x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 6

acessos 1.401

Guia de recolhimento ST

Daniel Soares

Daniel Soares

Prata DIVISÃO 2, Gestor(a)
há 6 anos Terça-Feira | 16 janeiro 2018 | 16:17

Boa tarde !

Alguém poderia me informar qual é a Guia e o Código de Recolhimento que utilizo na apuração do ICMS-ST por operação no Estado de SP ?

Grato.

Atenciosamente,
Daniel Soares

E-mail: [email protected]
Diogo

Diogo

Prata DIVISÃO 3, Assistente
há 6 anos Terça-Feira | 16 janeiro 2018 | 16:24

Boa tarde Daniel,


O código que deverá ser utilizado é o 146-6.




Base legal: Resposta à Consulta Tributária 15249, de 04 de maio de 2017

Daniel Soares

Daniel Soares

Prata DIVISÃO 2, Gestor(a)
há 6 anos Terça-Feira | 16 janeiro 2018 | 16:40

Eu recebi uma nota referente ao mês 01/2018, quando vou gerar a guia neste código, ele pede que eu insira a competência 12/2017, mas a nota não é deste período.
Na minha opinião, este código (146-6) é para quem tem inscrição do substituto que não é o meu caso, ou estou errado ?

Grato pela atenção.

Atenciosamente,
Daniel Soares

E-mail: [email protected]
João Carlos

João Carlos

Ouro DIVISÃO 1
há 6 anos Quarta-Feira | 17 janeiro 2018 | 08:59

Bom dia Daniel,

A inscrição de substituo é realizada em outros estados, no estado de São Paulo o substituto natural é aquele que pratica operações com a retenção do imposto (artigo 261 do RICMS/SP), desta forma o código 146-6 faz jus à operação subsequente.

João Carlos
Consultor de Implantação Fiscal - Sankhya - Unidade ABC Paulista
Sankhya Gestão de Negócios

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."
Daniel Soares

Daniel Soares

Prata DIVISÃO 2, Gestor(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 17 janeiro 2018 | 10:34

Bom dia amigo !
Mas o que você me diz em relação à ele pedir pra eu inserir a competência de 12/2017 e não 01/2018 que é o período de emissão da Nf-e ?

Atenciosamente,
Daniel Soares

E-mail: [email protected]
João Carlos

João Carlos

Ouro DIVISÃO 1
há 6 anos Quarta-Feira | 17 janeiro 2018 | 11:24

Oi Daniel,

Não compreendi a sua dúvida, o termo "ele" você designa a quem ou a quê?

O imposto subsequente é calculado pelas emissões do mês anterior, ou seja, o vencimento 22/01/2018 será referente as operações de 01/12 a 31/12/2017, ao contrário da GNRE ou outras quaisquer que processa como "por operação" em outros estados, onde o fato gerador é a saída da mercadoria.

João Carlos
Consultor de Implantação Fiscal - Sankhya - Unidade ABC Paulista
Sankhya Gestão de Negócios

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."
Daniel Soares

Daniel Soares

Prata DIVISÃO 2, Gestor(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 17 janeiro 2018 | 11:32

Quando disse "ele", quis dizer ao sistema gerador da guia GARE-ICMS.
Deixa eu tentar clarear a minha dúvida. Eu recebi uma Nf-e do PR, e preciso gerar a guia referente ao ICMS-ST, mas quando eu insiro o código 146.6 o sistema do Governo pede que eu coloque a referência 12/2017, mas a nota foi emitida no dia 12/01/18, ou seja, a competência da Nf-e é 01/2018 correto ?
Agora quando você diz " ao contrário da GNRE ou outras quaisquer que processa como "por operação" em outros estados, onde o fato gerador é a saída da mercadoria." ... você quis dizer que com o convênio 52/2017 a obrigatoriedade do recolhimento deve ser antecipada pelo remetente ?
Obs: Não há protocolo entre os Estados, e o fornecedor não possui inscrição do substituto.


Atenciosamente,
Daniel Soares

E-mail: [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.