x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 3.298

Dúvida sobre movimentação bancária

Guilherme

Guilherme

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 15 janeiro 2018 | 16:47

Olá,

Moro em São Paulo, e estou ajudando um amigo que mora em outra estado, eu compro algumas coisas para ele aqui, e recebo uma parte. Ou seja, ele manda o dinheiro para minha conta, e uso para efetuar a compra. Minha dúvida é se isso pode dar algum problema com a receita por conta das movimentações com valores razoavelmente altos, e se eu tiver que declarar, terá que ser todo o valor que eu recebi na conta, ou apenas o que ficou para mim?


Obrigado desde já!

Obs: ele é comerciante, e como é com bastante frequência, no final do mês já movimentei bastante.

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 15 janeiro 2018 | 21:03

Claro que poderá gerar um grande problema, pois existem controles do governo, nos três níveis, federais, estaduais e municipais. Esclarecendo melhor, os bancos são fiscalizados e obrigados por força de lei a repassarem os dados e as movimentações bancarias de seus clientes ao BACEN, os cartões de credito, ao DECRED. e determinadas atividades também são obrigadas a informar ao COAF sua movimentação , enfim são N cruzamentos existentes da SRF e das SEFAZ Estadual e as Municipais. O correto e fazer as compras já em nome dele, você poderia ter uma explicação caso fosse chamado a prestar esclarecimentos, se você não tem condições de criar uma firma , ficara como pessoa física, e poderá declarar somente a comissão que ele lhe paga, pois teria como explicar que as compras estariam em nome dele. agora se ele já e estabelecido, ira acabar se complicando também, ele devera expor essa situação ao contador dele, para que o mesmo o oriente, os procedimentos tanto para o bem dele como do seu. Sem querer criar temor em ninguém, digo que com os aperfeiçoamentos dos controles fiscalizatórios, e da aplicação cada vez maior da inteligencia artificial os cruzamentos serão mais perfeitos e rápidos, e com a entrada aos poucos do e-Social, sera um mundo de dados para os gigantescos Bancos de Dados da SRF que serão disponibilizados as acoes fiscalizadoras nos três níveis de governo.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.