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Cadastro de empresa no portal siscomex - Habilitação de RADA

Simone Duarte

Simone Duarte

Bronze DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 6 anos Sexta-Feira | 29 dezembro 2017 | 19:12

Caros colegas, me chamo Simone e estou habilitando uma empresa para importar pelo Portal Único Siscomex, fiz todos os procedimentos iniciais, estou tentando cadastrar pelo portal através do e-CPF A3, e da o seguinte erro "Não existem empresas ativas para este usuário. [29/12/2017 18:09:37] ", já fui na receita federal, atualizar cadastro desta empresa e nada, alguém já passou por um problema desses ? e poderia me ajudar.

Obrigada.

Bernardo Conceicao

Bernardo Conceicao

Iniciante DIVISÃO 1
há 6 anos Quarta-Feira | 3 janeiro 2018 | 16:24

Ola Simone!

Pelo que pude compreender na analise do cadastro no portal habilita, somente o responsavel legal da empresa perante a RFB, mediante o seu ecpf, pode realizar a solicitacao.

Caso seu ecpf nao tenha essa permissao, nao irá aparecer a opcao da empresa em seu acesso.

Abs!

Bernardo Conceicao

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Ricardo Azevedo

Ricardo Azevedo

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 6 anos Quarta-Feira | 3 janeiro 2018 | 22:28

Estou com o mesmo problema relatado por Simone.

Consigo navegar normalmente por outros ambientes do Portal Único, mas o requerimento de habilitação não avança na parte de selecionar o CNPJ.

A mensagem de erro também muda aleatoriamente. Hoje está aparecendo Não existem empresas ativas para este usuário. [CINT-ER0044] [03/01/2018 22:16:17] [CINT-PISNVV2837]

Sou Empresário Individual (ME) e sou o representante legal da empresa. No canto superior direito até aparece a informação PERFIL: RESPONSÁVEL LEGAL

Está tudo ok com meu eCPF, bem como meu CNPJ, que estão ativos e regulares. Um funcionário da Receita afirmou que o problema poderia ser a falta de adesão ao DTE também do meu CPF (já tinha no CNPJ), mas já habilitei o DTE PF e o problema persiste.

Se eu entrar na opção de Certificação OEA, aparece meu CNPJ: Certificação OEA

Já na área de habilitação é exibido sem meu CNPJ: Requerimento

Infelizmente ninguém do setor aqui no Recife (fui pessoalmente) sabe a razão desse erro.

Simone Duarte

Simone Duarte

Bronze DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 6 anos Quinta-Feira | 4 janeiro 2018 | 11:09

Bom dia,

Caro Edmar, é a mesma mensagem que aparece pra mim, também ja fui na Receita Federal (pessoalmente) aqui de Macapá, e ninguém soube me responder, estou agora recorrendo a outros municípios e cidades do Brasil em busca de uma resolução.

Victor Santos

Victor Santos

Bronze DIVISÃO 4, Coordenador(a) Comercial
há 6 anos Quinta-Feira | 4 janeiro 2018 | 11:25

Simone, Bom Dia.

Minha pergunta parece ser boba, mais ele é o responsável pela empresa na RFB? Se ele for o representante legal, não há o porque o portal do SISCOMEX não permitir o acesso.

Se o problema persistir, pode ser relacionado ao navegador utilizado também, algumas operações no SISCOMEX funcionam melhor no INTERNET EXPLORER do que em outros navegadores como (CHROME, MOZILLA e EDGE).

Victor Santos

Atenciosamente,

Victor Santos


Tecnólogo em Logística
Pós-Graduado em Finanças Empresariais e Contabilidade
Simone Duarte

Simone Duarte

Bronze DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 6 anos Quinta-Feira | 4 janeiro 2018 | 11:38

Caro Victor,
Foi a primeira coisa que pensei, só que o cadastro dele e da empresa perante a RFB esta correta, pedi ate atualização de dados, além de ja ter tentando em outros navegadores, e o erro persistir.

Victor Santos

Victor Santos

Bronze DIVISÃO 4, Coordenador(a) Comercial
há 6 anos Quinta-Feira | 4 janeiro 2018 | 11:49

Simone,

Realmente isso é muito estranho, o problema é que nem os assistentes da RFB sabem respaldar o problema, isso é algo que deve ser tratado com o setor de Tecnologia da Receita, pois pelo visto mais pessoas estão com o mesmo problema.

Infelizmente para registro do processo de importação o registro é obrigatório.

