x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 2.053

lançamento contábil de valores entre bancos

Rivaldo

Rivaldo

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 16 janeiro 2018 | 16:00

boa tarde colegas.

É minha primeira postagem aqui no fórum.

preciso concretizar um lançamento contábil e estou com dúvida, seguinte:

Exemplo: Dia 22/08/2017, a empresa X envia um (Ted) pelo banco A para o banco B no valor de R$ 4.200,00.

Obs.: No extrato do banco B não tem movimento no dia 22/08/2017 não sei por que. porém se eu fizer o lançamento normalmente ficaria dessa forma:
D: banco B------4.200,00
C: banco A------4.200,00

A dúvida é essa, depois desse lançamento criou-se um movimento no razão da conta do banco B no (dia 22/08/2017) que não existe no extrato,creio que o envio do ted foi efetuado após o fechamento do banco no dia 22/08/2017, tendo assim o dinheiro entrando no dia 23/08/2017, o que devo fazer nessa ocasião ajudem-me por favor. Abraços a todos.

Rivaldo Italiano

Matheus  Gomide

Matheus Gomide

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 16 janeiro 2018 | 17:02

Boa tarde Rivaldo,


No meu modo de ver faria o lançamento pelo dia 22 mesmo, só conferindo depois se no dia 23 houve a transferência bancária, conforme extrato. Pois estão no mesmo período e não prejudicará o fechamento no fim do mês.
Porém se fizesse no dia 30 e no banco só compensasse no dia 01 do próximo mês, eu conciliaria contabilmente em "contas a compensar", mantendo o lançamento na data em que ocorreu a situação, mas também respeitando o saldo no extrato bancário. No dia 01 eu estornaria o lançamento "a compensar", conforme a identificação do movimento bancário.

Espero ter ajudado

Att,
Matheus G. da Silva
Contabilidade
Rivaldo

Rivaldo

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 16 janeiro 2018 | 17:25

querido colega Matheus Clemente.

muito agradecido pela sua ajuda, eu já fiz exatamente da forma que você sugeriu e como o movimento é dentro do msm mês eu não fiquei preocupado, porém eu achava que tivesse que fazer mais um lançamento para acertar, mas obrigado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.