x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 6

acessos 1.702

CLECIO MOURA DOS SANTOS

Clecio Moura dos Santos

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 6 anos Sábado | 13 janeiro 2018 | 14:29

Boa Tarde!

Amigos poderiam me ajudar com a seguinte duvida.


Um cliente MEI ele migrou para ME em Julho/2017 no Simples Nacional como comercio de mercadorias.

Agora com a nova formula do calculo do Simples precisamos saber o RBT12 que são os últimos 12 meses faturados. No meu caso para gerar o DAS no próximo mês Fevereiro que é referente apuração de JAN/2018 no novo sistema, precisamos do RBT12.
Como devo fazer se não tenho os 12 meses faturado que seria:

JAN= MEI
FEV= MEI
MAR=MEI
ABR=MEI
MAI=MEI
JUN=MEI
JUL= mudou para ME= faturando 75.000,00
AGO=66.000,00
SET=74.500,00
OUT=69.000,00
NOV=72.000,00
DEZ=68.900,00

Como faço com a nova soma devo incluir o valor de jan/18 nessa soma ou apenas da forma citada e o que faço se não tenho os valores do período que era MEI.

Por favor, me ajudem, obrigado


Clécio Moura.
Moura Serviços Contábeis
Oculto

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Sábado | 13 janeiro 2018 | 19:48

Caro Colega Clécio;
Na apuração que voce vai fazer agora, ou já fez referente a dezembro, será recolhida em janeiro, conforme a sistemática anterior, que voce vinha fazendo alimentando o sistema do Simples com os faturamentos a partir da data em que ele passou a ser desse sistema, no meu entender, voce terá o seu RBT12 ja alimentado, e somente acrescentara o faturamento de janeiro, e o sistema e que calcula. Logo se voce quiser fazer uuma previsão, para determinar a alíquota efetiva ficara difícil pois nao sabemos pelo que eu li como será feita esta leitura, nos casos como o seu, ha meu ver deverão fazer uma projeção da media ou aplicar uma outra formula que nao foi ainda divulgada. Mas esse problema voce vai ter somente quando for apurar o mes de Janeiro a recolher em fevereiro, mas sua preucupaçao e valida, e muito bem colocada.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
CLECIO MOURA DOS SANTOS

Clecio Moura dos Santos

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 6 anos Domingo | 14 janeiro 2018 | 09:02

Bom Dia!

Sr. Manuel Luiz

Muito obrigado pela sua resposta.

É que estou efetuando um estudo para um cliente que esta querendo mudar do Simples Nacional para o Lucro Real, já informei-lhe que não compeça a ele, ai ele me perguntou uma media para o próximo DAS dele com esse novo calculo do SN.

Por isso o motivo da minha pergunta, que em outros canais efetuei a mesma pergunta e a duvida é valida para muitos em questão.

Obrigado


Clécio Moura.
Moura Serviços Contábeis.
Oculto
https://www.mouracontabeis.com

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Domingo | 14 janeiro 2018 | 14:05

Ótima ajuda do colega Cezar , eu nao tinha pensado nisso , pois internamente temos um controle idêntico, parabéns Cezar, otina solução para quem nao tem controle interno. Quanto ao cliente que quer mudar do Simples para o Lucro Real, e preciso explicar bem o que e LR, pois sem duvida alguma o Simples e melhor, Lucro |real e para grandes empresas com bons controles e margens de lucro pequenas, e documentação totalmente em ordem, e muitas despesas e insumos e custos diversos, e os honorários contábeis são bem mais caros devido ao enorme trabalho para fazer esse tipo de escrituração que e através do SPED, e tem mais obrigações legais também, e claro que ele como leigo não sabe , e você quem devera demonstrar e explicar tudo isso. Ja se nota que você e um profissional dedicado, então para melhorar mais sua performance, estude mais um pouco , o assunto a fim de convencer através de bons argumentos por escrito em um relatório, sua orientação. Boa sorte e saúde.
Sds. Ribeiro
O homem deve ser medido e pesado por seu carácter.

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
CLECIO MOURA DOS SANTOS

Clecio Moura dos Santos

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 6 anos Segunda-Feira | 15 janeiro 2018 | 08:13

Bom Dia!

Cesar e Manoel, perdão pelo erro na escrita de seu nome.

Obrigado a ambos pela descritiva.

Certo irei analisar este relatório(extrato) do Simples Nacional e verificar como funciona.

Manoel nesta área contábil são muitos desafios estou com poucos clientes e escritório aberto recentemente, a cada dia tem sido um desafio.

Mas se não tiver desafio e lutas, não tem graça, isso que é o gosto da profissão fazer o que gosta.
Vou lhe ser sincero, depois que esse meu cliente me solicitou isso, montando esse estudo numero a numero, nossa aprendi 100% a mais do que já sabia, vi coisas que nunca tinha visto que nem a faculdade me ensinou.
Tenho amado a cada dia mais essa profissão. Gosto mesmo é do fiscal. Mas como dono temos que estar a par de todas as áreas.

Certo da colaboração dos amigos e o incentivo, agradecido, estou a disposição.

Clécio Moura.
Moura Serviços Contábeis.
Oculto
Oculto
Oculto
https://www.mouracontabeis.com

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 15 janeiro 2018 | 20:41

Muito bem, fui jovem como voce e realmente se aprende mas e no dia a dia, a faculdade e fundamental e logico, mas se voce não se dedicar, e correr atras da onça, ela e que lhe pega, seja sempre um bom caçador de conhecimentos dentro da nossa atividade, so terá a lucrar com isso. Parabéns.
Sds. Ribeiro.

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.