele esta afastado a anos já por auxilio doença.
Oque eu faço pra enviar?


Boa Tarde,

Analise todos os meses e no caso desse funcionário não ter nenhuma remuneração no ano base você pode exclui-lo manualmente.

André Luiz

André Luiz

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Depto. Pessoal
há 6 anos Quinta-Feira | 15 março 2018 | 15:54

Boa Tarde

Tenho uma duvida quem puder me ajudar, ADICIONAL PERICULOSIDADE entra em remunerações mensais?


Att,
Leandro Cruz


Boa tarde Leandro Cruz,

De acordo com o manual da RAIS, adicionais por serviços perigosos e insalubres devem integrar as remunerações mensais do trabalhador.

Att,
André Luiz

GABRIELA SAMY

Gabriela Samy

Prata DIVISÃO 4, Auxiliar Depto. Pessoal
há 6 anos Quinta-Feira | 15 março 2018 | 16:10

Boa tarde,

Gente esta dando erro:

2395: ERRO: PIS/PASEP já cadastrado com CPF e/ou nome do empregado e/ou data de nascimento diferentes.

Só que o funcionário foi demitido e depois de 5 meses foi admitido e a rais nao entendi isso, esses dados estão corretos. O que faço?

André Luiz

André Luiz

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Depto. Pessoal
há 6 anos Quinta-Feira | 15 março 2018 | 16:14

Boa tarde!

Alguém teve transferências de funcionários no ano de 2017 e como informaram isso na Rais?

Colocaram os valores na empresa transferida ou deixou cada valor em sua respectiva empresa.

Obrigada!


Boa tarde Glenia,

No caso de transferência, na antiga empresa do funcionário é preenchido as remunerações dos meses que o funcionário esteve na mesma e no campo "Desligamento/Movimentação/Aposentadoria" deve-se colocar o código 30 (Transferência de empregado entre estabelecimentos da mesma empresa ou para outra empresa, com ônus para a cedente) e a data que o funcionário foi transferido.
Já na nova empresa do funcionário, é preenchido em "Admissão/Transferência/Movimentação" o código 03 (Transferência de empregado oriundo de estabelecimento da mesma empresa ou de outra empresa com ônus para o cedente), a data que o funcionário foi transferido e as remunerações mensais dessa nova empresa.

Esperto ter ajudado!

Att,
André Luiz

Marcos Oliveira da Silva

Marcos Oliveira da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Quinta-Feira | 15 março 2018 | 16:36

Boa tarde,

Gente esta dando erro:

2395: ERRO: PIS/PASEP já cadastrado com CPF e/ou nome do empregado e/ou data de nascimento diferentes.

Só que o funcionário foi demitido e depois de 5 meses foi admitido e a rais nao entendi isso, esses dados estão corretos. O que faço?



Olá,
No campo referente a admissão qual o código que você está usando?, acho que há possibilidade de você utilizar o código numero 2 referente a reemprego se não estiver. No seu programa a uma opção informando o duplo vinculo? quando a pessoa tem dois cadastros normalmente há importação de 2 vínculos empregatícios .. não resolvi seu problema, mas espero ter te dado uma " luz ".

Marcos Oliveira da Silva

Marcos Oliveira da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Quinta-Feira | 15 março 2018 | 16:44


Marcos Oliveira da Silva , isso não pode dar problema uma vez que no sistema conste a opção do afastamento?


Oi Flavia, seguinte, veja na importação do servidor o código de afastamento da rais, confira se o código está correto, pois ele influencia diretamente nesse caso, como última opção, se não há nenhum tipo de pagamento da empresa ou recolhimento de fgts, ai sim, eu recomendo retirar esse funcionário. Codigos de Afastamento da Rais

Marcos Oliveira da Silva

Marcos Oliveira da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Quinta-Feira | 15 março 2018 | 16:47

[/code]Marcos Oliveira da Silva , isso não pode dar problema uma vez que no sistema conste a opção do afastamento?[code]




Passe o cursor sobre todos os campos da RAIS dos empregados afastados, só dando "enter" mesmo, sem preencher nada.
fiz uma simulação aqui e gravou rs

Natalia

Natalia

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Recursos Humanos
há 6 anos Quinta-Feira | 15 março 2018 | 17:20

Boa tarde Pessoal,

Estou com uma dúvida no preenchimento da Rais, alguém poderia me ajudar...

Tenho uma funcionária que foi desligada da empresa em 11/04/2017, na parte de remuneração só puxou valores nos meses de Janeiro/2017 e Fevereiro/2017, pq nos meses de Março/2017 e Abril /2017 ela teve falta o mês todo então nestes campos os valores estão 0,00. Posso passar assim já que ela teve faltas e por isso ficou 0,00.

Desde já agradeço, a atenção de todos.

Att.

Natalia

Página 23 de 28

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.