x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 36

acessos 274.680

Seguros a apropriar.

André Prudente de Moraes

André Prudente de Moraes

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 16 setembro 2009 | 10:27

Bom Dia Colegas!!!
Se possível gostaria que vocês me ajudassem a elucidar o seguinte lançamento:
Conta Despesa - SEGUROS
a Conta do Ativo - SEGUROS A APROPRIAR

Qual é a função desta conta de apropriação de seguros?


Desde ja agradeço a todos.

Bons trabalhos!

EDSON DA COSTA SOUZA

Edson da Costa Souza

Prata DIVISÃO 2, Controller
há 14 anos Quarta-Feira | 16 setembro 2009 | 10:35

André Prudente de Moraes,

Vou tentar explicar a função desta conta.

Quando você contrata um seguro, deve interpretar que está adquirindo um benefício e que este existe no seu todo no momento da contratação.

Acontece que a medida que você utiliza esse seguro, ou melhor, a medida que o tempo passa, você já fez jus ao benefício e deve efetuar o pagamento mensal, a apropriação do mesmo, fazendo então a contrapartida com a conta de Seguros (despesas).

Por exemplo:

Um seguro contratado por 12 meses.

No ato do contrato você tem direito a 12 meses de benefício (já garantido).

Quando pagar a primeira mensalidade, só restarão 11 meses de benefício, tendo que dar baixa do valor já utilizado na conta seguros a apropriar.

Espero ter colaborado.

Sds,

Edson Costa - Bel. C. Contábeis, pós graduação Latu Senso em Controladoria e Gestão Empresarial, Analista de Controladoria - Fresenius Kabi Brasil Ltda.

Visite nossa página: http://ecscontabil.goldenbiz.com.br/

Skype: EdsonCostaCe
Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 16 setembro 2009 | 11:21

Bom Dia Colegas!!!
Se possível gostaria que vocês me ajudassem a elucidar o seguinte lançamento:
Conta Despesa - SEGUROS
a Conta do Ativo - SEGUROS A APROPRIAR

Qual é a função desta conta de apropriação de seguros?

Desde ja agradeço a todos.

Bons trabalhos!

Caro.

De acordo com o artigo 179 da Lei nº 6.404/76., este dispõe, em seu item I, que as aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte devem ser classificadas no Ativo Circulante, devendo ser apropriadas no resultado quando incorridas, em outras palavras, nos meses posteriores quando as parcelas forem sendo pagas.

Um breve conceito sobre as despesas ditas "Incorridas"

Consideram-se despesas incorridas aquelas de competência do período-base que tenham sido pagas ou não.

Desta forma, as despesas de exercício, ou exercícios seguinte (s) são aquelas que, embora registradas no exercício em curso, são de competência de exercício (s) subseqüente (s) e, por isso, são classificadas no Ativo Circulante ou Ativo Não Circulante.

Agora vamos tratar das classificações contábeis(embora você já tenha domínio dessa etapa), vale lembrar que apropriação dessas despesas ao resultado é feita proporcionalmente no período.

A apropriação contábil das despesas com seguros deve ser feita em função do prazo da cobertura prevista na apólice correspondente, normalmente essas apólices tem duração de um ano. A contabilização em conta representativa de custo ou despesa se verifica através de quotas mensais.

Mensalmente, se calcula a proporção do número de dias segurados no mês/número de dias da vigência da apólice x valor do prêmio de seguro.

As parcelas correspondentes aos períodos seguintes deverão ser mantidas no Ativo Circulante, uma vez que se trata de uma despesa ainda não incorrida.

Exemplo:

1) Apropriação do valor total da apólice:

D - Seguros a Apropriar (Ativo Circulante)
C - Seguros a Pagar (Passivo Circulante)

2) Pagamento da parcela do seguro:

D - Seguros a Pagar (Passivo Circulante)
C - Bancos c/Movimento (Ativo Circulante)

3) Apropriação mensal das parcelas de seguro:

D - Despesa com Seguros (Resultado)
C - Seguros a Apropriar (Ativo Circulante)

Síntese:

A conta do Ativo - SEGUROS A APROPRIAR, receberá o valor total da despesa antecipada.
A Conta Despesa - SEGUROS, receberá as transferências da conta SEGUROS A APROPRIAR conforme demonstrado em lançamentos de acima.

