x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 26

acessos 4.333

Apresentação da DME

Michele

Michele

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 10 janeiro 2018 | 13:53

Visto que o prazo para entrega é o último dia útil do mês posterior à transação e a IN só entrou em vigor em 01 de janeiro de 2018, eu acredito que só deve estar disponível a partir de fevereiro.

Pedro Gennar da Silva Junior

Pedro Gennar da Silva Junior

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 18 janeiro 2018 | 14:51

Boa tarde

A DME será apresentada apenas para Receitas oriundas de Venda de Ativo Imobilizado e Direitos e Serviços ou também de Venda de mercadoria para Revenda?

Alguém sabe me informar?

Pedro Gennar
Coordenador Contábil/Tributario
Michele

Michele

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 23 janeiro 2018 | 09:28

Creio que só vão liberar a partir de fevereiro, uma vez que o prazo é até o último dia útil do mês subsequente, e começou a vigorar em janeiro/2018.
Quanto às vendas de mercadorias, está claro que ela não consta do anexo I, onde faz referência a venda de bens.

SEBASTIAO GILBERTO DE CAMARGO

Sebastiao Gilberto de Camargo

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 7 fevereiro 2018 | 09:10

Bom dia.

Michele, o manual da dme, na sua terceira página, cita o seguinte trecho: "- quando se tratar de outras operações que não possuam classificação conforme o anexo I e o anexo II da in....2017, considera-se operação o recebimento em espécie relativo a cada outra operação realizada." Está aí minha dúvida. Se um comércio ou uma indústria receber 30.000,00 ou mais no mês de 1 ou mais clientes em dinheiro, no meu modo de ver estaria na mira da dme. Você tem convicção de que mercadorias não entram na dme baseada em algo contundente que você leu, que lhe passaram para que nós fiquemos mais tranquilos com isso?

Sebastiao Gilberto de Camargo
Michele

Michele

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 7 fevereiro 2018 | 09:14

Sebastião, depois que saiu o manual da DME, minha conclusão a respeito da não inclusão de vendas de mercadorias, caiu por terra, com o primeiro exemplo dado no manual.
A meu ver, venda de mercadorias, desde que atenda aos "requisitos" para a DME, terão que ser declaradas sim.

Karina Cristina Januário da Silva

Karina Cristina Januário da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Analista Tributos
há 6 anos Quinta-Feira | 22 fevereiro 2018 | 15:36

Eduardo Ribeiro de Faria,

Convenhamos que este tipo de operação não tem como se concretizar entre duas pessoas diferentes, pois como que uma transferência bancária irá direto para o caixa da outra empresa? Esta operação somente existe quando a transferência é feita de conta bancária para conta bancária, operação que a DME não alcança.

Atenciosamente,

Karina Januário
Contadora / Analista Fiscal
E-mail: [email protected]
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/karinajanuario
Patricia Asai

Patricia Asai

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 17 abril 2018 | 17:59

Boa noite!
Pessoal venda de produção agrícola entra para declaração da DME? Pois, no manual, diz "outros não especificados", eis então minha dúvida: pois foi produção recebida e não passou pelo banco, ou seja, em espécie.
O que acham?

Patrícia Asai
Auxiliar Contábil
Michele

Michele

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 18 abril 2018 | 07:21

Bom dia.
Se foi em dinheiro... acima de 30 mil, da mesma Pessoa (Física ou Jurídica), DME nele.

... Quanto à integralização do capital de EIRELIs, como vocês estão fazendo?

Daniela

Daniela

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 5 anos Sexta-Feira | 25 maio 2018 | 09:35

Bom dia,

Pessoal, como vcs estão entregando a DME? não entreguei de nenhuma empresa ainda.

Minha dúvida.

Eu preciso entregar somente quando for relacionado a venda de bens? ou de serviço mencionados no anexo II? de mercadoria não precisa ser entregue? e somente precisa declarar "dinheiro vivo", transações bancárias, não precisa? e quando este dinheiro entra como deposito preciso declarar?

Michele

Michele

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 25 maio 2018 | 10:01

Daniela,
A Declaração é para operações em moeda em espécie. Quando há transação bancária não é necessário fazer, uma vez que o Banco já passa essas informações para a Receita Federal.
Esses aspectos estão claros no manual da DME que a Receita Federal emitiu.
Não é somente para venda... mas para qualquer transação em dinheiro acima de 30 mil (ou que some ao longo do mês 30 mil ou mais) com a mesma pessoa física ou jurídica. Um carro vendido e recebido em dinheiro, integralização e aumento de capital social, principalmente no caso das EIRELIs, serviços, e etc..

IVANIA HERMANN

Ivania Hermann

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 27 agosto 2018 | 17:11

Boa tarde;
Uma empresa cuja atividade seja aluguel de imóveis próprios, na vende de um dos imóveis no valor de R$ 150.000,00, deve ser apresentado a DME?
Desde ja agradeço.
Att

IVANIA HERMANN

Ivania Hermann

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 28 agosto 2018 | 08:16

Karina bom dia;
A questão é que o deposito foi feito na conta da pessoa física de um dos sócios, e não na conta jurídica.
Neste caso acho que deveria ter sido entregue.
O que achas?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.