x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 3.611

falecimento titular eireli - 2 herdeiros

PATRICIA SANTOS

Patricia Santos

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Administrativo
há 6 anos Terça-Feira | 9 janeiro 2018 | 13:42

Boa tarde,

Estou com um caso que a titular de uma eireli faleceu e no inventario a empresa ficou para duas pessoas e a neta que não é herdeira quer ficar com a empresa. Como proceder?
- Transformar a empresa em sociedade incluindo as 2 herdeiras e a neta? Será que pode mesmo incluir a neta ? Pode baixar o capital social e alterar o objeto?
- E depois tirar as duas herdeiras transformando em unipessoal ?
- E depois transformar em eireli somente no nome da neta?
É isso? Alguém pode me ajudar?
Grata,

FABIO CORREA DA SILVA

Fabio Correa da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 6 anos Quinta-Feira | 11 janeiro 2018 | 17:46

Patricia Santos

Boa Tarde,

Primeiro passo é transferir a empresa para os herdeiros transformando ela em sociedade e logo depois fazer uma alteração contratual onde os herdeiros transfere sua cotas para a neta, registrando essa alteração a empresa ficara unipessoal ,ai faz a transformação da empresa para EIRELI ficando a neta como titular !

Att,

Fábio

" Abertura,. alteração, encerramento e legalização de empresas "

E-mail: [email protected]

WhatsApp (13) 99789-0607
PATRICIA SANTOS

Patricia Santos

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Administrativo
há 6 anos Quinta-Feira | 8 fevereiro 2018 | 10:07

Oi Fabio obrigada.
Só que logo que fui fazer a dbe para passar para as herdeiras, me deparei que o certificado digital foi bloqueado pelo cancelamento do CPF da falecida.
Então tive que fazer um requerimento na Receita para alterar o responsável , e só depois disso poderá ser feito outro certificado para iniciar os processos de alteração. E o prazo dessa alteração na receita é de 25 dias uteis, fiz um requerimento pedindo urgência e vamos ver se sai em menos tempo.

RODRIGO SILVA MOREIRA NUNES

Rodrigo Silva Moreira Nunes

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 21 março 2018 | 11:24

Patricia,

Bom dia, Tenho um caso parecido, e gostaria de uma orientação sua, você fez esse requerimento na RFB como ? um DBE ? e protocolou na RFB pessoalmente ? quem assinou esse requerimento e qual documentação você teve que anexar ?

Tenho um caso onde o Pai era titular de uma EIRELI , faleceu e os herdeiros (3 filhos e esposa) precisam tocar a empresa, movimentar c/c da empresa para pagar funcionários e tals. E preciso fazer a alteração porem não sei qual documentação é necessária.

Na JUCEMG faço uma alteração transformando a empresa EIRELI em LTDA ? onde a esposa fica com 50% das quotas e os filhos cada um com 16,67 ?
Qual documento anexo para a JUCEMG ?

Os filhos estão iniciando o inventario, será feito o processo de inventario no cartório, e eu preciso orienta-los sobre que documentação será necessária para registrar esta alteração.

Como um filho ja trabalhava com o Pai nesta empresa, todos concordaram que ele seja o sócio administrador, responsavel pela empresa e suas atividades operacionais, este mesmo filho também será no processo de inventario nomeado o inventariante.

Se puder me ajudar, obrigado.

Rodrigo S M Nunes
Administrador / Contador
31 8468-0643
" A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original "
PATRICIA SANTOS

Patricia Santos

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Administrativo
há 6 anos Quinta-Feira | 22 março 2018 | 11:51

Bom dia Rodrigo,
Ainda estou com esse processo em andamento e o que é pior no começo, entre acertos e erros....
Vou colocar abaixo algumas orientações para te ajudar:
A empresa tem Inscrição Estadual ?se não tiver acredito que seja mais facil .
Primeiras providencias:
1) Você é o contador responsável na Receita dessa empresa? Caso seja verifique se você tem procuração eletrônica na Receita isso facilitará na hora de transmitir as DBE. Caso, não tenha faça a procuração com o certificado da empresa urgente antes que ele seja bloqueado pelo CPF do falecido.
2) Eu entendo que você só poderá começar a dar andamento na alteração contratual quando o inventario estiver concluído, pois tudo que você irá fazer será necessario anexar o inventario e o inventariante assinar.





O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.