x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 5

acessos 1.352

nota fiscal de importação - icms

RAPHAEL MARIN

Raphael Marin

Bronze DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 6 anos Sexta-Feira | 12 janeiro 2018 | 16:31

Boa Tarde...

Estou com uma duvida , emitidos 4 notas fiscais de importação sem o destaque do ICMS , porem pagamos o ICMS com GUIA gerada manual.

Não me creditei desse ICMS no mes da competência da emissao da nota fiscal.

Qual o processo correto contábil e fiscal para que eu possa me creditar desse imposto pago???

Grato

Jose Flavio da Silva

Jose Flavio da Silva

Ouro DIVISÃO 3, Atendente
há 6 anos Sexta-Feira | 12 janeiro 2018 | 17:18

Como pagou o ICMS importação no desembaraço aduaneiro poderá se apropriar do crédito fiscal no mesmo período do mês do pagamento, ainda que a mercadoria não tenha entrado no estabelecimento. Caso não tenha se apropriado tem o prazo de 5 (cinco) anos para se apropriar pelos valores nominais. Artigo 61, §8, combinado com o artigo 115, I, 'a', Regulamento do ICMS/SP.
O fato de não ter destaque na nota fiscal não é problema para apropriação pois a GNRE consta o número da NF-e.

Jose Flavio da Silva

Jose Flavio da Silva

Ouro DIVISÃO 3, Atendente
há 6 anos Terça-Feira | 16 janeiro 2018 | 10:01

Regulamentacao citada na mensagem anterior.

Como pagou o ICMS importação no desembaraço aduaneiro poderá se apropriar do crédito fiscal no mesmo período do mês do pagamento, ainda que a mercadoria não tenha entrado no estabelecimento. Caso não tenha se apropriado tem o prazo de 5 (cinco) anos para se apropriar pelos valores nominais. Artigo 61, §8, combinado com o artigo 115, I, 'a', Regulamento do ICMS/SP.
O fato de não ter destaque na nota fiscal não é problema para apropriação pois a GNRE consta o número da NF-e.

RAPHAEL MARIN

Raphael Marin

Bronze DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 6 anos Terça-Feira | 16 janeiro 2018 | 11:32

Jose Flavio da Silva .... o artigo eu entendi mas como eu menciono esse credito na minha apuraçao , e como eu menciono na GIA e no SPED FISCAL??

Quais sao os codigos ???

Abs

João Carlos

João Carlos

Ouro DIVISÃO 1
há 6 anos Terça-Feira | 16 janeiro 2018 | 15:02

Boa tarde Raphael,

Utilize estes:

GIA: sub item 7.08

SPED Fiscal: SP020708

João Carlos
Consultor de Implantação Fiscal - Sankhya - Unidade ABC Paulista
Sankhya Gestão de Negócios

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.