x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 3

acessos 8.168

Dúvida sobre Qual Graduação cursar (Administração ou Ciência

Fábio Aguiar dos Santos

Fábio Aguiar dos Santos

Iniciante DIVISÃO 3, Encarregado(a) Depósito
há 6 anos Terça-Feira | 2 janeiro 2018 | 21:57

Boa noite aos integrantes do fórum Contábeis. Sou Fábio, tenho 23 anos,atualmente Encarregado de Estoque .
Pessoal prestei Enem 2017 e estou aguardando a nota para Pro uni 2018.

Minha dúvida(com o prazo corrido) é sobre a Construção da minha Carreira .
Gosto muito de logística,área em que estou inserido em Controle de operações de Estoque e Apoio Logístico de Compras.Admiro todos os setores que fazem parte da área : Compras, Estoque,Pcp,Distribuição,Expedição e Roteirização de Cargas.

Mas também admiro o setor de Contabilidade pois este reduz custos nas empresa e auxilam na tomada de decisões de Tributações ,gastos , receita e etc. E quem domina sobre tributação,speed fiscal,processos fiscais na Receita Federal, Prefeitura evitando também multas de posto Fiscal - Fiscais do Governo pelo que vi ,também erram .Vi Contadores recorrendo de caras Multas e ganhando a causa.

Mas enfim, estou na dúvida de como ser um profissional completo :seguir no caminho de Cursar Administração e uma pós graduação em Logística e suply chain ou Cursar Ciências Contábeis , pós graduação em Logística e cursos de extensão na área Contábil.

Li na internet que o Contador é mais requisitado pois toda empresa precisa de um contador, que Contabilidade é a profissão do futuro,estratégica e etc.

Mas conversei com alguns Contadores e eles me disserem que Contabilidade é muita pressão e não é valorizada. Do Perigo do Contador ser preso e algumas vezes a empresa (Patrão do Contador ou Cliente deste) sair impune. Enfim tenho afinidade com Logística e admiro muito a Contabilidade, mas tenho que escolher este mês qual das duas graduações.



Alguém já passou por essa dúvida ou conhece alguém que passou?

Alessandra Bastos Zamora

Alessandra Bastos Zamora

Bronze DIVISÃO 4, Analista Crédito
há 6 anos Quarta-Feira | 3 janeiro 2018 | 15:49

Ola,
A sua duvida é comum a muitas pessoas que estão por decidir qual profissão seguir , é uma decisão que vc vai levar para o resto da sua vida, no entanto alguns pontos tem de serem levados em conta ;
Qual sua aptidão ?
vc se identifica com a area ?
o que vc imagina para si , nos próximos 5 anos...?

A Contabilidade é maravilhosa na minha opinião , ela abrange muitos campos , area contabil. fiscal , tributaria , gerencial , auditoria , controller etc;
não se pode basear a opinião de alguns profissionais da área sobre a valorização ou não da profissão , pois isso é muito pessoal , em qualquer área vc vai encontrar profissionais bem sucedidos e profissionais desmotivados. Acho que é necessário buscar aconselhamento em uma faculdade e optar por aquilo que te faz vibrar , aquilo que vc se identifica . Eu pessoalmente escolhi o curso de Ciências Contábeis pq sempre trabalhei na área financeira e amava o que eu fazia. Não adianta vc escolher algo pelo salario ou pelo status , faça o que ama e o sucesso vira . Mas acredito que essa profissão é a principal para o funcionamento da economia ,como um todo. Alem do que grandes CEOS vieram da formação nessa área , pois adquiriram a capacidade de enxergar a empresa como um todo, trabalhando na forma consultiva e gerencial , esta até é uma tendencia da contabilidade ser menos burocrática e mais gerencial .
Espero ter lhe ajudado um pouco !!!
Boa sorte !

" Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas " - Antoine de Saint-Exupéry
Fábio Aguiar dos Santos

Fábio Aguiar dos Santos

Iniciante DIVISÃO 3, Encarregado(a) Depósito
há 6 anos Quinta-Feira | 4 janeiro 2018 | 12:45

Boa tarde Alessandra , ajudou sim. Gostei da sua paixão e animação pela área. Só gostaria de saber se tem mais alguém para ajudar com essa experiência ou se já se relacionaram com Logística e que ficaram nessa dúvida na hora de escolher a graduação.


Mas muito obrigado mesmo, vc foi a única que respondeu.Sucesso na área!!

Victor Santos

Victor Santos

Bronze DIVISÃO 4, Coordenador(a) Comercial
há 6 anos Segunda-Feira | 8 janeiro 2018 | 12:11

Olá Fábio,

Tudo depende dos objetivos que você possui para si.

Trabalhei por algum tempo na área de logística aeroportuária, foi onde me encantei pela área e fiz minha graduação de Logística, porém através de um amigo veio a oportunidade de trabalhar em uma contabilidade, onde estou a 2 anos e meio, e foi uma área que me apaixonei também, porém para ter uma visão geral, além do que adquiri no dia-a-dia, fiz a pós-graduação em Finanças e Contabilidade.

A área de Administração te da um leque grande de escolhas, já Logística e Contabilidade são mais focados em sua área, mais acredite, uso as duas funções hoje.

É difícil te indicar uma escolha, pois amo as duas áreas, mais siga sempre o seu coração e não desista de seus objetivos.

Forte abraço.

Atenciosamente,

Victor Santos


Tecnólogo em Logística
Pós-Graduado em Finanças Empresariais e Contabilidade

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.