x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 3.096

PIS e COFINS para serviço de coleta de residuos

Kelly Freitas

Kelly Freitas

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Sexta-Feira | 12 janeiro 2018 | 15:03

Boa tarde Pessoal!!!

Tenho uma empresa do lucro real trimestral, que começou a fazer o serviço de coleta de resíduos.

Por ser uma empresa que revenda sucata, ela é isenta de recolhimento do Pis e da Cofins.

No caso do serviço de coleta de resíduos, terei que recolher o Pis e Cofins? Como seria esse recolhimento, mensal ou trimestral?

Se alguém puder me ajudar, agradeço.

Kelly Freitas
Auxiliar Contabil
RONALDO VALÉRIO TRAPP

Ronaldo Valério Trapp

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Administrativo
há 6 anos Sexta-Feira | 12 janeiro 2018 | 15:27

Boa tarde, srta. Kelly Freitas.

Como regra, sobre a venda de resíduos não incidem PIS/COFINS.

Desta forma , pela venda de resíduos ou aparas a PJ que apura IR com base no critério do lucro real, esta fica suspensa pela incidência de PIS/COFINS conforme disciplina o art. 47 a Lei nº 11.196/2005 e art. 48 da Lei nº 11.196/2005

Tipos de resíduos:
De plástico, de papel ou cartão, de vidro, de ferro ou aço, de cobre, de níquel, de alumínio, de chumbo, de zinco e de estanho, classificados respectivamente nas posições 39.15, 47.07, 70.01, 72.04, 74.04, 75.03, 76.02, 78.02, 79.02 e 80.02 TIPI, e demais desperdícios e resíduos metálicos do Capítulo 81 da Tipi.

A suspensão não se aplica às vendas efetuadas por pessoa jurídica optante pelo Simples.

Abraço.

Ronaldo Valério Trapp - SERVIÇOS Especiais
Assessoria Gerencial de Empresas
E-mail: [email protected]
Blog: https://www.ronaldovtrapp.blogspot.com
Kelly Freitas

Kelly Freitas

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Sexta-Feira | 12 janeiro 2018 | 15:52

Obrigada pelo retorno Ronaldo.

Mais minha duvida agora esta na prestação do serviço que essa empresa esta fazendo de coleta do resíduo.

Agora ela esta fazendo o serviço de coleta e emite uma nota fiscal de serviço. Para a receita desses serviços eu calculo o Pis e Cofins?

Se calcular, por ser empresa do lucro real trim, pago mensal ou trim esses impostos?

Kelly Freitas
Auxiliar Contabil

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.