Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 55

acessos 77.659

Contribuição Sindical 2018 Obrigatoriedade

juliana

Juliana

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 26 fevereiro 2018 | 08:07

Bom dia!
Estou com a mesma dúvida a respeito da nossa contribuição sindical. Como sou contadora empregada sob regime de CLT, até o ano passado eu poderia optar pelo sindicato ao qual a empresa se enquadrava ou o sindicato da classe. Eu sempre recolhia pelo sindicato da empresa e mandava uma cópia do recolhimento ao sindicato da classe, para que não fosse cobrada a contribuição duas vezes. Este ano a empresa não vai fazer o recolhimento ao sindicato. No entanto recebi uma cobrança da FECONTESP, destacando a obrigatoriedade da contribuição e insistindo que a reforma trabalhista não a tornou facultativa.
E agora?
Devo recolher ao sindicato da classe?

Luciana Dias Barros

Luciana Dias Barros

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 14 março 2018 | 14:47

Paulo Marcelo Gouveia de Deus Murta acabei de ver esta notícia.
Autorizada cobrança de contribuição sindical mesmo após reforma trabalhista
14/03 Categorias: Notícias
Em decisão liminar, a 75ª Vara do Trabalho de São Paulo garantiu o direito ao recolhimento da contribuição sindical a um sindicato da região, contrariando sete artigos da CLT (545, 578, 579, 582, 583, 587 e 602) instituídos pela reforma trabalhista (Lei nº 13.467/2017).



Segundo o juiz Daniel Rocha Mendes, uma lei ordinária não pode dispensar o recolhimento da contribuição sindical, “já que tal tipo de alteração depende de edição de lei complementar, sendo flagrante a inconstitucionalidade”. Em sua decisão, ele citou julgados do STF sobre o assunto.