Bom trabalho.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
gilberto Virkoski da Silva

Gilberto Virkoski da Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 20 outubro 2011 | 09:19

Bom dia, rebemos uma empresa que possui essa contas (seguros apropriar) devido aos esclarecimento resolvi como efetuar os lançamentos.Porém tem tambem uma conta de (premio de seguro apropriar) lançadas junto com despesas de meses seguintes pelo fato de ser premio não seria uma receita ou o escritório anterior lançou com o nome errado e é outro seguro apropriar pois essa empresa possui alguns veículos. ser for o caso posso renomear a conta, pois recebemos ela em abril com balanço de encerramento e ela é tributada pelo lucro Real.

Eilany Rocha

Eilany Rocha

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 8 fevereiro 2012 | 09:46

Caros,

Gostaria que uma dúvida fosse esclarecida.
O seguro como despesa antecipada deve ser apropriado, mas para isso é preciso os valores da apólice.
A duvida é a seguinte:
Tenho apenas os valores das parcelas e os pagamentos feitos no ano, como seria os lançamentos?

Atenciosamente,

Ciliana

Ciliana

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 5 junho 2012 | 18:12

Boa Tarde,

Espero que alguém possa me ajudar.

Já fiz várias pesquisas em sites e não encontrei o que quero saber. É o seguinte: quero saber se o seguro DPVAT é lançado igual ao lançamento de seguro contratado por qualquer situação?

Desde já agradeço a atenção,

Ciliana.

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 5 junho 2012 | 20:09

Prezada Ciliana,

Pessoalmente vejo o DPVAT como uma contribuição a ser feita, inclusive pelo seu caráter de ser obrigatório (diferente dos demais tipos de seguros que são optativos), portanto, registro sua contabilização diretamente na despesa. Se existe algum embasamento legal que determine a forma de sua contabilização eu desconheço e justamente por isso que utilizo a logica citada.

At.
Marcos Vinicius

JOSÉ RUBENS DE OLIVEIRA

José Rubens de Oliveira

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Sábado | 22 setembro 2012 | 12:54

Oi Mariza,


Veja nesse tópico, a resposta de Cláudio Rufino, ela vai te ajudar.

Voce deve fazer a apropriação:

D Prêmios de Seguros a Apropriar e/ou Seguros a Apropriar
C Seguros a Pagar
Pelo valor total da apólice

Pelo pagamento

D. Seguros a Pagar
C. Caixa e/ou Bancos
Pelo valor das parcelas

Apropriação mensal:

D. Seguros (CR)
C. Prêmios de Seguros a Apropriar
Pelo valor de 1/12 avos do valor da apólice.

Como sua apólice inicia em 12/07/2012, vc apropria neste julho, proporcionalmente a quantidade de dias. O mesmo acontece no ultimo mês da apólice.

J Rubens

EDSON DA COSTA SOUZA

Edson da Costa Souza

Prata DIVISÃO 2, Controller
há 11 anos Segunda-Feira | 24 setembro 2012 | 08:31

Eilany Rocha,

Pelo que entendi da sua pergunta, voce tem os valores das parcelas, consequentemente o período de pagamento das mesmas. Quanto ao valor total a apropriar dos Premios de Seguro, acredito que deva ser o valor total das parcelas, certo?
Voce pode ver também o exemplo dado pelo nosso amigo José Rubens de Oliveira, que explica muito bem os lançamentos.

Edson Costa - Bel. C. Contábeis, pós graduação Latu Senso em Controladoria e Gestão Empresarial, Analista de Controladoria - Fresenius Kabi Brasil Ltda.

Visite nossa página: http://ecscontabil.goldenbiz.com.br/

Skype: EdsonCostaCe
PETERSON

Peterson

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 27 setembro 2012 | 08:56

O Amigo José Rubens já respondeu, como segue:

D Prêmios de Seguros a Apropriar e/ou Seguros a Apropriar
C Seguros a Pagar
Pelo valor total da apólice

Pelo pagamento

D. Seguros a Pagar
C. Caixa e/ou Bancos
Pelo valor das parcelas

Apropriação mensal:

D. Seguros (CR)
C. Prêmios de Seguros a Apropriar
Pelo valor de 1/12 avos do valor da apólice.

Como sua apólice inicia em 12/07/2012, vc apropria neste julho, proporcionalmente a quantidade de dias. O mesmo acontece no ultimo mês da apólice.

Bruno Delolo

Bruno Delolo

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 26 agosto 2013 | 14:40

Caros colegas espero possam me ajudar com essa duvida .

Mês passado me esqueci de me apropriar de uma parcela de seguro uns dos veículos da empresa.

