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Reorganização dos Estoques - Lucro Real

Bernard Xavier

Bernard Xavier

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 16 janeiro 2018 | 17:32

Pessoal, boa tarde, tudo bem?

Tentei buscar em outros tópicos antigos, e não vi nada que responda 100% minha dúvida.

Uma empresa que está no lucro real, não possui um controle de custeio apurado, ou seja, não fazem absorção de custos de importação, por exemplo, reconhecendo tudo no resultado. No entanto, a contabilidade que era feita por uma empresa terceirizada, fazia o reconhecimento do CPV na fórmula básica de estoques. (EF = EI+C-baixa).

Agora, vou aplicar de forma correta, via custo médio, controle de kardex, etc. Esse método que está reconhecido atualmente, acredito que o CPV não está correto, dando uma distorcida na margem. O sistema também ajudará na parte de absorção (até pq os custos relacionados a importação entendo que só devem transitar no resultado quando a venda do produto - junto ao CPV).

Qual seria a maneira mais correta de iniciar isso? Dentro do sistema criar como se fosse versão B de cada produto, reiniciar um estoque de cada um, e esperar zerar o que já estava antes (com esse custo errado)?

Vi muito falando em ajuste de valor total, mas minha preocupação é o custo unitário que está dentro do estoque, que provavelmente será diferente. Não sei se está errado manter o código do item e refazer os novos lançamentos e esperar com o tempo o custo se normalizar (com as respectivas novas aquisições e baixas).

Conto com a ajuda de vocês.

Obrigado, Bernard.

Paulo Henrique de Castro Ferreira
Consultor Especial

Paulo Henrique de Castro Ferreira

Consultor Especial , Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 17 janeiro 2018 | 08:00

Bom dia Bernard.

Primeiramente o parabenizo pela nobre iniciativa.

Ao meu ver você teria que comparar o estoque Real ( o que existe no almoxarifado) e comparar com o contabil.

Neste caso as diferenças serem lançadas e conforme cada caso ver o que pode ser aplicado.

Exemplo: na contagem do estoque no almoxarifado o valor está em R$ 2000,00. Na contabilidade está em R$ 3000,00.

Ver qual o motivo (pode ser uma subavaliação de algum item, o almoxarifado esqueceu de enviar alguma baixa de algum item, etc) e de acordo com o motivo ir fazendo os lançamentos de ajuste.

Eu não tenho como lhe passar "faça Debito em tal conta e crédito em tal..." pois deve-se analisar cada caso.

att

Atenciosamente.

Paulo Henrique de C. Ferreira
Contador CRC MG 106412/O - Perito Contábil CNPC 087 - Avaliador Imobiliário CNAI 23358
Avaliação de empresas e processos de transferência societária;
Especialista em 3º Setor e em fusões, cisões e incorporações;
https://www.psce.com.br
Atenção: não dou consultorias por telefone! Somente por e-mail ou via whatsapp (audio ou mensagem)
Bernard Xavier

Bernard Xavier

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 25 janeiro 2018 | 15:18

Paulo, obrigado pelo retorno. O problema é que o custo que está entrando no estoque está o PIS, Cofins e o ICMS. Agora, os produtos que darão entrada, eu vou colocar no estoque sem os impostos (que estarão no grupo de impostos a recuperar).
Acho que talvez a melhor forma de regularizar é começar a fazer com os números corretos, e o custeio médio vai absorvendo o ajuste e até o fim do ano o custo já vai estar um pouco menor, diante da tomada de crédito dos impostos. Queria saber se alguém já teve esse problema para compartilhar uma solução.

Abraço, Bernard.

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