x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.122

Perdas de produtos durante o processo de industrialização

kate

Kate

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 16 janeiro 2018 | 17:33

Boa tarde!

Tenho um cliente tributado pelo Lucro Real

No exercício de 2017, ele teve algumas perdas durante o processo, ou seja, o produto estava em fábrica quando caiu a energia e todo produto foi perdido.

Ele não emitiu nota fiscal dessa perda.

A questão é, independentemente da situação fiscal, é preciso baixar o produto no estoque e contabilizar esse evento. Posso me utilizar dos controles internos da fábrica referente essa perdas para a baixa do estoque e contabilizar essa baixa?

Att

Victor Jose Agostinho de Araujo

Victor Jose Agostinho de Araujo

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 16 janeiro 2018 | 20:20

Prezada Kate,

Espero que o texto abaixo e seus fundamentos legais, possa-lhe auxiliar.



QUEBRAS E PERDAS NO ESTOQUE

Integrará o custo dos produtos ou mercadorias vendidas o valor:

I – das quebras e perdas razoáveis, de acordo com a natureza do bem e da atividade, ocorridas na fabricação, no transporte e manuseio;

II – das quebras ou perdas de estoque por deterioração, obsolescência ou pela ocorrência de riscos não cobertos por seguros, desde que comprovadas:

a) por laudo ou certificado de autoridade sanitária ou de segurança, que especifique e identifique as quantidades destruídas ou inutilizadas e as razões da providência;

b) por certificado de autoridade competente, nos casos de incêndios, inundações ou outros eventos semelhantes;

c) mediante laudo de autoridade fiscal chamada a certificar a destruição de bens obsoletos, invendáveis ou danificados, quando não houver valor residual apurável.

Base: artigo 291 do RIR/99.

ESTOQUES ELIMINADOS NOS CLIENTES

Na hipótese de destruição e descarte de produtos nos estabelecimentos de clientes, sempre que não restar caracterizada a reincorporação prévia das mercadorias assim destruídas e descartadas ao patrimônio da fabricante (ou vendedora), inaplicável a dedutibilidade fiscal prevista.

Assim, após recebimento das mercadorias pelo cliente, a aplicabilidade do dispositivo se circunscreve às mercadorias que sejam efetivamente devolvidas ao estoque da fabricante (ou vendedora), mesmo na hipótese de existência de cláusula contratual que obrigue a reposição das referidas quebras e perdas por novas mercadorias.

Base: Solução de Consulta RFB 124/2013.

Atte.

Victor Agostinho

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.