Ex. o valor total de apropriação no mês de junho foi de R$ 5.194,24 , mais o correto deveria ser R$ 5.337,92 diferença de R$ 143,68 referente a parcela que faltou.

Pergunta, Tem algum Problema em fazer a apropriação desta parcela que faltou no próximo mês, tipo total do seguro do mês de jul + os 143,68 , ou existe outra forma de reparar essa situação?

Obrigado a todos,.

Grato,

Bruno Delolo.
Margarete P. Cunha

Margarete P. Cunha

Bronze DIVISÃO 3, Autônomo(a)
há 10 anos Terça-Feira | 24 setembro 2013 | 10:51

Bom dia colegas...
Para manter contrato com o meu fornecedor, é exigido que se tenha seguro, então posso considerar o mesmo como necessário para a manutenção da atividade e deduzir como despesa no regime de Lucro Real, no item Serviços de Pessoa Jurídica?
Desde já agradeço.

"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original." Shakespeare
Elaine Paiva

Elaine Paiva

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Escritório
há 10 anos Quarta-Feira | 25 setembro 2013 | 09:36

Bom dia!

Alguém poderia me ajudar na seguinte situação?
Uma empresa adquire um veículo e contrata um seguro para o mesmo pelo prazo de um ano. A apropriação da despesa é feita mensalmente. Porém o veículo foi vendido e a despesa não foi totalmente apropriada. O que devo fazer? Continuo contabilizando a apropriação da despesa com seguro normalmente? Ou existe algum outro procedimento a ser tomado?

Agradeço desde já a atenção!

Bruno Delolo

Bruno Delolo

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 25 setembro 2013 | 13:04

Elaine Paiva

Boa Tarde

Bom intão você já não tem mais esse veículo no seu quadro de ativos na empresa e referente a nota que sua empresa emitiu, já não é mais preciso depreciar e sim verificar a baixa do mesmo da sua contabilidade.

Grato,

Bruno Delolo.
Elaine Paiva

Elaine Paiva

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Escritório
há 10 anos Quarta-Feira | 25 setembro 2013 | 13:13

Sim, mas minha dúvida é em relação ao seguro do veículo:
Uma empresa adquire um veículo e contrata um seguro para o mesmo pelo prazo de um ano. A apropriação da despesa é feita mensalmente. Porém o veículo foi vendido e a despesa não foi totalmente apropriada. O que devo fazer? Continuo contabilizando a apropriação da despesa com seguro normalmente? Ou existe algum outro procedimento a ser tomado?

JOSÉ RUBENS DE OLIVEIRA

José Rubens de Oliveira

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 25 setembro 2013 | 18:23

Boa noite Bruno Delollo,


SE OPTANTE PELO LUCRO REAL TRIMESTRAL:

lª Opção:

Após encerrado o Segundo Trimestre, essa despesa poderá ser lançado no mês seguinte (julho), mas ela será indedutível, adicionada à base de cálculo do IR. Acredito que em seu plano de contas tem uma conta de Despesas de Exercicios Anteriores ou semelhante.

2ª Opção:

Veja a possibilidade de refazer a contabilidade, lançando corretamente essa despesas no trimestre correspondente. Logicamente, o IR e CS apurada no trimestre vai ser menor em relação ao apurado antes. Se os impostos (IR e CS) foram pagos, então, o valor pago a maior você poderá compensar no trimestre seguinte através de PerdComp.

J. Rubens

JOSÉ RUBENS DE OLIVEIRA

José Rubens de Oliveira

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 25 setembro 2013 | 18:35

Boa noite Elaine Paiva,


É a primeira vez que vejo um caso dessa natureza, entretanto, se o veículo foi vendido uma das soluções é cancelar o seguro, aguardar o valor a ser ressarcido pela seguradora e/ou transferir para outro veículo.

No caso de ressarcimento você contabiliza baixando o valor da apropriação e as perdas por ventura existentes você transfere para conta de resultado.

Essa é minha opinião pessoal, talvez alguém possa te ajudar fundamentando o fato.


J. Rubens

Elaine Paiva

Elaine Paiva

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Escritório
há 10 anos Quinta-Feira | 26 setembro 2013 | 07:54

José Rubens, agradeço imensamente a sua ajuda, inclusive vou verificar junto ao responsável pelo assunto na empresa se existe alguma forma de fazer a transferência do seguro.

Mais uma vez, obrigada!

