x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 635

LUCRO REAL IRPJ e CSLL

Rosane Marcolino

Rosane Marcolino

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 17 janeiro 2018 | 09:53

Bom dia, Prezados

Estou precisando de uma ajuda.
A forma de tributação da empresa contabilizada é Lucro Real Anual.
Foram feitos todos os cálculos do IRPJ e CSLL.
Por estimativa - Receita Bruta e comparando com os Balancetes . Para saber , a melhor opção mensal do recolhimento dos Impostos.
Enfim, apenas o mês de Janeiro que a melhor opção foi o Balancete- Suspensão ou Redução, nesse mês, deu prejuízo fiscal. Então, foi suspenso de pagamento o imposto. De Fevereiro a Dezembro a opção foi pela Receita Bruta.

A pergunta é a seguinte:

Os lançamentos contábeis, eu creio que seria a Débito de IRPJ por Estimativa no Ativo e a Recolher no Passivo. E no final do período, verificar a apuração anual, se foi maior ou menor compondo o valor correto.
Enfim, se eu estiver correta nos lançamentos exemplificados, a minha dúvida é a seguinte:

A empresa não recolheu nenhum mês de Fevereiro a Dezembro , porque serão parcelados. Como fazer ? Faço todos os lançamentos no ativo IRPJ Estimativa como normalmente eu faço. Ou só faço os lançamentos , provisionando mês a mês na conta de resultado ?
Ou se vocês podem me auxiliar nessa situação.
Quando menciono o IRPJ também o ocorreu o mesmo com a CSLL.

Obrigada
Rosane Marcolino

Lucifatima Lima Lacerda de Oliveira

Lucifatima Lima Lacerda de Oliveira

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 25 janeiro 2018 | 16:24


Boa tarde pessoal!!

Preciso de uma orientação de vocês

Uma empresa que recolhe os impostos por estimativa mensal que em 12/2017 já fez o seu levantamento do balanço, até antes da data prevista para o pagamento da estimativa (ref. o mes 12/2017), este balanço de encerramento anual, poderá servir para suspender o pagamento da estimativa calculada com base na receita bruta do mês de 12, visto que haverá só IRPJ a recolher e a CSLL a compensar em períodos futuros. Posso recolher o IRPJ sobre o resultado do ajuste anual? Ou a empresa terá que recolher o IRPJ s/ estimava mês de 12 e também o IRPJ s/ o ajuste anual.

Se tiver o embasamento favor colocar juntos com a resposta de vocês.


att.


Lucy

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.