x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 943

contrato de parceria rural

QUELMA

Quelma

Bronze DIVISÃO 1, Gerente Contabilidade
há 6 anos Sexta-Feira | 12 janeiro 2018 | 10:01

Bom dia,

Trabalho em uma empresa do Lucro Presumido, que possui algumas fazendas na BA. Esse ano foi feito um contrato de parceria com um produtor rural da região e nesse contrato foi acordado que os custos seriam divididos, porém como nós somos CNPJ e fazemos parte de algumas associações conseguimos preços melhores que o parceiro produtor na compra de insumos agrícolas. Compramos todos os insumos em nome da empresa e no dia dos pagamentos o parceiro transferia metade do valor para a conta da empresa. Agora o produtor precisa de um documento para declarar no seu imposto de renda esses custos. Como já pagamos impostos na compra desse insumos se emitirmos uma nota de venda para o parceiro vamos pagar impostos de novo. Segundo o contador do parceiro uma nota de debito não serve, só serve se for uma nota de venda.

Existe alguma outra forma do parceiro conseguir declarar esses valores sem ser por uma nota fiscal de venda que será tributada ?


SILVIO NASCIMENTO

Silvio Nascimento

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 12 janeiro 2018 | 13:42

O correto é vcs fazer a NF com a majoração dos impostos ja pagos por vcs no Lucro Presumido. Uma vez que o seu parceiro se beneficiou de um preço melhor na compra .


Exemplo: Total de Insumos comprados no mes .

PJ Tributado no Lucro Presumido : 100,00
PF Produtor Rural : 100,00


NF emitida da PJ ( Lucro Presumido ) para a Pessoa Fisica ( Produtor Rural ) : 112,00 ( 100,00 dos insumos + 12,00 de Impostos ) Exemplo

Isso deveria ta no contrato essa majoração dos impostos.

A disposição

Oculto

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.