Bruno Delolo

Bruno Delolo

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 26 setembro 2013 | 09:52

Bom dia Elaine Paiva

Desculpe me confundi ontem com o assunto e dei uma resposta referente à depreciação e não seguros.

Faço assim na minha empresa, industria lucro real

Entre em contato com a seguradora você poderá pedir o ressarcimento do valor que resta a ser apropriado, mais geralmente será um valor menor, pois a seguradora tem alguns custos ex. corretagem entre outros e o valor em alguns casos não compensa e geralmente é o que acontece é a perda, se a empresa já comprar outro veículo poderá usar esse valor do ressarcimento com um desconto dado pela corretora.

Contabilmente você pega todo o valor que restou que seria apropriado com o tempo e lança em despesas de seguro para fechar a conta.

obrigado,

Grato,

Bruno Delolo.
Elaine Paiva

Elaine Paiva

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Escritório
há 10 anos Quinta-Feira | 26 setembro 2013 | 10:11

Bruno e José Rubens Bom dia!

Muito obrigada pelas informações!
Vou verificar as informações corretas junto a empresa para ver qual procedimento será melhor então.

Elaine Paiva

JOSÉ RUBENS DE OLIVEIRA

José Rubens de Oliveira

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 26 setembro 2013 | 14:13

Boa tarde Bruno e Elaine,


Acredito que o saldo remanescente da apropriação não possa ser lançado totalmente como despesa por tratar-se de um valor a ser ressarcido pela Seguradora.

Em caso de solicitação do cancelamento do seguro, transfira a apropriação para a conta de Recuperação e quando receber o valor do ressarcimento do seguro, que deve ser a menor, lance-o na conta de Recuperação e a diferença na conta de Perdas.

Essa é minha opinião!

J. Rubens

ANTONIO CARLOS DUDU DA SILVA

Antonio Carlos Dudu da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 16 janeiro 2014 | 20:35

O DPvat não é uma contribuição, É um seguro de caráter social que indeniza vítimas de acidentes de trânsito, sem apuração de culpa, seja motorista, passageiro ou pedestre. ou seja, "Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres, ou por sua carga, a pessoas transportadas ou não".

Portanto a forma correta de ser contabilizado é igual a qualquer outro seguro.

1) Apropriação do valor total da apólice:

D - Seguros a Apropriar (Ativo Circulante)
C - Seguros a Pagar (Passivo Circulante)

2) Pagamento da parcela do seguro:

D - Seguros a Pagar (Passivo Circulante)
C - Bancos c/Movimento (Ativo Circulante)

3) Apropriação mensal das parcelas de seguro:

D - Despesa com Seguros (Resultado)
C - Seguros a Apropriar (Ativo Circulante)

Tributu's Contábeis - Direcionada Serviços

"Não caminhe atrás de mim; eu posso não liderar.
Não caminhe na minha frente; eu posso não seguir.
Simplesmente caminhe a meu lado e seja meu amigo."
Jamile Martins Bento

Jamile Martins Bento

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Escritório
há 9 anos Quarta-Feira | 4 junho 2014 | 15:46

Boa tarde, colegas. Assim como a Elaine Paiva, estou com uma duvida quanto ao cancelamento de um seguro. A empresa contratou um seguro de veiculo por 1 ano no mes de fevereiro. Supondo que o valor total do seguro era de 2.400,00 dividido em 6 parcelas de 400,00. Fiz os seguintes lançamentos:

D- SEGUROS A APROPRIAR - 2400,00 (AC)
C- SEGURADORA X A PAGAR - 2400,00 (PC)

A empresa pagou duas parcelas, e lancei cada uma delas dessa forma:

D- SEGURADORA X A PAGAR - 400,00 (PC)
C- CAIXA/BANCO - 400,00 (AC)

E fiz a apropriaçao desses 2 meses:

D - DESPESA COM SEGURO - 200,00 (CR)
C - SEGUROS A APROPRIAR - 200,00 (AC)


Nesse ponto a empresa cancelou o seguro (provavelmente por falta de pagamento) e "perdeu" o valor já pago. Como faço esse lançamento de cancelamento? Pensei em fazer o saldo a pagar com o lançamento inverso ao primeiro.
Ex.:
D - SEGURADORA A PAGAR - 1600,00 (= 4 PARCELAS RESTANTES)
C - SEGUROS A APROPRIAR - 1600,00


Mas a conta de seguro a apropriar ficará com saldo de 400,00, qual a forma correta de contabilizar?

Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.