Atenciosamente,

Victor Santos


Tecnólogo em Logística
Pós-Graduado em Finanças Empresariais e Contabilidade
Gustavo Luis F. Nascimento

Gustavo Luis F. Nascimento

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 4 janeiro 2018 | 12:14

Olá pessoal, tive o mesmo problema que vocês, entrei em contato com o SERPRO e a resposta foi que devido a empresa ser individual não havia quadro societário na base da RFB por não ser obrigatório a entrega do QSA, a solução seria fazer a habilitação pelo método antigo através do Radar. Me sugeriram que anexasse o email com a resposta ao requerimento afim de reforçar devido a falta de informação de alguns atendentes da RFB. Segue abaixo o email com a resposta sobre o erro e procedimento a ser feito.

Descrição: Olá, não consigo prosseguir por causa desse erro, qual seria a pendência e como resolvo?
Solução Aplicada:
Prezado(a) Usuário(a),

Conforme contato telefônico, informamos que deverá entrar em contato com a RFB da sua localidade e solicitar que o cadastro seja feito pelo RADAR.
Para requerer habilitação pelo Cadastro de Intervenientes é
preciso fazer parte do Quadro Societário Administrativo (QSA), esta é uma
definição do Gestor RFB. Neste momento as empresas que não possuem o QSA,
devem procurar uma Unidade da RFB para requerer sua habilitação no processo
manual (via Sistema RADAR). Qualquer dúvida procurar uma Unidade da
RFB.
Estamos encerrando este chamado.
Atenciosamente,

Ricardo Azevedo

Ricardo Azevedo

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 6 anos Quinta-Feira | 4 janeiro 2018 | 12:21

Através do Fórum Siscomex (https://goo.gl/UyP6FL), bastante frequentado por despachantes, tomei conhecimento que ME e MEI ainda não estão habilitados para requerimento via Portal Único. Isso não tá escrito em nenhuma Instrução Normativa e eles só sabem disso porque também tiveram o mesmo problema e em contato com a Receita Federal receberam esta informação.

Como não há previsão legal que impeça o ME de habilitar-se via Portal Único, estou preparando uma petição para ingressar com processo administrativo (até já agendei atendimento). Se me for negado, estou pensando seriamente em impetrar Mandado de Segurança. Meu único receio em judicializar a questão é ser retaliado de alguma forma no futuro.

Eu preciso habilitar-me com urgência e não posso correr o risco de indeferimento através do processo antigo (em papel) porque se isso ocorrer só poderei solicitar nova habilitação em 6 meses (e basta o mal humor de um funcionário para não habilitar minha empresa).

Simone Duarte

Simone Duarte

Bronze DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 6 anos Quinta-Feira | 4 janeiro 2018 | 12:32

Caro Edmar,

Sei muito bem como é isso, infelizmente temos que nos cercar e "pisar em ovos" com a Receita Federal.

Gustavo, obrigada pela ajuda, eu enviei ontem um chamado para a serpro, logo acredito que hoje estarão me respondendo isso, então vou providenciar a habilitação via manual.

Ricardo Azevedo

Ricardo Azevedo

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 6 anos Quinta-Feira | 4 janeiro 2018 | 12:36

Também enviei mensagem pro Serpro ontem. Se a resposta for a mesma, anexo ao meu requerimento de habilitação.

=====================================================

Edit:

Uma funcionária do Serpro acaba de me ligar. Ela nem sabia da existência do Portal Único Siscomex e como era esta "nova" forma de habilitação. Tive que mandar até vídeo... Oremos.

Pedro Paulo Silva Alves

Pedro Paulo Silva Alves

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 23 janeiro 2018 | 15:05

Caros colegas, boa tarde!

Fiz a habilitação de uma empresa cliente através do Portal Único do Siscomex e obtive o deferimento, tudo certo.
Porém não estou conseguindo acessar o sistema da Receita Federal para credenciar os representantes legais, com uso do eCPF da sócia administradora.

O sistema retorna a mensagem de usuário não cadastrado.

Alguém que conseguiu finalizar uma habilitação no Portal Único sabe me informar se ainda existe a necessidade de abertura de Dossiê Digital de Atendimento para liberar o acesso do responsável legal?

Grato.

Simone Duarte

Simone Duarte

Bronze DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 6 anos Terça-Feira | 23 janeiro 2018 | 15:49

Boa tarde, Pedro

Você devera abrir um novo dossiê _Sodea para habilitação do Representante Legal, só apos esse deferimento, você conseguira entrar no sistema.

clemar moraes

Clemar Moraes

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 7 fevereiro 2018 | 17:15

Simone Duarte , boa tarde.
Estou "engatinhando" para iniciar o cadastro no Siscomex, para importação de produtos para industrialização. Você poderia por gentileza nos informar os documentos necessários para habilitação?
É que houve alterações e o site da receita tem poucas informações.
Obrigado.

Paulo Henrique de Castro Ferreira
Consultor Especial

Paulo Henrique de Castro Ferreira

Consultor Especial , Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 8 fevereiro 2018 | 08:00

Bom dia Simone.

Se minha memória não me trai, será que não é necessário cadastrar o representante primeiro via dossie gigital?

att

Atenciosamente.

Paulo Henrique de C. Ferreira
Contador CRC MG 106412/O - Perito Contábil CNPC 087 - Avaliador Imobiliário CNAI 23358
Avaliação de empresas e processos de transferência societária;
Especialista em 3º Setor e em fusões, cisões e incorporações;
https://www.psce.com.br
Atenção: não dou consultorias por telefone! Somente por e-mail ou via whatsapp (audio ou mensagem)
Viviane Moraes Xavier de Lima

Viviane Moraes Xavier de Lima

Bronze DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 6 anos Segunda-Feira | 5 março 2018 | 20:44

Pessoal,
Boa Tarde!

Tudo Bem?

Eu estava fazendo o processo do Radar Submodalidade Expressa pelo e-processo no e-cac, porém me informaram que agora este processo é pelo Portal Único Siscomex, sinceramente estou perdida e não sei se estou no caminho certo, alguém poderia por favor me ajudar?

No Portal único fui em Habilitação de Empresa, Requerer Habilitação isso com o Certificado e-CPF da sócia responsável, na próxima tela eu creio que deveria parecer o CNPJ da empresa para selecionar e ir para próxima tela, porém da erro.

Agradeço desde já pela atenção!

Muito Obriagada

ricardo

Ricardo

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 15 março 2018 | 12:33

Caro Pedro Paulo, estou com o mesmo problema seu "usuario nao cadastrado" quando eu vou cadastrar os representantes legais da empresa. Vi que a simone te respondeu ... deu certo?? como e esse procedimento? pode ser feito on-line? obrigado, Ricardo

Pedro Paulo Silva Alves

Pedro Paulo Silva Alves

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 16 março 2018 | 08:48

Ricardo, bom dia!

Eu havia feito o processo em nome da empresa para cadastro do sócio como responsável legal, mas a RFB arquivou o processo e pediu que fizesse em nome do responsável.
Eu protocolei o SODEA para abertura do processo ontem e, conforme orientação do fiscal da RFB, vou juntar ao eProcesso o "Requerimento para Habilitação de Usuário em Sistemas do Comércio Exterior", disponível no site da RFB em Formulários > Aduana e Comércio Exterior > Siscomex, tudo assinado com o eCPF do responsável.

ricardo

Ricardo

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 20 março 2018 | 10:55

Obrigado Pedro!

Entao para a habilitacao a gente precisa ir na receita e dar a abertura do processo? Aqui no rio o agendamento esta demorando muito ,,,

nao tem como fazer esse processo todo online??

obrigado,

Ricardo

Pedro Paulo Silva Alves

Pedro Paulo Silva Alves

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 21 março 2018 | 08:04

Ricardo,
Apesar de o processo ser todo online, a solicitação de abertura deve ser protocolada fisicamente.
Chegou até a aparecer no eCAC uma opção de Chat para abertura de eProcesso, mas nunca funcionou e rapidamente desapareceu de lá.

HERVAL M FILHO

Herval M Filho

Iniciante DIVISÃO 3, Distribuidor(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 25 abril 2018 | 15:31

Ola boa tarde sou novo no membro, mas gostaria da ajudas dos srs com relação ao contato se possível de um profissional ak no Rio de Janeiro para habilitar a minha empresa no radar.

meu tel ( zap) Oculto ou nextel 9 7037-7166


fico muito grato pois estou tendo muita dificuldade em cadastrar .

Juliane

Juliane

Bronze DIVISÃO 3
há 5 anos Quinta-Feira | 26 abril 2018 | 11:04

ola, bom dia,

para protocolar o dossie,
precisa levar o contrato social e documento do representante da empresa?

depois deles ter protocolado, eu devo anexar tudo em e-processos pelo ecac?

Juliane

Juliane

Bronze DIVISÃO 3
há 5 anos Quarta-Feira | 9 maio 2018 | 14:41

Ola Pessoal,

fiz todos os campos, agora veio uma resposta no ECAC, dizendo que foi aceita,

mas ainda nao consigo entrar no site do siscomex para autorizar os representantes,

Minha duvida, como ja solicitei o requerimento para habilitar no processo, eu devo habilitar no site?

Flavia

Flavia

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 15 maio 2018 | 08:47

Ola pessoal,

Estou com o mesmo problema, tentei cadastrar no Siscomex e aparece "não existe empresas ativas para este usuário", sou MEI e já fiz o DTE, alguém consegui habilitar? Enviei os documentos para uma empresa aduaneira e eles também não estão conseguindo porque dizem que a RF está em greve, eles me disseram que o deferimento saia dentro de 3 dias e já faz mais de 1 mês, não sei mas o que fazer...

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